Tangará atinge 78,50% de cobertura no Bolsa Família

Em 2012 a cobertura era de 41,98%

Acompanhando o ritmo de crescimento iniciado há cinco anos, a Secretaria Municipal de Saúde inicia 2018 com o percentual recorde de cobertura no acompanhamento de famílias cadastradas no Bolsa Família, de 78,50%.

Esse é o melhor índice alcançado até hoje pelo município que em 2012 tinha uma cobertura de 41,98%.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, a meta estipulada para o município era de 72 %, o que foi ultrapassado com folga, graças ao trabalho coletivo das secretarias. “A cada ano a gente vem superando essa meta em trabalho conjunto com a secretaria de Assistência Social municipal e de Saúde, e estamos muito felizes por esses indicadores, que tinha como meta acompanhar 72 % dessas famílias”, destaca. “Esse acompanhamento é feito em duas etapas, um no primeiro semestre, 1ª vigência, mas a que vale mesmo para o sistema é a 2ª vigência, que informa os dados conclusos que apontam nossa meta elevada”, ressalta o secretário.

“Creio que temos o melhor percentual”, diz Itamar

O Bolsa Família é um programa destinado às famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 154,00 mensais.

Em Tangará da Serra, 1.693 famílias são beneficiadas e 1.329 acompanhadas, sendo 364, ainda não acompanhadas.

O programa possui 52 famílias indígenas cadastradas e destas, 47 acompanhadas. Tendo um percentual de 90% no acompanhamento destas famílias.
Na oportunidade, o secretário de Saúde Itamar Bonfim disse que quando o município figurou entre um dos possíveis de perder o recurso, foi pelo fato do levantamento ainda não ter sido liberado ao sistema, o que tem data certa para ocorrer. “Creio que Tangará é um dos que tem melhor percentual”, pontuou.

Rosi Oliveira / REDAÇÃO DS