Sicredi Sudoeste MT/PA comemora 29 anos

A Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA, uma das 116 Cooperativa do Sistema Sicredi, comemorou neste dia 31 de março 29 anos de fundação.

Com Sede em Tangará da Serra, a Cooperativa iniciou suas atividades em 1989 nesta mesma cidade, com o trabalho de 47 agropecuaristas da região. Passou por importantes momentos, como a filiação ao Sistema Sicredi em 1997, incorporação de agências e área de atuação em Mato Grosso e Pará e o reconhecimento do trabalho desenvolvido com o Prêmio Excelência de Gestão, por três vezes. 

Hoje a Cooperativa conta com uma área de atuação que abrange dois estados brasileiros – Mato Grosso e Pará – atendendo mais de 60 mil associados em 25 municípios em 30 Agências Sicredi. 

“Acredito que o principal segredo para o sucesso é o engajamento de todos os sócios para um objetivo comum, que é o desenvolvimento da cooperativa e das nossas regiões. Cada momento pelo qual a Cooperativa passou serviu como degrau para sustentar o crescimento”, comentou o presidente, ao comemorar os números que a cooperativa tem apresentado por meio dos resultados. 

A solidez da Cooperativa se traduz nos números alcançados. São mais de 234 milhões de patrimônio líquido, 1 bilhão de ativos, 775 milhões em operações de crédito e um resultado de 50 milhões. Somado a esses números a Cooperativa traz o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde está inserida através dos programas sociais realizados, como o Paideia, Recuperando Nascentes, Dia de Cooperar e o Programa A união faz a Vida, que leva os conceitos de cooperação e cidadania através da metodologia de projetos à professores, crianças e adolescentes de 6 municípios da área de atuação. 

Fonte: Keila Volkmer de Oliveira
Assessora de Comunicação e Marketing




Saturnino entrega equipamentos e maquinários para seis municípios, por meio de suas emendas.

O deputado Saturnino Masson (PSDB) participou nesta quinta-feira (29.03), da entrega de equipamentos e maquinários para o pequeno produtor mato-grossense realizada pelo governador Pedro Taques. A solenidade foi realizada na Central de Comercialização da Agricultura Familiar, em Várzea Grande, ficou marcada pela entrega de 740 itens.

Saturnino destinou, por meio de suas emendas, recursos para seis municípios: Poconé, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Cáceres, Barra do Bugres, Brasnorte e Santo Afonso. Em Tangará a patrulha mecanizada será destinada a Comunidade Bandeirante. O secretário de Agricultura Ander Santos agradeceu Saturnino e disse que a melhor maneira melhor de que fixar o homem no campo é inserindo a tecnologia em suas plantações.

“Esse é o quarto trator que estamos recebendo e vale lembrar que o deputado Saturnino é o primeiro que investe nesses itens que serão muito bem utilizados pela Comunidade Bandeirantes”, disse o secretário.

A Comunidade de Vila Aparecida de Cáceres também recebeu equipamentos. Dagalberto Gomes da Silva o "Bebel", falou que está feliz pela comunidade receber esses maquinários. “Há mais de 30 anos nossa comunidade não recebe nenhum tipo de recursos como este, estou imensamente agradecido ao deputado Saturnino Masson”, declarou Bebel.

O vereador de Cáceres Domingos também agradeceu o parlamentar. “Queremos com esses equipamentos fortalecer a agricultura familiar na comunidade de Vila Aparecida, estou muito contente com Saturnino em nos auxiliar com essa emenda na aquisição dessa patrulha mecanizada, que nos será muito útil em nosso dia a dia”, disse Domingos.

O prefeito Joab Almeida de Santo Afonso disse que os equipamentos recebidos serão destinados a Gleba União. “Será muito útil para todos nós essa destinação e emendas, não éramos lembrados, mas agora com a ajuda de Saturnino vamos beneficiar 250 famílias que produzem leite, frango, hortaliças e a piscicultura”, afirmou o prefeito.

Rosangela Milles/Assessora de Gabinete

Abertura dos Jogos Escolares será nesta terça

A pedido das escolas participantes, a Secretaria Municipal de Esportes de Tangará da Serra mudou para esta terça-feira, dia 3 de abril, o início dos Jogos Escolares da Juventude 2018 - Fase Municipal. 

A abertura oficial do evento está marcada para acontecer às 8h, no Ginásio Douglas Poyane, na Vila Olímpica, oportunidade em que estarão presentes todas as delegações, das 18 escolas inscritas, além de autoridades municipais e responsáveis pela organização do Jogos. 

A Fase Municipal segue com as disputas até o dia 23 de abril, quando serão conhecidos os campeões em cada esporte, que conquistarão o direito de representar o município na Fase Regional, que acontecerá de 15 a 20 de maio. 

Nesta Fase Municipal, os atletas disputarão a competição nas modalidades de Handebol, Futsal, Voleibol e Basquete, e nas individuais para Tênis de Mesa, Atletismo, Badminton, Natação, Xadrez e Ciclismo, nas categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos), nos naipes masculino e feminino. 

ESCOLAS – Participarão dos Jogos Escolares as escolas 29 de Novembro, 13 de Maio, José Nodari, Dom Bosco, Patriarca da Independência, Joana D’Arc, Ramon Sanches, Cláudio Paro, Pedro Alberto Tayano, Antenor Soares, Atec, Ipes, Avance, Jada Torres, Ideal, Silvio Paternez, João Batista e Antonio Hortolani.

Fabíola Tormes / Redação DS

Tangará receberá Oficina de Cultura Afro-Brasileira

Com intuito de explorar a Cultura Afrobrasileira e Popular no município de Tangará da Serra, o Ponto de Cultura Afrobrasilidade e Ponto de Cultura Flor do Mato realizarão uma oficina cultural ministrada pelo mestre Enoque Santos, da cidade de São Paulo-SP. Enoque é bailarino, coreografo e pesquisador desde 1984, sendo um representante e atuante genuíno da cultura brasileira com participação em vários projetos pelo Brasil e também em outros países como França (Paris), Alemanha (Berlin) Espanha (Madri), Argentina e Angola. 

De acordo com a presidente do grupo Flor do Mato, Priscila Fernandes, em Tangará da Serra é a primeira vez que esta oficina será ofertada. “O objetivo dos Pontos de Cultura é possibilitar uma formação cultural e artística, com a finalidade de eternizar a cultura afro brasileira e popular, entre os jovens, crianças e adolescentes envolvidos nos projetos sociais, culturais e artísticos desenvolvidos no município”, afirmou a responsável.

A oficina será aberta a toda a população e ocorrerá no Centro Cultural de Tangará da Serra, no dia 21 de abril, no período matutino e vespertino, inteiramente gratuita. As inscrições já podem ser realizadas no Centro Cultural em horário comercial a partir de hoje, dia 02 de abril. 
“Para maiores informações contate-nos pelos telefones: Ponto de Cultura Afrobrasilidade (65) 996177983 e Ponto de Cultura Flor do Mato (65) 999474757”.

Enoque Santos já realizou performances de dança afro no show Espetáculo Multimídia, lançamento do novo CD Organismo Eletrônica do Grupo Pedra Branca, nos SESC Sorocaba, SESC Vila Mariana, SESC Araraquara e nos Festivais Internacionais de Musica Eletrônica Tribal Tech e Athos.

Assessoria / Redação DS