Período Eleitoral promove mudanças em sessões

Troca de cadeiras está acontecendo na Câmara Municipal

O período eleitoral teve largada oficialmente no último dia 15, com o prazo final para o registro das candidaturas a um dos cargos eletivos desse ano. Com isso, o cenário político apresentou algumas modificações, que inclusive tiveram reflexos na Câmara Municipal de Vereadores de Tangará da Serra devido a troca de cadeiras que aconteceu na Casa de Leis, e que ainda deverá acontecer nos próximos dois meses.

Edmilson Porfírio e Nivaldo Leiteiro, ambos do PSDB, assumiram na última quarta-feira, dia 15 de agosto, as vagas dos titulares Professor Vagner Constantino e Fabio Brito, que se licenciaram para tratar de interesses particulares.

O vereador Rogério Silva, que se licenciou para a campanha eleitoral em busca de uma das vagas da Câmara Federal, teria seu cargo ocupado por Ademir Anibale, que apresentou na Câmara Municipal justificativa para não assumir o posto, explicando que atualmente está no cargo de secretário municipal de Esportes, onde pretende dedicar seu tempo.

No lugar de Ademir Anibale, o suplente Admir José Nascimento (MDB), que é conhecido no cenário político como o Dé da Tubaína, deve ser convocado ainda nessa semana pelo Legislativo tangaraense.

Em entrevista ao Diário da Serra, o vereador suplente Nivaldo Leiteiro afirmou que ficará na vereança somente pelo período de trinta dias. “Após esse prazo, vou ceder para o meu suplente, que será Edgar Laurini, presidente da Associação dos Caminhoneiros de Tangará da Serra”, relatou Leiteiro. Na mesma linha de troca de cadeiras seguirá o suplente Edimar Porfírio, que também permanecerá somente por 30 dias no Poder Legislativo. “Vou ceder os outros 30 dias para o suplente Zaque do Ônibus, do Assentamento Antônio Conselheiro”, relatou Porfírio, que trabalhou por muitos anos como socorrista do Samu.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Justiça Eleitoral define locais de votação em Tangará

A disputa ocorrerá no dia 7 de outubro

A Justiça eleitoral, por meio do Cartório da 19ª Zona Eleitoral, finalizou o planejamento e definiu todos os locais e seções de votação em Tangará da Serra, para Eleições Gerais 2018. A disputa ocorrerá no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Luis Gustavo Romko, ao todo serão 206 seções eleitorais, divididas em 33 locais de votação – escolas no perímetro urbano, rural e indígena. “Já foram fechados os locais de votação e o processamento dos eleitores, daqueles que não poderão votar, e com esse processamento conseguimos definir as 206 seções”, explica Romko, ao destacar que houve um acréscimo de seções. Foram criadas 10 seções em relação as eleições municipais, assim como acrescentado um novo local de votação – o Centro Municipal de Ensino Fausto Eugênio Masson. 

Porém, explica o responsável, apesar deste acréscimo, muitas seções não atingiram o quantitativo mínimo de eleitores – 150 eleitores – e foram agregadas a outras. “Temos seis seções em Tangará da Serra que são agregadas e o eleitor deve ficar atento a essas mudanças”, alerta o responsável, ao frisar, que essas agregações são de seções na mesma escola. 

Na escola Antonio Hortolani, por exemplo, a seção 0053 foi agregada a 0052. As seções 0064 e 0065, na Escola Estadual Petrônio Portella, foram incorporadas na 0063, na mesma unidade escolar. As outras mudanças foram nas escolas Décio Burali (0297 foi agregada a 0388); Ernesto Che Guevara (0154 para a 0152); e Tânia Arantes Junqueira (0233 para a 0158).

Em outubro próximo, 65.681 eleitores de Tangará da Serra estão aptos a escolherem os próximos governantes – Presidente da República, Governador do Estado, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS

Município inicia instalações de novos pontos semafóricos

I
Instalações serão finalizadas nessa semana

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra iniciou nessa semana novas mudanças no trânsito da cidade, através da instalação de dois novos conjuntos semafóricos. A empresa responsável pelo serviço promoveu a fixação das colunas de semáforos na Avenida Tancredo Neves, sendo um no cruzamento com a Rua Antônio Hortolani e outro com a Euclides Geraldo Medeiros.

De acordo com o Superintendente de Transporte Aéreos e Viários, Cássio Lorenzetti, o trabalho de instalação dos equipamentos nos dois locais deve ser finalizado ainda nessa semana.

“O trabalho está em pleno vapor, então acreditamos que o serviço de semáforo acabará essa semana. Ficarão as obras de acessibilidade, que acredito que serão finalizadas na semana que vem”, relatou o superintendente, destacando que o investimento nos dois novos lotes semafóricos corresponde ao montante de R$136.959,44.

“Uma das novidades vindo com a instalações desses novos pontos semafóricos, é que esses novos terão temporizadores”, informou Cássio.
Com as novas instalações, o semáforo localizado em frente a Caixa Econômica será removido, assim como os tachões que fazem o cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Antônio Hortolani.

“Vamos retirar o semáforo da caixa, que é um sistema conhecido como botoeira. Vamos transferir aquele ponto semafórico para a Antônio Hortolani com a Tancredo, pois devido a rotatória gera grande fluxo, causando congestionamento”, enfatizou Lorenzetti.


“Na Euclides Medeiros, aumentou o fluxo e está congestionando até chegar na Tancredo Neves, pois o pessoal usa a Rua 13 para não pegar a Avenida Brasil. Nosso objetivo é esse, diminuir o fluxo dos veículos e consequentemente melhorar a qualidade de vida da nossa população”, emendou o responsável.

Semáforos serão instalados em frente a escolas

Além das modificações no trânsito que começaram nessa semana, o Executivo Municipal programou a instalação de outros cinco pontos semafóricos em Tangará da Serra, distribuídos em frente a escolas localizadas na região central da cidade.

De acordo com o Superintendente de Transporte Aéreos e Viários, Cássio Lorenzetti, o objetivo é garantir mais segurança aos alunos e profissionais da educação, sendo que o fluxo de veículo nos horários de entrada e saída dos estudantes aumenta consideravelmente.

“A previsão é que esses cinco lotes semafóricos sejam instalados até o final do mês que vem. Pode ser que haja algum imprevisto, mas estamos trabalhando efetivamente para que aconteça o mais rápido possível”, anunciou Lorenzetti, informando ainda, que os novos semáforos serão instalados na frente as Escolas Estaduais 13 de Maio e João Batista, assim como nos Centros Municipais de Ensino Dom Bosco, Airton Sena e Antenor Soares. O empenho para as instalação é de R$215.700,00.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS