Sindicato promove 1ª Semana do Servidor Público Municipal

O evento será realizado de 22 a 28 de Outubro, no Clube Social do SSERP, no período noturno a partir das 18h, na rua 50 esquina com a rua 13 no Jardim Europa. Contará com uma vasta programação composta de Atividades Culturais, Palestras e Competições Esportivas.

No dia 27 de Outubro acontecerá o Jantar Dançante, para o Servidores e as Famílias. A entrada no Clube é franca, será apenas cobrado R$ 5,00 por pessoa, para quem optar por jantar. Os convites serão retirados de 18 a 25 de Outubro na Séde Administrativa do SSERP na Rua Celso Rosa Lima (26), 437 - Centro, no valor de R$ 5,00.

A realização é do SSERP - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tangará da Serra e contará com diversos parceiros. Para o Presidente do SSERP Eduardo Pereira, este evento servirá para unir mais ainda os Servidores Municipais do nosso município. "Um grande motivo para comemorarmos o Dia do Servidor Público, dia 28 de Outubro, comentou o Presidente.

Fonte: Humberto Ferreira - Redação CTS

Tangará recebe Seminário de Saúde e Segurança nesta terça

Evento está com as inscrições abertas. Vagas são limitadas

O Protege – Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho acontece pela primeira vez em Tangará da Serra, nesta terça-feira, 16, com o tema: “Gestão Segura e Inovadora para Indústria”. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT), o evento está com inscrições abertas para empresários e profissionais do segmento. As vagas são limitadas e a entrada é solidária, com a entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis. 

O credenciamento para o seminário, que já capacitou mais de mil pessoas em quatro cidades do estado, terá início às 18h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A primeira palestra “Impactos do eSocial sobre as práticas de SST” começa às 19h, com o médico do trabalho, Paulo Reis. A palestra seguinte será sobre “Gestão da incapacidade laborativa”, com o fisioterapeuta, Antônio Carlos de Oliveira, especialista em ergonomia. 

De acordo com a superintendente do Sesi Mato Grosso, Lélia Brun, o objetivo do Protege é auxiliar os profissionais da área e industriários mato-grossenses com novas metodologias relacionadas à Promoção de Saúde e, também, à Saúde e Segurança no Trabalho. “Assim, a indústria tem a oportunidade de ser mais produtiva, mitigando os riscos e gerenciando os dados do capital humano”, completa. 

A OAB está localizada na Avenida Brasil, nº 1.600, Jardim Europa. Para mais informações, acesse www.sesimt.com.br/protege ou ligue (65) 3611-1669.

Os palestrantes 

Reis é médico do trabalho (EBMSP/UCSAL), mestre Acadêmico em Ciência da Informação (ICI/UFBA); pós-graduado em Perícia Médica (Fundação Unimed); Professor dos Cursos de Pós-Graduação de Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacional (UFBA), consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na elaboração do curso “Como Fazer a Gestão de SST na Era do eSocial?” e atua como consultor médico-legal em questões previdenciárias e judiciais de diversas empresas. 

Oliveira é fisioterapeuta pelo Centro Universitário da Cidade (RJ), especialista em ambiente organizacional, saúde e ergonomia, responsável técnico pelos serviços de Ergonomia do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), professor universitário no curso de Fisioterapia, nas disciplinas de Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia e professor do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho módulo de Ergonomia.

Fonte: Assessoria

Câmara homenageou professores tangaraenses

No evento foram homenageados 41 professores

A Câmara Municipal de Tangará da Serra realizou no último dia 11 uma Sessão Solene em homenagem aos professores tangaraenses. A realização da homenagem atende ao que determina a Lei Municipal 4.338/2014. No evento foram homenageados 41 professores que realizam ou realizaram ações em favor do desenvolvimento intelectual dos tangaraenses.

Em seu discurso, o presidente da Câmara ressaltou a importância da profissão para o futuro da cidade, do Estado e do País. “Na Câmara os vereadores têm feito sua parte e todos os projetos que chegam para melhorar a Educação, para aprovar mais recursos, todos são aprovados. Mas nós queremos mais do que isso. A gente quer a certeza de que está dando certo. Esse é meu sonho como pai e avô. Esse é o sonho de todo tangaraense, de todo brasileiro. E isso está nas mãos de vocês, professores”, afirmou Hélio da Nazaré.

Por decisão do presidente da Câmara, vereador Hélio da Nazaré (PSD), a solenidade foi presidida pelo vereador Professor Sebastian (PSB). A sessão, em comemoração ao Dia do Professor foi realizada no auditório do Centro Cultural e contou com a presença do prefeito Fábio Martins Junqueira (MDB). “O Brasil chegou hoje a um estágio, na área da educação, em que todo mundo tem certeza de que ainda estamos longe de chegarmos àquilo que é o sonho nosso. Mas todos nós temos muita esperança”, disse ao defender que a classe política faça ainda mais pela Educação.

“A nós políticos, fica o apelo de que continuemos a aprovar o que for melhor para a educação. A quem está no Poder Executivo, fica o apelo para que invistam mais e melhor. Aos alunos fica o apelo para que estudem cada vez mais. E aos professores fica nosso reconhecimento pelo que já fizeram; Nosso carinho pelo que estão fazendo; E nossas esperanças e desejos de sucesso, pelo que ainda farão”, concluiu.

Fonte: Redação DS

Tangará participa de Semana da Ciência, Tecnologia e e Inovação

Grupo de Tangará participa de um dos maiores eventos da ciência do país

Tangará da Serra participa a partir da noite desta terça-feira, dia 16 de outubro, da 15ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), que é considerado o maior evento de popularização da ciência do país. A Semana acontecerá na Arena Pantanal e seguirá até a próxima quinta-feira, dia 19 de outubro, oportunidade em que as professoras Agna Correa, Amanda Fernanda e Silvana Copcoski estarão apresentando seus projetos elaborados em Tangará da Serra juntamente com os alunos Alex Cristofolini, Mishell Laurentti e Laís Vitória.

De acordo com a professora Silvana Copcoski, a equipe composta por profissionais da Educação e estudantes sairá às 9 horas de hoje rumo à Cuiabá para participar do evento, que é muito aguardado por toda a comunidade escolar. “Estamos muito felizes em participarmos desse evento, vamos aproveitar o máximo. Essa é a segunda vez que participo da Semana, então é motivo de muita alegria”, comentou a professora, que recentemente realizou a 1º Olimpíada de Foguete de Tangará da Serra, onde alunos puderam ficar por dentro de atividades práticas ligadas a astronomia.

Experimentos de escolas e universidades, palestras, jogos, oficinas e outras atividades de popularização da ciência, são os destaques da 15ª SNCTI, que já acontece há quinze anos e é uma realização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A Semana ainda contempla a 10ª edição da Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – X MECTI, uma ação anual promovida pela Secitec, que trabalha o despertar da curiosidade científica nos alunos da rede pública e privada, fortalecendo e ampliando Mostras e/ou Feiras Municipais de Ciências, Tecnologia e Inovação por todo Estado.

Telescópio construído em Tangará será apresentado durante evento

Durante os três dias da 15ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), os profissionais da Educação e estudantes de Tangará da Serra apresentarão um telescópio que foi construído na cidade. Com materiais recicláveis compostos de cano PVC, madeira e outras propriedades. O equipamento foi construído pelos próprios professores e alunos que se engajaram na atividade.

“Ficamos impressionado porque estávamos receosos, sendo que construir um telescópio não é fácil. Conseguimos o ângulo correto e tudo mais. Cheguei a pensar: meu Deus, se a gente chegar ao final e não conseguir ver nada, vou ficar muito triste. Felizmente deu tudo certo”, revelou a professora Silvana Copcoski, que já realizou observações com o telescópio, oportunidade em que pode ver de perto a Lua e o planeta Saturno juntamente com alunos envolvidos no projeto.

Ainda durante a SNCTI, a professora Silvana também ministrará a palestra ‘Interdisciplinaridade na Matemática, Física, Ciência, Biologia, Arte e Astronomia: Uma missão possível’. Também representando Tangará da Serra, a professora Agna Correa ministrará uma oficina de arte.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS