CARAVANA DA TRANSFORMAÇÃO - Atendimento pós-operatório será até domingo (26) em Tangará da Serra

Atendimentos estão ocorrendo a partir das 6h, no Ginásio Vicente Serafim de Almeida, anexo ao Módulo Esportivo

Até o próximo domingo (26.11), a Caravana da Transformação realiza o atendimento pós-operatório de 30 dias, direcionado aos pacientes que fizeram a cirurgia de catarata durante a 10ª edição da Caravana da Transformação, que ocorreu em outubro, no município de Tangará da Serra. Os atendimentos começam às 6h e são realizados desde essa terça-feira (21.11), no Ginásio Vicente Serafim de Almeida, anexo ao Módulo Esportivo.

Das 5.527 cirurgias realizadas nesta edição, 4.217 foram de catarata. Os três primeiros dias de atendimento são direcionados para as consultas pós-operatórias. Se houver necessidade de o paciente retornar ao centro cirúrgico, o atendimento será no sábado (25.11). E, por fim, no domingo (26.11) é a última avaliação e alta médica de quem passou novamente pelo procedimento cirúrgico.

Além dos pacientes operados de Tangará da Serra, também serão atendidos os pacientes de Arenápolis, Barra do Bugres, Campos de Júlio, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso e Sapezal.

Atendimento continuado

A Caravana da Transformação possui uma estrutura de atendimento aos pacientes que tiverem qualquer intercorrência mesmo após a alta médica. Para isso, existe um telefone de contato onde devem ser registradas quaisquer eventualidades. A ligação é gratuita e o telefone é o 0800 770 7011 e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, horário de Brasília.

As intercorrências são direcionadas à unidade fixa da Caravana da Transformação, localizadas em Várzea Grande. Os atendimentos ocorrem sempre as sextas-feiras e são agendados por meio do contato telefônico. Mais informações: caravana@gabgoverno.mt.gov.br.

Por Julia Oviedo | Gcom-MT

Unitan de Tangará da Serra inicia comemoração do Dia do Doador de Sangue

Foto: Humberto Ferreira
O evento aconteceu na sede da Unitan na Avenida Tancredo Neves 

Aconteceu na manhã desta terça feira, 21, o lançamento das comemorações do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue que acontecerá no próximo dia 25, com uma campanha de doação de sangue, que se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 24. Segundo a Coordenadora, Enfermeira Juliana Marinho Gramarin, a Unitan estará funcionando das 8h às 11h e das 13h30 às 17h para receber os doadores.

“A finalidade da campanha é assegurar o estoque da Unidade, pois o final de ano está chegando e é um período que normalmente os acidentes aumentam e o estoque de sangue tende a diminuir, e agradecer aos doadores que passam durante o ano todo fazendo a sua doação”, explicou Juliana Marinho Gramarin, Coordenadora da Unitan.

A Unitan de Tangará da Serra atende à demanda de mais de 200 mil habitantes de toda região sob a sua responsabilidade. Fornece sangue para todos os hospitais do SUS e rede privada de Tangará da Serra e mais cinco municípios vizinhos: Brasnorte, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Denise e Nova Olímpia, além de 5 UTI’s, mais o Centro de Nefrologia de Tangará da Serra.Esses abastecimento só é possível porque a Unitan tem 60% dos seus doadores regulares, o que faz com que o estoque nunca fique no estado crítico.

Para participar da campanha, o doador precisa gozar de plena saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos. Recomenda-se dar um intervalo de 60 dias entre uma e outra doação para os homens e 90 dias para as mulheres.

O Secretário Municipal de Saúde, Itamar Martins Bonfim esteve presente representando o Prefeito Fábio Martins Junqueira, e falou da satisfação de sua Secretaria estar à frente de mais uma Campanha de Doação de Sangue. Aproveitou a oportunidade para cumprimentar os Doadores pelo seu dia, no próximo dia 25, e falar do andamento da construção da nova sede da Unitan que está sendo construída no Jardim Paraíso. “Se tudo der certo, até o final do primeiro semestre de 2018 a Unitan estará em novo endereço”, comentou o Secretário Itamar Bonfim.

Humberto Ferreira - Redação

Fábio Junqueira decreta regularização fundiária do Dona Júlia II

Decreto foi assinado pelo Prefeito de Tangará da Serra

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, assinou o Decreto número 388 com data de 16 de novembro desse ano que institui a regularização fundiária urbana, denominada Jardim Dona Julia II mediante legitimação fundiária estatuída pela lei número 13.465 de 11 de julho também desse ano.

Dentre as considerações estabelecidas pelo Chefe do Poder Executivo no Decreto, está o fato do Dona Júlia II constituir-se em núcleo urbano informal consolidado, de difícil reversão, considerado o tempo de ocupação, a natureza das edificações, a localização das vias de circulação e a presença de equipamentos públicos, tratando-se a legitimação fundiária, mecanismo de reconhecimento da aquisição originária do direito real de propriedade sobre a unidade imobiliária.

Junqueira considerou ainda o fato do Dona Júlia II ser há 15 anos um loteamento irregular implantado, vendido e ocupado pelos adquirentes, sem que o Município tenha à época apreciado as questões urbanísticas, tendo até sido aprovado um projeto de divisão urbana conforme Decreto de 2005, que visava possibilitar a regularização do loteamento.

Com a regularização do bairro decretada pelo Prefeito, assegura-se a prestação de serviços públicos a seus ocupantes, de modo a concluir as melhorias e condições urbanísticas e ambientais em relação à situação de ocupação informal anterior. “O Samae fica encarregado de realizar a conexão de água de todos os beneficiários, a Sinfra encarregada de realizar todos os serviços de manutenção de vias e de águas pluviais e meios-fios de vias existentes”, pontuou o Prefeito.

Assessoria de Imprensa