Defesa Civil promoverá Curso de Radioamadorismo

Curso será ministrado pelo Grupo de Radiocomunicação MT

A Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre) e o Grupo Radiocomunicação (Rádio Amador) de Mato Grosso, por meio da Escola de Capacitação e Defesa Civil de Tangará da Serra, promoverão neste final de semana, dias 15 e 16 de setembro, o Curso de Radioamadorismo. 

De acordo com o Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Tangará da Serra, Gilvane Mendonça de Lima, cerca de 60 pessoas – de Tangará e região – se inscreveram para participar deste curso, que irá preparar os interessados para a prova de certificação de Operador de Radioamador, que acontecerá no final do mês. “No curso essas pessoas aprenderão noções básicas de como operar um radioamador e noções básicas de como montar uma estação, e ficarão aptos a fazer a prova com sucesso”, explica o coordenador ao destacar que para se habilitar para a prova, é necessário passar por este curso, primeiro. 

Todos os inscritos, reforça o coordenador, são voluntários da Defesa Civil de Tangará da Serra e algumas outras pessoas que praticam radioamadorismo. “Sendo radioamador com carteira, o participante poderá operar de forma regular, inclusive para ajudar em alguma ação que precise de radioamador”, complementa, ao explicar ainda, que para operar radioamador, a pessoa tem que ter a carteira de radioamador, “caso contrário a Polícia Federal pode tomar o rádio de quem está operando sem a carteira, assim como responder algum processo”.

O curso será ministrado por instrutores do Grupo de Radioemergência de Mato Grosso e acontecerá no auditório da Prefeitura Municipal de Tangará, sendo no sábado, 15 de setembro, das 14h às 18h e domingo, dia 16, das 8h às 12h. 

Já a prova para adquirir carteirinha de radioamador acontecerá no dia 27 de setembro, na Escola Dom Bosco e será ministrada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS