Prefeito inaugura instalação de CRAS e anuncia construção de novo prédio

O prédio próprio do Centro de Referência em Assistência Social daquela região já está em construção

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, inaugurou nesta quarta-feira, 27, a nova sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Grande Vila Esmeralda, que também atende toda aquela região. A inauguração contou com a participação da Primeira Dama e Coordenadora Voluntária da Sala da Mulher, Helena Simões Matias Junqueira, de vereadores, do Secretário de Assistência Social, Aguinaldo Garrido e demais Secretários, além do Vice-prefeito, Renato Gouveia.

Fábio Junqueira salientou, porém, que a instalação do CRAS no ponto que acaba de ser inaugurado é temporária. “Inauguramos as instalações do CRAS em um prédio locado. Lembrando que o CRAS da região da Esmeralda funcionou sempre em um prédio improvisado, da prefeitura, mas muito antigo, de madeira e que não oferecia mais as condições adequadas para o seu pleno funcionamento”, salientou o Chefe do Poder Executivo.

O gestor afirmou que o prédio próprio do Centro de Referência em Assistência Social daquela região já está em construção. “Já estamos construindo um prédio próprio para esse CRAS no Jardim Monte Líbano, porém, essa construção está sendo feita através de recursos federais vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, e tem havido atrasos nesses repasses. Não foi possível concluí-lo ainda, dessa forma efetuamos a locação desse prédio e o adaptamos, dotando esse espaço de condições essenciais para o funcionamento do CRAS”, frisou.

De acordo com o Secretário de Assistência Social, Aguinaldo Garrido, a mudança de prédio se deu após a verificação da inviabilidade de funcionamento do local em que estava. “Esse é um CRAS que funciona há muitos anos na região da Vila Esmeralda, cobrindo um determinado território e, em virtude das condições físicas, da falta de acordo do Pacto Federativo em que o Governo Federal e o Governo Estadual se comprometem a ajudar a equipar, construir e implementar a política de assistência social, acabamos funcionando apenas com recursos próprios. O Prefeito verificou que aquele local era inviável e determinou a locação desse espaço até que se conclusa a construção do novo prédio”, explicou.

“Nesse espaço, mais amplo e cômodo, temos a possibilidade de atender um número maior de usuários e oferecer mais serviços para a comunidade. A Assistência Social já desenvolve trabalhos com a equipe volante, oferecendo atendimento à população da zona rural, à comunidade indígena, às comunidades terapêuticas, aos assentamentos e aos distritos. Esse trabalho já foi iniciado. Sinto muito orgulho de ver o quanto o Executivo e a Sala da Mulher, buscam melhorar a condição de vida da população”, destacou a Primeira Dama, Helena Junqueira.

Assessoria de Imprensa

Bosque Municipal deverá passar por revitalização em breve

O intuito é que, o local fique mais atrativo aos visitantes

Há menos de um mês no cargo, o secretário de Meio ambiente, Magno César Ferreira, está imbuído em dar uma nova cara ao Bosque Municipal, Ilto Ferreira Coutinho. Na tarde de ontem, o prefeito, Fábio Martins Junqueira, o Vice prefeito Renato Gouveia, o biólogo responsável pelo bosque, funcionários da Sinfra e de paisagismo, percorreram toda a área fazendo algumas vistorias, com o objetivo de realizar no local, uma revitalização.

De acordo com o secretário, o intuito é que, o local fique mais atrativo aos visitantes. “Apesar do pouco tempo a frente da pasta, já conseguimos identificar que o bosque precisa de algumas intervenções, pois queremos dar uma cara nova ao local, onde muitas famílias vem para passear, descansar, estudar, ou para curtir a natureza”, pontuou, salientando que são pequenas intervenções, mas farão uma grande diferença para os frequentadores do local. “Queremos melhorar a questão das pistas de caminhada, replantar algumas árvores, melhorar a pintura, bancos novos, placas de sinalização e informativas com nome de árvores e outras”, informou Magno.

Presente à visita, o prefeito Junqueira, disse que as melhorias são necessárias e muitas não podem mais esperar para não gerar transtornos maiores, portanto, deverão ser realizadas com recursos próprios e com alguma parcerias. “Queremos fazer uma revitalização interna, e para isso, estamos verificando por onde começaremos, porque recursos externos não teremos mesmo. Então nos adiantamos e faremos com nossos recursos, assim como fizemos em toda a área externa, para que não ocorra degradação”, frisou, salientando que as ações serão pequenas, de forma que ao terminar uma se comece outra.

Rosi Oliveira - Redação DS