Semana do Doador de Sangue inicia hoje com benção

Programação inicia hoje e segue até o dia 30

Em lembrança ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no domingo, 25, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (Unitan), de Tangará da Serra inicia nesta segunda-feira, 26, a partir das 9 horas, mais uma semana do doador.

Com uma celebração de bençãos de hoje até o dia 30, a unidade estará com uma programação diferenciada como informa a enfermeira coordenadora da unidade, Juliana Gramarim. “Como a gente faz todos os anos, a gente também vai fazer uma programação diferenciada nesse período. Então do dia 26 ao dia 30 teremos um lanche diferenciado para receber os doadores que nos visitarem, lembrando que no dia 26 teremos uma abertura dessa semana, quando haverá um momento com a bênção simbólica dos doadores e de toda a equipe”.

Com uma porcentagem invejável de doadores, a Unidade segue dentro da normalidade, mas isso não pode ser motivo de descanso, conforme a coordenadora. “A porcentagem de Tangará é maior que a do Brasil. Geralmente no Brasil é de 2% a 3 %, aqui é de 5% a 7%, e isso faz com que o estoque esteja razoável, mas mesmo assim precisamos daqueles doadores regulares ainda, que se disponham a vir em data certa para colaborar uma vez que o prazo de utilização das bolsas coletadas é de apenas 35 dias e esse estoque tem que ser renovável”, frisa a responsável ao salientar que a unidade de Tangará atende toda a rede Sus, hospitais e clínicas privadas e cinco outros municípios: Campo Novo do Parecis, Brasnorte, Nova Olímpia, Sapezal e Denise. “Convido todos aqueles que já são doadores para virem fazer suas doações se estiverem no prazo, e aqueles que não são e queiram iniciar, que nos procurem”, convida Juliana.

A Unitan está localizada na Avenida Tancredo Neves e atende de segunda a sexta-feira das 8 às 11 e das 13h30 às 17 horas.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS