Projeto prevê congelamento das tarifas dos pedágios enquanto obras estiverem atrasadas

Projeto de Lei (PL) 382/2019 é de autoria do deputado estadual Paulo Araújo (PP)

As concessionárias ou permissionárias deverão em breve cumprir um cronograma das obras das rodovias e poderá ficar impedidas de aumentar as tarifas dos pedágios nos trechos em que as obras estiveram atrasadas, a proposta do Projeto de Lei (PL) 382/2019 é de autoria do deputado estadual Paulo Araújo (PP) e dispõe sobre o congelamento das tarifas dos pedágios de concessionárias e permissionárias que estiverem com obras de melhoramento das vias atrasadas. A matéria foi apresentada em sessão vespertina da última quarta-feira (03) na Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso (ALMT).

Conforme o progressista, as privatizações das rodovias tem pontos importantes a serem elencados, um é o desonerar o estado no tocante à manutenção das rodovias estaduais e o segundo é o melhoramento das vias como, por exemplo, a duplicação das faixas. “Sabemos também que as concessionarias e permissionárias descumprem rotineiramente o cronograma das obras com único intuito de aferir mais lucro em detrimento dos usuários das rodovias”, constatou Araújo.

Para o funcionário público Sérgio De Freitas, a proposta do projeto de lei é excelente. “Esta atitude reforçará para a concessionária que ela deve cumprir cronograma de obras fielmente, isso ainda contribuirá cada vez mais para a redução de acidentes e mortes nas rodovias obras de melhorias contribuem para a diminuição de acidentes, se as obras não atrasam consequentemente os acidentes continuam diminuindo”, pontuou Sérgio.

Para o Perito Criminal da Pericia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Max Martins, que já realizou inúmeras viagens entre os trechos Cuiabá/Rondonópolis ressaltou que a proposta do parlamentar é muito boa. “Se no contrato das concessionárias e permissionárias estiverem especificado que é necessário o investimento nas estradas, e essas obras já tem um cronograma e caso não seja cumprido é justo que não seja cobrado à parte do usuário”, enfatizou Martins.

Já para Thiago Pigari, que também é perito criminal da Politec e reside em Rondonópolis, a qual viaja frequentemente para Cuiabá, afirmou que o projeto é de suma importância por conta dos transtornos causados principalmente nos trechos entre Juscimeira/Jaciara. “Sem dúvida é uma proposta muito interessante para nós motoristas”, concluiu Pigari.

Fonte: ADRIANE RANGEL / Gabinete do deputado Paulo Araújo