Hospital Regional de Cáceres recebe visita de deputados da Comissão de Saúde da ALMT

O cronograma ainda prevê visitas técnicas a unidades de saúde de Várzea Grande, Rondonópolis, Água Boa, Sinop e Sorriso

O Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes recebeu, nesta última segunda-feira (15), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, para uma visita técnica à unidade. A comissão é composta pelos deputados: Paulo Araújo (PP), Lúdio Cabral (PT), presidente e vice-presidente, respectivamente. E os membros titulares Dr. Gimenez (PV), Dr. Eugênio (PSB) e Dr. João (MDB).

Os parlamentares foram recepcionados pelo diretor administrativo do hospital, Onair Nogueira, e conheceram setores como o centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Laboratório de Análises Clínicas, Pronto Atendimento, entre outros.

Para o diretor do hospital, Onair Nogueira, a visita auxiliará a unidade para que o Legislativo tome conhecimento e providências em relação às questões que podem ser melhoradas na unidade. “Nosso atendimento tem sido acima da meta, então, acreditamos que o apoio dos deputados poderá resolver dificuldades junto à regulação, bem como a regularização do repasse financeiro para a nossa unidade, além de garantir recursos para reformas e ampliações que o hospital precisa”, pontuou Onair.

A iniciativa recebe apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que destacou a importância do hospital para a região oeste do estado e ressaltou que a SES tem trabalhado para regularizar os repasses. “A Secretaria de Saúde está aos poucos conseguindo colocar as contas em dia. O secretário tem priorizado os repasses fundo a fundo dos ministérios para honrar o que é legal e de direito de se acontecer tanto na média e alta complexidade como na atenção básica. O recurso que vem do ministério não vai ficar parado na secretaria, vai ser encaminhado de acordo com seu destino e também já temos um aporte financeiro pelo governo na garantia e com o decreto do governador de um valor importante que vai subsidiar as contas mensais, ou seja, vamos conseguir honrar as contas dentro do cronograma previsto”, explicou a secretária-adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Deisi Bocalon.

Conforme o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde, Paulo Araújo (PP), a ida ao Regional de Cáceres faz parte de uma série de visitas a unidades de saúde administradas pelo estado. “Essa é a segunda visita técnica realizada este ano, o intuito é fazermos um levantamento de dados, diagnóstico de melhorias e gargalos para propor soluções junto ao governo do estado, além de verificar ‘in loco’ (sic) a real situação de atendimento aos pacientes e ainda levantar, junto ao corpo técnico, informações sobre a qualidade da infraestrutura e sobre o atendimento prestado”, externou Araújo.

A visita ao Regional de Cáceres contou com a presença da secretária-adjunta da SES-MT, Deisi Bocalon; do diretor administrativo do hospital, Onair Nogueira; o diretor técnico do Hospital Regional de Cáceres, Hernandez Coutinho; o secretário municipal de saúde de Cáceres, Antônio Mendes; presidente do Consórcio de Saúde da Região Oeste e prefeito do município de Curvelândia, Sidnei da Silva; o prefeito de Lambari D’Oeste, Edvaldo Santos (PSB); além dos vereadores dos municípios de: São José dos Quatro Marcos; de Araputanga; Curvelândia; Cáceres; Lambari D’Oeste; Reserva do Cabaçal; os deputados estaduais e membros da comissão de saúde, Lúdio Cabral (PT); Dr. Gimenez (PV), Dr. Eugênio (PSB), entre outras autoridades.

Região Oeste - Quatorze municípios compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste de Mato Grosso, são eles: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D´Oeste, Mirassol D'Oeste, Porto Esperidião, Quatro Marcos, Reserva do Cabaçal, Rio Branco e Salto do Céu.

Cronograma - O primeiro hospital que recebeu a visita da Comissão de Saúde foi o Regional de Barra do Bugres, seguido do Hospital Regional de Cáceres. A terceira unidade visitada será o Hospital Municipal de Várzea Grande, na próxima segunda-feira, dia 22 de abril. No dia 6 de maio, a comissão visitará o hospital de Rondonópolis. Já as unidades de Água Boa, Sinop e Sorriso serão visitadas nos dias 17 de maio, 3 de junho e 1º de julho, respectivamente.

Os membros da comissão incluíram no cronograma das visitas técnicas, o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidades de Mato Grosso (Cermac), que será visitado no dia 30 de abril, e o Centro Integrado de Assistência Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho, que receberá os deputados no dia 15 de maio.

Fonte: NAJYLLA NUNES / Gabinete do deputado Paulo Araújo