Fabio Brito sugere painéis solares para economizar energia em prédios públicos

Fabio Brito (PSDB) encaminhou sugestão ao Poder Executivo Municipal que viabilize estudos técnicos para instalação de painéis de energia solar nos órgãos públicos municipais. O vereador justifica que a energia solar possibilita uma economia de até 85% na conta mensal de energia, e hoje já está disponível a custo que compensa a instalação.

“Outras cidades do Brasil já aderiram a este tipo de energia, dando exemplos na economia financeira de seus municípios, usando esta economia para realização de serviços pendentes”, argumenta o vereador Fabio Brito, lembrando ainda que é dever do poder público buscar meios de gerar economia e investir em fontes de energia renováveis, como é o caso da energia solar.

COMO FUNCIONA - O sistema fotovoltaico, que vem sendo utilizado no Brasil e no mundo, tem como base painéis - formados por células fotovoltaicas – que são instalados em local que torne possível a maior captação dos raios solares. A radiação solar é convertida pelos painéis em energia (corrente contínua) e no interior do imóvel, um inversor converte a corrente contínua em corrente alternada (exatamente como aquela que é fornecida pela concessionária de energia).

O equipamento faz a interface com a rede elétrica (sincronismo e proteções) e um relógio bidirecional faz a medição da geração e do consumo de energia. A energia gerada além do consumo interno vai para a rede de distribuição, e passa pelo relógio de energia, que faz o controle, gerando assim um crédito de energia que poderá ser usado em até 60 meses.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa