Saturnino quer que o Projeto Entre Laços e Abraços seja incluído na Caravana da Transformação em Tangará

Em reunião no gabinete do Governador Pedro Taques, com o médico oncologista e idealizador do projeto Entre Laços e Abraços dr. Eduardo Marques, Carlos Amilton, coordenador administrativo do Hospital Regional de Cáceres tratamos do pedido da inclusão do Projeto Entre Laços e Abraços, na Caravana da Transformação no município de Tangará da Serra.

“Sabemos da importância desse projeto e de quanto ele irá beneficiar a população de Tangará e região, pois muitas pessoas não conseguem consultas, nem tratamento para essa doença, que é o câncer, que tanto mata e aflige as pessoas”, disse o parlamentar.

O oncologista Eduardo Marques, afirma que a situação é preocupante, por isso a necessidade de ampliação desse projeto para o atendimento em regiões que ainda não são alcançadas.

"As estatísticas mostram que 30 a 40 por cento dos casos novos da doença, os pacientes vão a óbito, porque só descobrem a enfermidade em estágio avançado, por isso necessitamos de ampliar os atendimentos para termos um diagnóstico precoce e tratamento da doença. Quero agradecer ao deputado Saturnino que esta abrindo as portas para que possamos ampliar o Projeto em todo estado”, declarou Marques.

Rosangela Milles/Assessoria de Gabinete

Campanha terá Dia D neste sábado em cinco unidades em Tangará

Unidades estarão abertas das 08h00 às 17h00 deste sábado

Cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos estão convocados a comparecer aos postos para atualizar a caderneta de vacinação, conforme dados estimados pelo Ministério da Saúde. Para isso, acontece neste sábado, 16, em todo o território nacional o dia D da Campanha de Multivacinação.

Em Tangará da Serra, a campanha segue normalmente oferecendo em todas as unidades de saúde doses de diversas vacinas até a sexta-feira que vem, dia 22, data de término da campanha em todo o país. No entanto, amanhã, apenas cinco unidades estarão de portas abertas devido a data de intensificação da campanha.

As unidades em que acontecerão o dia D em Tangará são as do Jardim Presidente, Cohab Tarumã, Vila Goiânia, Morada do Sol e Clínica da Família (Centro), com atendimento das 08h00 às 17h00.

“Todos os anos o Ministério da Saúde atualiza as vacinas obrigatórias do Programa Nacional de Imunização. Então, essa é a hora de a gente colocar esses cartões em dia, atualizar esses cartões”, afirmou a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, Juliana Herrero.

“Este ano em especial, não só será feito com as crianças menores de 5 anos, será acrescido também crianças e os adolescentes até 14 anos, visto que nós temos duas vacinas para os adolescentes muito importantes. Contra o HPV, que no caso das meninas é o segundo maior causador de óbitos por câncer de colo do útero e, para os meninos, há a vacina para protegê-los contra o câncer de pênis”, acrescentou a enfermeira, ao ressaltar ainda a importância da vacina meningocócica, que foi introduzida neste ano no calendário de vacinação.

A coordenadora lembra também que pais de crianças entre 2 e 4 anos devem ficar atentos, uma vez que a frequência aos postos de saúde diminui nesta faixa etária em que podem haver novas vacinas a serem aplicadas.

“Muitas vezes as crianças com 4 anos ficam sem tomar as vacinas dessa idade, que são extremamente importantes, previnem várias doenças graves que podem causar o óbito”, argumenta, ao reforçar a importância das imunizações.

“É importante atualizar o cartão. Muitas vezes os pais acreditam que está em dia, que não tem nenhuma vacina faltando e foi mudado o calendário nacional e há vacinas para serem feitas”, concluiu Juliana.

Paulo César Desidério - Redação DS