Prefeito inaugura instalação de CRAS e anuncia construção de novo prédio

O prédio próprio do Centro de Referência em Assistência Social daquela região já está em construção

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, inaugurou nesta quarta-feira, 27, a nova sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Grande Vila Esmeralda, que também atende toda aquela região. A inauguração contou com a participação da Primeira Dama e Coordenadora Voluntária da Sala da Mulher, Helena Simões Matias Junqueira, de vereadores, do Secretário de Assistência Social, Aguinaldo Garrido e demais Secretários, além do Vice-prefeito, Renato Gouveia.

Fábio Junqueira salientou, porém, que a instalação do CRAS no ponto que acaba de ser inaugurado é temporária. “Inauguramos as instalações do CRAS em um prédio locado. Lembrando que o CRAS da região da Esmeralda funcionou sempre em um prédio improvisado, da prefeitura, mas muito antigo, de madeira e que não oferecia mais as condições adequadas para o seu pleno funcionamento”, salientou o Chefe do Poder Executivo.

O gestor afirmou que o prédio próprio do Centro de Referência em Assistência Social daquela região já está em construção. “Já estamos construindo um prédio próprio para esse CRAS no Jardim Monte Líbano, porém, essa construção está sendo feita através de recursos federais vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, e tem havido atrasos nesses repasses. Não foi possível concluí-lo ainda, dessa forma efetuamos a locação desse prédio e o adaptamos, dotando esse espaço de condições essenciais para o funcionamento do CRAS”, frisou.

De acordo com o Secretário de Assistência Social, Aguinaldo Garrido, a mudança de prédio se deu após a verificação da inviabilidade de funcionamento do local em que estava. “Esse é um CRAS que funciona há muitos anos na região da Vila Esmeralda, cobrindo um determinado território e, em virtude das condições físicas, da falta de acordo do Pacto Federativo em que o Governo Federal e o Governo Estadual se comprometem a ajudar a equipar, construir e implementar a política de assistência social, acabamos funcionando apenas com recursos próprios. O Prefeito verificou que aquele local era inviável e determinou a locação desse espaço até que se conclusa a construção do novo prédio”, explicou.

“Nesse espaço, mais amplo e cômodo, temos a possibilidade de atender um número maior de usuários e oferecer mais serviços para a comunidade. A Assistência Social já desenvolve trabalhos com a equipe volante, oferecendo atendimento à população da zona rural, à comunidade indígena, às comunidades terapêuticas, aos assentamentos e aos distritos. Esse trabalho já foi iniciado. Sinto muito orgulho de ver o quanto o Executivo e a Sala da Mulher, buscam melhorar a condição de vida da população”, destacou a Primeira Dama, Helena Junqueira.

Assessoria de Imprensa

Bosque Municipal deverá passar por revitalização em breve

O intuito é que, o local fique mais atrativo aos visitantes

Há menos de um mês no cargo, o secretário de Meio ambiente, Magno César Ferreira, está imbuído em dar uma nova cara ao Bosque Municipal, Ilto Ferreira Coutinho. Na tarde de ontem, o prefeito, Fábio Martins Junqueira, o Vice prefeito Renato Gouveia, o biólogo responsável pelo bosque, funcionários da Sinfra e de paisagismo, percorreram toda a área fazendo algumas vistorias, com o objetivo de realizar no local, uma revitalização.

De acordo com o secretário, o intuito é que, o local fique mais atrativo aos visitantes. “Apesar do pouco tempo a frente da pasta, já conseguimos identificar que o bosque precisa de algumas intervenções, pois queremos dar uma cara nova ao local, onde muitas famílias vem para passear, descansar, estudar, ou para curtir a natureza”, pontuou, salientando que são pequenas intervenções, mas farão uma grande diferença para os frequentadores do local. “Queremos melhorar a questão das pistas de caminhada, replantar algumas árvores, melhorar a pintura, bancos novos, placas de sinalização e informativas com nome de árvores e outras”, informou Magno.

Presente à visita, o prefeito Junqueira, disse que as melhorias são necessárias e muitas não podem mais esperar para não gerar transtornos maiores, portanto, deverão ser realizadas com recursos próprios e com alguma parcerias. “Queremos fazer uma revitalização interna, e para isso, estamos verificando por onde começaremos, porque recursos externos não teremos mesmo. Então nos adiantamos e faremos com nossos recursos, assim como fizemos em toda a área externa, para que não ocorra degradação”, frisou, salientando que as ações serão pequenas, de forma que ao terminar uma se comece outra.

Rosi Oliveira - Redação DS

Estadual sub-17 começa neste fim de semana

FMF divulgou horários das partidas

O Campeonato Mato-grossense Sub-17 começa neste final de semana com cinco jogos. A partida entre Academia x Ação, devido à viagem do time de Rondonópolis a Portugal, foi adiada para o dia 12/10.

Sinop, Luverdense, Grêmio Sorriso e Juara ficaram no Grupo A. No grupo B, estão Academia, União, Dom Bosco e Ação. Já no Grupo C estão os times do Poconé, Cacerense, Mixto e Cuiabá.

Irão avançar à fase seguinte os dois melhores de cada grupo, sendo seis times classificados. Estarão classificados para as semifinais os três vencedores e o quarto melhor time em aproveitamento percentual durante toda a competição. Os times de melhores colocações fazem a segunda partida em casa.

Jogos da 1ª rodada Poconé x Cuiabá – sábado, 30, às 15h00 - Neco Falcão – Poconé; Sinop x Grêmio Sorriso – sábado, 30, às 18h00 – Gigante do Norte – Sinop; Dom Bosco x União – domingo, 01, às 15h00 – Presidente Dutra – Cuiabá; Mixto x Cacerense – domingo, 01, às 17h – Presidente Dutra – Cuiabá; Luverdense x Juara – domingo, 01, às 17h00 – Passo das Emas – Lucas do Rio Verde.

Olhar Esportivo

Vice-Prefeito Renato Gouveia prestigia Mutirão de Serviços do Jardim dos Ipês

O evento aconteceu nas dependências da Associação Fonte de Luz

O Vice-Prefeito de Tangará da Serra, Renato Gouveia, esteve prestigiando no último sábado 23, mais uma fase da “Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Faça Bonito 2017”, que compreendeu a oferta de serviços públicos à população com o objetivo de acesso à direitos, informação e fortalecimento da cidadania. Constou do Mutirão de Serviços, realizado no Jardim dos Ipês, na Associação Fonte de Luz e o Cinema de Rua, realizado ao lado do CME Fábio Diniz Junqueira. Todos os eventos foram prestigiados pela população assistida.

Foram ofertados, serviços de corte de cabelo, maquiagem, atualização de Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, Aferição de pressão e teste de diabetes. A Promotoria esteve presente dando informações jurídicas sobre diversos assuntos de interesse da população.

Aconteceram apresentações de dança (ballet) dos alunos da Associação Fonte de Luz, brincadeiras em equipamentos infantis, distribuição de pipoca e picolés e demonstração por parte do Corpo de Bombeiros de utilização de extintores de Incêndio. A UNIC-Universidade de Cuiabá fez a distribuição de diversas mudas de árvores aos presentes.

Para o Vice-Prefeito de Tangará da Serra Renato Gouveia, que esteve grande parte do dia no evento, “estas ações fortalecem mais ainda a assistência social no nosso município”, comentou.

Humberto Ferreira - Assessoria de Imprensa

Fábio lidera comitiva que visita Caravana da Transformação em Juína

Prefeito, Primeira Dama e Secretários Municipais acompanharam trabalhos desenvolvidos pela Caravana que acontecerá em Tangará da Serra em outubro

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, acompanhado da Primeira Dama e Coordenadora da Sala da Mulher, Helena Simões Matias Junqueira, acompanhou os trabalhos da Caravana da Transformação do Governo do Estado em Juína no último sábado, 23. A comitiva liderada pelo Chefe do Poder Executivo foi composta ainda pelos Secretários Municipais de Saúde, Itamar Bonfim, Educação Adriano Fernandes, Turismo José Bernadino, Meio Ambiente, Magno César, Esportes Wellington Bezerra, Planejamento Hélio Clementino e o Diretor do Samae, Wesley Lopes Torres.

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde recepcionou o Prefeito. Tangará da Serra será a sede da 10ª edição da Caravana da Transformação no período de 17 a 27 de outubro. “Conhecemos a estrutura em funcionamento para termos uma dimensão do que teremos em Tangará da Serra e nos prepararmos para receber a população, inicialmente, de 9 Municípios da microrregião, além o público alvo da nossa cidade”, disse o Prefeito.

A Superintendente de Gestão Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Selma Aparecida Carvalho, explicou a dinâmica do trabalho dos técnicos dos setores de programação, controle e avaliação e de vigilância em saúde. “Essa é a mesma estrutura de trabalho que vai funcionar também em Tangará da Serra, sempre em parceria com a secretaria de Saúde e Vigilância do Município, além da participação dos servidores do Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra”, informou Selma Carvalho.

De acordo com o prefeito de Tangará da Serra já existem regulados pelo SUS 5 mil pacientes para procedimentos oftalmológicos, mas o número de atendimentos deverá chegar a 8 mil pessoas, considerando o trabalho de busca ativa por outras pessoas que ainda estão na condição de demanda oculta. A microrregião também atenderá a população indígena, com o apoio da Coordenação Distrital de Saúde Indígena (DSEI). A coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena, informou que até o dia 6 de outubro será definido o público total atendido na Caravana em Tangará da Serra.

Assessoria de Imprensa

Realizado em Tangará a 3ª Etapa Municipal e 8º Torneio de Pássaros

Aconteceu na manhã deste domingo, 24/09, a 3ª Etapa Municipal e 8º Torneio de Pássaros - Campeonato Municipal de Canto de Pássaros de Tangara da Serra. O evento foi realizado no Gina sio de Esportes Rei Pelé e contou com a participação de 73 concorrentes entre Curiós e Bicudos. Uma realização da Associação dos Criadores de Pássaros de Tangara da Serra-MT - ACRIPATS.

A ACRIPATS é presidida por Nestor Mariano de Souza Ourives e congrega participantes de Tangará da Serra, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecís, Denise, Lucas do Rio Verde, etc.tendo mais de 30  sócios afiliados.

Humberto Ferreira - Redação

JUARA - Reforma de Escola Estadual beneficia mais de 800 alunos

A rotina escolar dos mais de 800 alunos matriculados na Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, em Juara (a 709 km de Cuiabá), mudou desde que a unidade passou por uma reforma geral na estrutura. Nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) fez a entrega da obra para a comunidade.

O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, participou da solenidade e destacou que a EE Luiza Nunes Bezerra precisava dessa reforma. “A escola estava deteriorada, fizemos um trabalho de ampliação e melhoramos a estrutura. As salas contam agora com ar condicionado. Com a melhoria da ambiência escolar, mais aulas inovadoras e proveitosas podem ser desenvolvidas”, disse.

Além disso, o gestor destacou que a escola, que oferece o Ensino Fundamental, tem um dos melhores índices do IDEB em Mato Grosso, se transformando em um exemplo para outras unidades. “Desde 2013, quando a unidade ganhou o Prêmio de Gestão Escolar, tem sido exemplo de como fazer uma boa gestão e também de como escolas constroem cidadãos de bem”.

A obra, conforme lembrou Marrafon, teve o custo de cerca de R$ 3,1 milhões. Além disso, a escola foi contemplada com 50 conjuntos escolares, compostos por cadeiras e mesas, um fogão industrial e quatro computadores - que vão auxiliar a parte administrativa.

Aluna da escola desde a alfabetização, Lyandra Mathuelly Almeida Barbosa, de 14 anos, lembrou que a unidade estava em condições ruins, o que dificultava o processo de aprendizagem e contribuía também para a evasão escolar. “Com a reforma tudo mudou. Melhorou muito o nosso dia-a-dia aqui dentro, dá vontade de estudar mais, a gente se sente motivado”, afirmou.

Lyandra relatou que todas as salas estão climatizadas com ar-condicionado e datashow, que se tornou um aliado dos professores nas aulas. “É o que eu mais gosto e o que me dá mais vontade de ir para a escola todos os dias. Outro ponto que melhorou após a obra foi a qualidade da alimentação escolar”, comemorou.

Renata Aparecida da Silva, diretora da escola, afirma que a obra foi recebida com muita alegria pela comunidade escolar. “Nosso objetivo é que a unidade se torne uma escola de ponta, que possa ofertar o melhor ensino aos alunos”, ressaltou.

Para ela, a nova estrutura vai influenciar diretamente no processo de ensino e aprendizagem. “É isso que queremos, ofertar uma educação de qualidade. Por isso, recebemos essa obra de forma positiva e bastante esperançosos”, finalizou a gestora.

Pró-Escolas

As obras fazem parte do Pró-Escolas, maior programa de investimentos da história da educação estadual, com um orçamento de mais de R$ 360 milhões. O principal objetivo da iniciativa é a melhoria do nível de aprendizagem, além da redução da evasão escolar em Mato Grosso.

Camila Cecílio e Yuri Ramires | Seduc-MT

Caravana também oferece serviços de Cidadania durante ‘Dias D’

Somente nesta quinta-feira (21) mais de 3,6 mil atendimentos de cidadania foram ofertados

Não são apenas as cirurgias oftalmológicas que marcam a Caravana da Transformação em Juína e região. Nesta quinta-feira (21.09), tiveram início os Dias D, onde mais de 3,6 mil atendimentos de cidadania foram oferecidos à população no Centro de Eventos de Juína. O atendimento segue até o próximo sábado (23.09), às 12h.

Uma das principais demandas dos juinenses é a confecção de Carteira de Identidade. Isso porque o posto de identificação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) no município faz o atendimento duas vezes por semana. Graças à Caravana, grande parte da demanda por este serviço poderá ser sanada.

Este é o caso de Juvenil da Silva Soares, trabalhador de uma fazenda local. Ele ficou sabendo que a Caravana faria atendimento oftalmológico e, já no local, após passar por exames e descobrir que terá que usar óculos, tomou conhecimento de que poderia fazer o RG do filho Luan, de 2 anos, no mesmo local gratuitamente, durante os Dias D.

“Pra mim ficou muito bom porque eu precisava fazer o documento do meu menino. O do meu outro filho de 4 anos eu consegui fazer aqui em Juína, mas foi mais difícil”, contou Juvenil, que também aproveitou o atendimento do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat) para saber quais documentos seriam necessários para regularizar a situação de seu terreno.

Além da identidade, outros documentos como CPF, 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, Cartão do Idoso, Carteira de Reservista, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e Carteira de Pescador Amador podem ser feitos no evento. Entretanto, o último documento só é gratuito para pessoas acima dos 60 anos.

Para quem busca a oportunidade de estar mais capacitado para o mercado de trabalho, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) tem uma série de parcerias que garantem vagas para cursos profissionalizantes. Este é o caso da Galvan Escola de Cabeleireiros, que desde a primeira edição da Caravana da Transformação oferece cursos de corte de cabelo masculino e feminino, design de sobrancelha e depilação egípcia.

Para esta edição, a Galvan ofereceu 120 vagas, que foram rapidamente preenchidas. A proprietária da empresa, Débora Galvan, explica que na os cursos são mais “workshops práticos”, com carga horária de 2 horas/aula, entre teoria e prática. De acordo com a profissional, uma capacitação dessas em Cuiabá custa uma média entre R$ 500 e R$ 600 enquanto que na Caravana é oferecida de graça.

“Muitas pessoas conseguem emprego após passar pela nossa qualificação. Em Peixoto de Azevedo, por exemplo, tenho um aluno que hoje trabalha com isso e também presta serviço voluntário para a sociedade. E isso é fazer o bem, dando retorno à sociedade da oportunidade que ele recebeu”, destacou Débora.

Além dos workshops, a Galvan oferece atendimento ao público. Nesta quinta-feira (21.09), a escola de cabeleireiros realizou 1.068 atendimentos durante todo o dia. “Além de oferecermos o atendimento gratuito à população, nosso trabalho é voluntário. Não cobramos um real do Estado para estarmos aqui”, completou a proprietária.

Outra oportunidade para aumentar a renda são os cursos de confecção de bonecas, decoração de tiaras e aplicação de pedras em chinelos. Em uma parceria da Setas-MT com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Juína, as oficinas de horta vertical e de manutenção de tratores agrícolas já estão sendo realizadas em locais próximos à Caravana.

Quem ainda deseja aproveitar para se qualificar pode procurar o estande de número oito e se inscrever para os treinamentos de planejamento e aproveitamento de alimentos, que serão realizados entre os dias 9 e 13 de outubro; produção de tomate, pimentão, pimenta, berinjela e hortaliças, que serão realizados entre 20 e 24 de novembro; e produção de conservas caseiras, vegetais e hortaliças, que será realizado entre 27 e 29 de novembro.

A diversão também marca presença em todas as edições da Caravana. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) possui um espaço totalmente voltado para crianças e jovens, com oficinas de Química, Física, espaço recreativo, além de oficinas de fotografia infantil. Já o Juizado Volante Ambiental (JUVAM), do Tribunal de Justiça, leva o jogo ecológico Rebojando, que faz a diversão da criançada.


A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) também se direciona a esse público fazendo apresentações diárias do “Robozão”, jogos de realidade virtual, coleta seletiva, além de ofertar oficinas de pilotagem de drone, o que chama atenção não só de jovens, mas de adultos que passam pela Caravana.

Para quem busca relaxar ou cuidar da beleza, uma parceria com a Escola Técnica Politec, de Juína, oferece os serviços de quickmassagem, limpeza e esfoliação de pele - serviços bastante procurados.

Outros serviços

A Caravana da Transformação também oferece exposições de produtos da Agricultura Familiar, de produtos confeccionados por reeducandos do Sistema Prisional de Mato Grosso, de artefatos policiais, de equipamentos de salvamento e resgate e sobre documentos do Arquivo Público de Mato Grosso.

Além disso, oferece serviços como a oferta de crédito, educação ambiental e no trânsito, Mutirão Fiscal, aferição de pressão, IMC, tipagem sanguínea, glicemia capilar, orientação jurídica, orientação ao consumidor, confecção de Boletins de Ocorrência, audiências de conciliação e mediação, testes de DNA por meio do Projeto Pai Presente e muito mais.

Os atendimentos de Cidadania acontecem nesta sexta-feira (22.09), até as 16h, e no sábado (23.09), das 8h às 12h.

Julia Oviedo | Gcom-MT

Faça Bonito 2017 começa pelo Distrito de Progresso

O Prefeito, Fábio Martins Junqueira e a Primeira Dama Helena Simões Matias Junqueira, prestigiaram a abertura

A edição de 2017 da campanha Faça Bonito – Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, começou nesta quinta-feira, 21, e o local para receber a abertura do evento foi a Escola Estadual Patriarca da Independência no Distrito de Progresso, onde aconteceu o Mutirão de Serviços.

O Prefeito, Fábio Martins Junqueira e a Primeira Dama Helena Simões Matias Junqueira, prestigiaram a abertura, acompanhados do Secretário Municipal de Assistência Social, Aguinaldo Garrido, do Secretário Municipal de Esportes, Wellington Bezerra e de vereadores, além da comunidade.

Durante o Mutirão de Serviços da Campanha Faça Bonito, promovida pela Secretaria de Assistência Social, diversos serviços foram oferecidos à comunidade, como corte de cabelo, distribuição de mudas de árvores frutíferas, além de outros serviços e momento de recreação para as crianças.

“Essa é uma ação conjunta de diversas Secretarias e parceiros como a Defensoria Pública e Defesa Civil. Inúmeras atividades desenvolvidas, mutirão de limpeza e coleta de lixo na comunidade, ao mesmo tempo oferecemos cinema às crianças. Dessa forma, de maneira lúdica e educativa, tratamos do combate a violência e promovemos a campanha de enfrentamento ao abuso e exploração de crianças e adolescentes”, destacou o Prefeito Fábio Junqueira.

De acordo com o Secretário a programação segue até o próximo dia 30 de setembro com atividades de mutirão e cinema de rua nos bairros Mané Garrincha, Jardim dos Ipês e Jardim San Diego. “Estamos dando uma atenção especial ao público alvo do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, além da comunidade em geral”, concluiu Garrido.

Assessoria de Imprensa

Deputado acompanha início das obras da MT 339

O deputado Saturnino Masson está acompanhando o início das obras da rodovia que liga Tangará da Serra há vários municípios como Panorama, Lambari D’ Oeste, Salto do Céu, dentre outros, assim como o Assentamento Antônio Conselheiro.

De acordo com o parlamentar, o comércio de Tangará se beneficiará e muito com esta proximidade. “Fiz indicações junto ao governo, porque sei que muitas pessoas passarão a fazer compras no município, gerando mais empregos e renda e todos passam a ganhar com este asfalto sendo concluído. O Governador Pedro Taques está cumprindo com promessas de campanha, mesmo que após dois anos e meio de mandato”, declarou Saturnino.

Rosangela Milles - Assessoria de Gabinete

Meio Ambiente promoverá ações em comemoração ao Dia da Árvore

Três diferentes ações serão realizadas, entre elas o plantio de árvores e distribuição de mudas

Em parceria com a Educação e Cultura e Assistência Social, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tangará da Serra realizará uma grande ação nesta quinta-feira, 21, para marcar as comemorações ao Dia da Árvore – lembrado nacionalmente todo o dia 21 de setembro. 

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Magno César Ferreira, três diferentes ações serão realizadas ao longo do dia, em diferentes locais, envolvendo plantio de árvores, distribuição de mudas de árvores frutíferas e ornamentais e ainda apresentações teatrais ligadas ao tema central, com o principal objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da árvore para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida. 

As comemorações relativas a data iniciarão às 8h, na Escola Estadual Professor João Batista, ocasião em que os alunos do 6º ano participarão do plantio de cerca de 15 mudas de árvores de ipês, divididos em dois canteiros centrais da Avenida Ismael José do Nascimento, esquina com a Rua 38 (em frente a unidade educacional).

Neste mesmo dia, porém às 14h, serão realizadas atividades no Parque Municipal Ilto Ferreira Coutinho (Bosque Municipal), com os alunos do 7º ano do Centro Municipal Joana D’Arc. Haverá também distribuição de mudas de árvores no local e apresentação de teatros educativos.

Paralelo a esses eventos, estão programadas também ações na Escola Estadual Patriarca da Independência, no Distrito de Progresso, das 8h às 16h. A escola, que receberá a comunidade para um Mutirão de Serviços, também aproveitará a data para marcar as comemorações ao Dia da Árvore, com distribuição de mudas de árvores frutíferas e ornamentais. Cerca de 200 unidades serão distribuídas. 

“O desejo da atual gestão é incentivar a cultura da preservação ambiental, bem como, demonstrar aos nossos munícipes a importância do plantio de árvores em suas residências, arborizando nossa cidade. Além disso, servimos deste dia para combater a exploração ilegal das árvores em nossas florestas”, reforçou o gestor. 

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Fabíola Tormes - Redação DS

Município abre inscrições para festivais estudantis em seis modalidades

Inscrições podem ser feitas na Vila Olímpica Rei Pelé

De outubro até novembro, a Secretaria de Esportes realizará festivais estudantis de atletismo, vôlei, basquete, futsal, handebol e xadrez

A Secretaria Municipal de Esportes torna abertas a partir de hoje inscrições para Festivais Estudantis em seis modalidades esportivas. As atividades são voltadas para todas as escolas de ensino público e particular de Tangará da Serra e os interessados devem ir até a Vila Olímpica Rei Pelé no prazo que se encerra em 06 de outubro. 

“Nós vamos a partir dos dias 14 e 15 de outubro, a cada final de semana, até os dias 11 e 12 de novembro, ter uma modalidade em atividade estudantil”, salientou o secretário responsável pela pasta, Wellington Bezerra.

A sequência de festivais começa nos dias 14 e 15 de outubro com o atletismo, que será disputado no Estádio Municipal Mané Garrincha. Nos dias 21 e 22, será a vez do Handebol, com duelos na Vila Olímpica Rei Pelé. Em 28 e 29 de outubro, a disputa será no Módulo Esportivo, com o basquete. Já nos dias 04 e 05 de novembro, acontecerão as disputas no futsal, na Vila Olímpica. As disputas retornam ao Módulo nos dias 11 e 12 com o vôlei e serão encerradas em 18 e 19 de novembro, com o xadrez, na Vila Olímpica. 

Segundo Bezerra, além da importância de dar fomento ao esporte de base em Tangará da Serra, os festivais tem como grande objetivo o descobrimento de talentos individuais, para que posteriormente, de maneira coletiva, representem o município nas principais competições a nível regional e estadual na categoria.

“Por isso, nós estamos iniciando esse trabalho agora, antecipadamente com esses festivais, para a gente descobrir esses talentos e formar nossa base já para o ano que vem, para que tenhamos condições de competir com bastante força nesses jogos que o estado lança para os municípios. Vamos formar essa base já pensando nas nossas seleções estudantis para o ano que vem”, destaca, ao relembrar o sucesso das delegações tangaraenses nas competições que disputam nas categorias estudantis.

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone da secretaria, que é 3326-1000.

Paulo César Desidério - Redação DS

Greve do Detran completa uma semana sem previsão de término

Em Tangará da Serra, o atendimento está reduzido

Em greve desde o dia 11 de setembro, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) mantêm a paralisação por tempo indeterminado. O movimento foi aderido em todo o Estado, inclusive pela 22ª Ciretran de Tangará da Serra, que atualmente encontra-se com o atendimento reduzido no município, realizando somente a liberação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran), Lucas Póvoas Jucá, a paralisação permanecerá até que o Governo do Estado se manifeste e apresente uma proposta para a categoria, que reivindica reajuste salarial. “Estamos aguardando a proposta do governador. Até agora, o Governo do Estado não se manifestou para se pronunciar sobre algo que estamos aguardando desde agosto. Nós vamos retornar as atividades somente após a conquista da pauta, pois desde 2011 estamos sem o reajuste salarial”, reclamou o secretário, ao destacar que os funcionários da Ciretran de Tangará estão fortalecendo a greve através da manifestação de apoio. “Grande parte dos servidores estão participando, pois entenderam a gravidade da situação. Estamos nos mobilizando firmes e fortes por essa única pauta”, enfatizou.

Para tentar entrar em um acordo, está previsto para acontecer na tarde de hoje, 19, uma reunião no Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), oportunidade em que os servidores esperam uma proposta do Governo do Estado. “A secretaria da Casa Civil e o Governador Pedro Taques foram notificados para participar dessa reunião, então a gente espera um acordo”, finalizou.

Rodrigo Soares - Redação DS

Centro Municipal de Ensino José Nodari realiza XX Mostra Pedagógica

Evento contou com a participação de todos os alunos da escola

O Centro Municipal de Ensino Prof. José Nodari realizou na última sexta-feira, 15, no período matutino e vespertino, a XX Mostra Pedagógica “Construindo e Socializando Diferentes Saberes”. O evento contou com a participação dos alunos da Educação Infantil ao 9º ano Fundamental e foi supervisionado pelos Professores e Coordenadores que observaram atentamente a explicação dos grupos de trabalhos que foram organizados, para dar explicações aos participantes.

Foram abordados temas como: Sistema Solar, Métodos Contraceptivos, Projeto Contação de História, Aprendendo os Valores, O Circo, Brincando com Sólidos Geométricos, O Ambiente Terrestre e o Bondinho. A Mostra é realizada uma vez por ano e contou com a participação de todo corpo docente do CME José Nodari, que é dirigido pelo Prof. Pedro Donizete Furquim.

O Prefeito Fábio Martins Junqueira e o Secretário Municipal de Educação e Cultura Prof. Adriano Fernandes estiveram presentes e elogiaram a organização e o empenho dos organizadores no sucesso da XX Mostra Pedagógica.

Humberto Ferreira - Redação

Saturnino quer que o Projeto Entre Laços e Abraços seja incluído na Caravana da Transformação em Tangará

Em reunião no gabinete do Governador Pedro Taques, com o médico oncologista e idealizador do projeto Entre Laços e Abraços dr. Eduardo Marques, Carlos Amilton, coordenador administrativo do Hospital Regional de Cáceres tratamos do pedido da inclusão do Projeto Entre Laços e Abraços, na Caravana da Transformação no município de Tangará da Serra.

“Sabemos da importância desse projeto e de quanto ele irá beneficiar a população de Tangará e região, pois muitas pessoas não conseguem consultas, nem tratamento para essa doença, que é o câncer, que tanto mata e aflige as pessoas”, disse o parlamentar.

O oncologista Eduardo Marques, afirma que a situação é preocupante, por isso a necessidade de ampliação desse projeto para o atendimento em regiões que ainda não são alcançadas.

"As estatísticas mostram que 30 a 40 por cento dos casos novos da doença, os pacientes vão a óbito, porque só descobrem a enfermidade em estágio avançado, por isso necessitamos de ampliar os atendimentos para termos um diagnóstico precoce e tratamento da doença. Quero agradecer ao deputado Saturnino que esta abrindo as portas para que possamos ampliar o Projeto em todo estado”, declarou Marques.

Rosangela Milles/Assessoria de Gabinete

Campanha terá Dia D neste sábado em cinco unidades em Tangará

Unidades estarão abertas das 08h00 às 17h00 deste sábado

Cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos estão convocados a comparecer aos postos para atualizar a caderneta de vacinação, conforme dados estimados pelo Ministério da Saúde. Para isso, acontece neste sábado, 16, em todo o território nacional o dia D da Campanha de Multivacinação.

Em Tangará da Serra, a campanha segue normalmente oferecendo em todas as unidades de saúde doses de diversas vacinas até a sexta-feira que vem, dia 22, data de término da campanha em todo o país. No entanto, amanhã, apenas cinco unidades estarão de portas abertas devido a data de intensificação da campanha.

As unidades em que acontecerão o dia D em Tangará são as do Jardim Presidente, Cohab Tarumã, Vila Goiânia, Morada do Sol e Clínica da Família (Centro), com atendimento das 08h00 às 17h00.

“Todos os anos o Ministério da Saúde atualiza as vacinas obrigatórias do Programa Nacional de Imunização. Então, essa é a hora de a gente colocar esses cartões em dia, atualizar esses cartões”, afirmou a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, Juliana Herrero.

“Este ano em especial, não só será feito com as crianças menores de 5 anos, será acrescido também crianças e os adolescentes até 14 anos, visto que nós temos duas vacinas para os adolescentes muito importantes. Contra o HPV, que no caso das meninas é o segundo maior causador de óbitos por câncer de colo do útero e, para os meninos, há a vacina para protegê-los contra o câncer de pênis”, acrescentou a enfermeira, ao ressaltar ainda a importância da vacina meningocócica, que foi introduzida neste ano no calendário de vacinação.

A coordenadora lembra também que pais de crianças entre 2 e 4 anos devem ficar atentos, uma vez que a frequência aos postos de saúde diminui nesta faixa etária em que podem haver novas vacinas a serem aplicadas.

“Muitas vezes as crianças com 4 anos ficam sem tomar as vacinas dessa idade, que são extremamente importantes, previnem várias doenças graves que podem causar o óbito”, argumenta, ao reforçar a importância das imunizações.

“É importante atualizar o cartão. Muitas vezes os pais acreditam que está em dia, que não tem nenhuma vacina faltando e foi mudado o calendário nacional e há vacinas para serem feitas”, concluiu Juliana.

Paulo César Desidério - Redação DS

Internautas se sensibilizam e pedem “Paz no Trânsito”

A campanha tem o apoio de políticos, professores, advogados e muitos outros

Uma cidade abalada e perplexa. Assim podemos descrever Tangará da Serra nos últimos dias, graças ao alto índice de acidentes registrados, seis apenas no mês de setembro.

Com o objetivo de alertar e chamar a atenção de condutores de veículos e pedestres, várias pessoas estão utilizando as redes sociais para pedir “Paz no Trânsito”. A iniciativa tem atraído a cada dia mais e mais adeptos, inclusive os clubes de serviços, como o Leo Clube.

De acordo com a presidente do clube, Alessandra Antonelo Martins, a campanha já estava sendo pensada e coincidiu com o grande número de acidentes ocorridos recentemente. “Nós já estávamos pensando a campanha para levar para as ruas, mas pelo fato de termos que apresentar um projeto para a Guarda Municipal, ela está demorando um pouquinho. Por isso, iniciamos virtualmente, pois atingimos um grande número de pessoas. Queremos alertar para o problema no trânsito e seus perigos”, comenta.

De acordo com a presidente, tão logo o projeto fique pronto, os companheiros de Leo Clube irão para as ruas da cidade, onde cartazes serão afixados com o tema, bem como, aos semáforos da cidade, onde buscarão conscientizar, tanto condutores, quanto pedestres.

A campanha tem o apoio de políticos, professores, advogados e muitos outros, que provavelmente possuíam algum tipo de relacionamento com as vítimas, ou com parentes das seis pessoas que perderam a vida nos últimos dias. A última morte em Tangará da Sera foi registrada na terça-feira, 12, quando um menino de apenas 12 anos foi atropelado por uma camionete quando retornava da escola.

Rosi Oliveira - Redação DS

Grupo Os de Fora participa de um dos maiores eventos juninos do país em Brasília

O Grupo de Quadrilhas Juninas Os de Fora, representará Tangará da Serra e Mato Grosso neste fim de semana no 11º Arraiá Brasil em Taguatinga (Distrito Federal), cidade satélite de Brasília. No total, 42 dançarinos viajam nesta sexta-feira, 15, rumo a um dos maiores eventos juninos do Brasil.

De acordo com Priscila Fernandes, uma das responsáveis pelo Os de Fora, o Arraiá Brasil reunirá a ‘nata’ do movimento junino brasileiro. “É o maior evento junino que já participamos, estaremos concorrendo inclusive com os campeões do Nordeste”, contou.

O grupo tangaraense levará para o Arraiá Brasil o enredo “Contando Marias em Estações e Alegrias”, coordenado pelo coreógrafo Wellington Machado, e concorrerá com grupos de Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Amazonas, Tocantins, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Para e Distrito Federal.

A apresentação do Os de Fora será neste sábado, 16, às 22horas15 minutos.

APOIO

Para realizar este desafio, o grupo conta com apoio da Prefeitura de Tangará da Serra, através do prefeito Fábio Junqueira (PMDB) e dos secretários de Educação e Cultura, Adriano Fernandes e de Esportes, Wellington Bezerra. “Graças a esse apoio estaremos realizando esse desafio e colocando o grupo para participar entre os melhores grupos do Brasil”.

Programação oficial do XI Arraiá Brasil 2017:

Sábado - 16/09/2017

19:00h - desfile dos grupos.
19:30h - abertura com apresentação da quadrilha mirim- coisas da roça- DF.

1 - 20:00h - á definir - Distrito Federal
2 - 20: 45h - Fogo de Palha - MG
3 - 21:30h - Sai de Baixo - MA
4 - 22:15h - Os de Fora - Tangará da Serra - MT
5 - 23:00h - Velho Chico - BA
6 - 23:45h - Arranca Toco - TO
7 - 00:30h - Renovaçao Junina - AM

Domingo - 17/09/2017

1 - 18:00 h - Gonzagão do Pavilhão - RJ
2 - 18:45h - Raio de Sol - Pernambuco
3 - 19:30h - Moleka 100 Vergonha - PB
4 - 20:15 h - Chapeu do VoVô - GO
5 - 21:00h - Lua de Prata - PI
6 - 21:45h - Junina JEVAC - PA
7 - 22:30h - Formiga da Roça - DF

Fonte: Tangará em Foco

Tangará da Serra recebe etapa nacional de Cross Country

Dez cidades mato-grossenses estarão representadas

Atletas de Mato Grosso já estão prontos para irem para Tangará da Serra, cidade sede da etapa nacional do Ranking de Cross Country Maratona nos dias 16 e 17 de setembro. A etapa também conta pontos para o certame mato-grossense da modalidade.

A largada acontece no domingo, às 8 horas da manhã no Parque do Bosque, ao lado do Jardim Tarumã, os atletas fazem um percurso de 60 km. Correm todas as categorias oficiais, entre as quais: Elite, Sub-30, Máster 30-34, Máster 35-39 e Elite Feminina. A prova tem total apoio da Prefeitura Municipal de Tangara da Serra e tem também a co-realização da Associação Ciclística da Serra (ACS).

Manoel Lima, dirigente da Federação Mato-grossense de Ciclismo (FMTC) avalia como fundamental esta competição. “Estamos passando por um momento muito difícil para o esporte amador em geral. Todos os apoiadores ressentem em apoiar eventos esportivos. Porém estamos obtendo total apoio da Prefeitura de Tangara da Serra”, celebra o mandatário.

Tomam parte na competição atletas de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Campo Verde, Rondonópolis, Campo Novo dos Parecis, Nova Olímpia e de Tangara da Serra.

Olhar Esportivo

Saturnino se reúne com Governador para cobrar repasse mensal da saúde para Tangará

O deputado Saturnino Masson (PSDB) se reuniu com o governador Pedro Taques para cobrar o repasse mensal da saúde para a manutenção do Hospital Municipal de Tangará da Serra e também sobre a construção do Hospital Regional no município.

De acordo com Saturnino Hospital Municipal atende a população não só de Tangará da Serra, mas das cidades vizinhas. “Cobramos do governo esses repasses mensais porque sabemos da necessidade desses recursos para o atendimento médico e hospitalar das pessoas que procuram a unidade em busca de mais saúde. Neste encontro também tive a garantia de Taques da construção do Hospital Regional em Tangará da Serra, para atender toda a demanda da região médio-norte, uma bandeira que defendo desde o início de meu mandato”, declarou Saturnino.

O governador afirmou que irá fazer o repasse mensal ao Hospital Municipal, e que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) está finalizando um estudo para a construção de um Hospital Regional na cidade. 

"Tenho o compromisso de construir um Hospital Regional em Tangará e a nossa gestão fará isso. Nós estamos economizando em outras pastas para investir em saúde e a construção da unidade é uma das nossas prioridades, e também vamos fazer o repasse mensal para a saúde no município de Tangará.", declarou Taques.

Rosangela Milles/Assessoria de Gabinete

PM estima que 125 mil pessoas tenham passado pela Exposerra

Estima-se que o primeiro e o último dia foram os que mais atraíram pessoas ao Parque de Exposições

Em dados apresentados em coletiva realizada na tarde de ontem, o Comando da Polícia Militar de Tangará da Serra, através do Coronel Heverton Mourett, informou que cerca de 125 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições, durante as cinco noites de festa. Segundo o Coronel, os números de ocorrências levantados ficaram bastante abaixo do esperado, pelo porte da cidade e pelo número de pessoas que visitaram o local. Estima-se que o primeiro e o último dia foram os que mais atraíram pessoas ao Parque de Exposições. 

“Graças a Deus nós estivemos aí no policiamento da Exposerra e conforme nós planejamos, entendemos que o policiamento foi extremamente exitoso, quando empregamos diariamente a ordem de 40 policiais tanto na montagem, no stand, na recepção, quanto nos locais de fluxo, que foram as entradas da festa. Fizemos um planejamento bastante rico e detalhado e com a junção dos organismos de segurança privada. Então falar dos resultados para nós é uma honra, pois não tivemos ocorrências de grande vulto como homicídio, conflitos generalizados, lesões corporais, não houve furto de veículos, então nosso balanço é muito positivo”, destacou o comandante se referindo ao interior do parque.

Já no policiamento externo algumas ocorrências foram registradas, mas assim como as ocorrências internas do Parque de Exposições ficaram abaixo do esperado, como reforça o tenente coronel Araújo. “Contando que tivemos feriado em que o movimento aumenta na cidade, as ocorrências foram baixas pelo fato de não termos reduzido o policiamento na cidade. Tivemos duas mortes, um esfaqueamento e um acidente sem vítima fatal, mas não por falta de policiamento. Então a gente vê como bastante positivo”frisou.

Rosi Oliveira - Redação DS

Parceria entre Prefeitura e Lions Club Tangará da Serra atenderá 80 crianças

Reunião aconteceu no gabinete do Prefeito

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, recebeu membros do Lions Club Tangará da Serra para uma reunião onde se discutiu a realização do projeto Crianças Primeiro. Ação que se desenvolverá através de uma parceria entre o Município e o club de serviço tem o objetivo de promover gratuitamente aulas de judô e futebol.

De acordo com a advogada Katia Gouveia, que faz parte do Lions Club Tangará da Serra e é esposa do Vice-prefeito Renato Gouveia, o projeto Crianças Primeiro ministrará de forma gratuita aulas de judô e futebol a 80 crianças.

“Serão 20 alunos atendidos por período, com aulas duas vezes por semana, no contraturno escolar”, informou. As aulas serão desenvolvidas na própria sede da Lions Club Tangará da Serra. “Essa é uma bela iniciativa que terá o apoio do Município através das Secretarias Municipais de Esportes, Educação e Cultura, Assistência Social e Cras”, destacou o Prefeito Fábio Junqueira.

Segundo o Secretário de Esportes, Wellington Bezerra que participou da reunião, as inscrições serão abertas nesta quarta-feira, 13 a partir das 13h30 com encerramento às 21h, sendo retomadas na quinta-feira, 14, das 8h às 17h, quando se encerram definitivamente.

“Para se inscrever é necessário que o aluno venha acompanhado de um responsável e traga cópia do RG ou da certidão de nascimento e ainda cópias do RG e CPF dos pais e comprovante de residência”, completou Katia Gouveia, informando ainda que o resultado da seleção dos 80 participantes será divulgado no próximo dia 20 de setembro. As aulas de futebol iniciam dia 3 de outubro e de judô no dia 5.

Assessoria de Imprensa

Deputado Saturnino entrega título de cidadão mato-grossense nesta sexta (15)

São 31 personalidades homenageadas, que contribuíram para o desenvolvimento e o crescimento socioeconômico de Mato Grosso

O deputado Saturnino Masson (PSDB) fará na próxima sexta-feira (15), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, às 19h30, a entrega de títulos de cidadão mato-grossense a 31 personalidades, pelo reconhecimento aos que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento e o crescimento socioeconômico de Mato Grosso.

O título de cidadão é concedido pela Assembleia Legislativa a quem não nasceu no estado ou aos que, mesmo de longe, trabalham por Mato Grosso. Desde que essa contribuição tenha sido feita sem visar a lucros, interesses pessoais ou profissionais.

“A instituição pública tem a obrigação de reconhecer o papel de destaque que cidadãos e cidadãs desempenham na sociedade. Pois, em muitos casos, essas pessoas cumprem o papel do Estado. Sinto-me honrado em poder entregar esses títulos a essas pessoas tão respeitáveis", declarou o parlamentar.

Saturnino destaca que as pessoas para as quais ele irá conceder os títulos são representantes dos mais diversos segmentos e municípios do estado. “São pessoas que não nasceram em Mato Grosso, mas adotaram nosso estado como sua terra natal. Então, a entrega de título é uma forma de dizer obrigado", disse o deputado.

Serão agraciados:

ANTONIA ELIENE LIBERATO DIAS
ANTONIO CÂNDIDO NOGUEIRA 
ANTÔNIO JOSÉ DE FREITAS 
ANTONIO SANCHES MONSILHA
CELESTINA BIACHINI BORTOLUZZI 
DIEGO CARMONA VACARI 
DIVA RODRIGUES DA SILVA GUIMARÃES
DOMINGOS OLIVEIRA SANTOS
EDIR CLARA NEZI DA SILVA
EDITH MIGUEL DA SILVA 
ELMA MARIA LEITE DA CRUZ
ERMENEGILDO ANTONIO NEZI
GODFREY KALAGI KIBUUKA
IRENO MACIEL DUTRA 
JOÃO BANDIERA FILHO
JOÃO RAPOZA FILHO
JOSÉ PINHEIRO DE JESUS
JOSÉ VICENTE MARQUES FILHO 
JURANDIR DA SILVA CARVALHO 
LÍDIA SOARES GONÇALVES 
LUCIOMAR MACHADO FILHO
MÁRCIO ISSAO OKUZONO
MARIA DAS GRAÇAS NEVES FREITAS
MARIA DE LURDES FERREIRA DE JESUS
MARIA LUCIA PRIOTTO MASSON 
MARIO FERREIRA DE LIMA 
MARLENE MARIA WEBER
NANCY BIFF DIAVAN 
OSWALDO BRUNETTI DE GODOY
SILVANA LÓ MASSON
SILVIA COSTA DOS SANTOS

ROSANGELA MILLES/Assessoria de Gabinete

Carreata contra o suicídio será realizada em Tangará da Serra

Médica Clínica do Caps, Vaneida moreira da Silva, enfatizou sobre a importância da prevenção

Pelo quarto ano seguido, Tangará da Serra aderiu a campanha promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria, o chamado ‘Setembro Amarelo’. A campanha mundial, que se estende por todo o mês, teve como data principal o dia 10 de setembro, considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Em Tangará da Serra, uma carreata organizada pelo Centro de Atenção Psicosocial (Caps), em parceria com a Unic será realizada no próximo dia 30 desse mês, visando conscientizar a população a respeito do combate ao suicídio. Nesse ano, a carreata terá como ponto de partida o Supermercado Big Master, localizado na Rua 01, seguindo até a Prefeitura Municipal.

De acordo com a médica clínica do Caps, Vaneida Moreira da Silva, a campanha é fundamental para tentar diminuir o índice de suicídio, que cresce a cada ano que passa. “O tema precisa ser discutido, mas ainda é um pouco polêmico, pouco abordado pelas pessoas e visto muita das vezes como tabu. A gente tem percebido um aumento na incidência de suicídio no Brasil, e a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que isso aumente cada vez mais. Então a gente precisa conversar sobre isso, porque é uma epidemia silenciosa, sendo certo que precisamos abrir os olhos da população e mostrar que tem atendimento e tratamento”, comentou a profissional, ao destacar que foi comprovado cientificamente que o acompanhamento médico adequado tem eficácia para diminuir o índice de suicídio.

“As vezes o usuário não busca o atendimento ou trata de maneira inadequada. A maioria dos casos estão relacionados a depressão ou até mesmo consumo de álcool e drogas. Contudo, é bom frisar que nem sempre o suicídio está relacionado a patologia psiquiátrica, as vezes é uma situação mesmo de sofrimento que a pessoa está passando”, relatou.

A médica clínica ainda explicou que em certas situações o suicídio é causado por um ato isolado, porém existem casos que possuem todo um contexto delicado que faz com que a pessoa tire a própria vida.

“A gente chama atenção da população para que se caso alguém estiver passando por algum problema, não cometa suicídio e sim procure tratamento de saúde. Busque o setor de Psicologia, o Caps ou uma das unidades de Saúde da Família, que são serviços de saúde disponíveis no município”, concluiu.

Rodrigo Soares - Redação DS

Caravana da Transformação inicia dia 17 de outubro no Módulo

Datas e local foram definidos em reunião realizada na última sexta-feira

A 10º edição da Caravana da Transformação está confirmada para acontecer em Tangará da Serra, entre os dias 17 a 27 do mês que vem, no Módulo Esportivo. A data e o local foram definidos na última sexta-feira, 08, quando o Secretário Adjunto de Defesa Civil de Mato Grosso, Tenente Coronel BM Cunha, esteve juntamente com outros técnicos do Estado participando de uma reunião com o prefeito Fábio Martins Junqueira e outras autoridades públicas locais, discutindo questões pontuais do evento.

De acordo com o chefe do Executivo, ficou definido que haverão três carretas para prestar serviços públicos no município. “Na reunião, o tenente coronel explicou como funciona a caravana. Entre os serviços de saúde oferecidos estarão as consultas, exames oftalmológicos e as cirurgias de catarata, pterígio e yag laser”, relatou o prefeito Fábio, ao destacar que a meta do Governo do Estado é atender de 800 a mil pessoas diariamente durante os dez dias que estiver prestando os serviços em Tangará.

“Nas próximas semanas haverão novas reuniões junto com secretários de saúde da região, visto que além de Tangará da Serra, a Caravana da Transformação também atenderá municípios vizinhos”, explicou Junqueira. A Caravana da Transformação instituída pelo governo de Pedro Taques tem como principal proposta levar a integração dos esforços da gestão à toda população mato-grossense, além de proporcionar fornecimento dos serviços essenciais para o cidadão.

CURSO - Para atender toda a demanda da Caravana da Transformação, o município de Tangará da Serra realizará a partir da próxima quarta-feira, 13 de setembro, um curso de voluntários. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Gilvane Lima, as inscrições já podem ser realizadas. “Vamos precisar de bastante voluntários, então a partir de quarta-feira o curso será iniciado, e terá certificado de 12 horas. Quem puder nos ajudar, pode fazer a inscrição na sede da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros ou pelo facebook da Defesa Civil de Tangará da Serra”, convidou o coordenador municipal.

Rodrigo Soares - Redação DS

Campanha de Multivacinação começa hoje em Tangará da Serra

Crianças e adolescentes de até 14 anos de idade podem ser avaliados

Começa nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, a campanha de multivacinação, organizada pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil. Em Tangará da Serra, as Unidades de Saúde da Família (USF’s) já estão prontas para receberem crianças e adolescentes de até 14 anos de idade, que poderão fazer a atualização da caderneta de vacinação.

De acordo com a enfermeira responsável técnica da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, a ação tem por objetivo completar os esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta desse público como forma de prevenção.

“Vacinaremos todas as crianças e adolescentes, então os pais ou responsáveis devem procurar alguma das Unidades de Saúde da Família para ser avaliado o cartão de vacina. Caso haja alguma em atraso, a vacina será feita no mesmo dia”, explicou a enfermeira, ao destacar a importância das vacinas de HPV e meningite para os adolescentes, visto que são doenças que podem resultar em sérias complicações. “O HPV é um dos principais causadores de câncer de útero nas mulheres, e a meningite é uma doença que muita das vezes é fatal. Diante disso, a gente faz a convocação não apenas para as crianças comparecerem, mas para os adolescentes também irem até uma unidade”, alertou a responsável. Vale lembrar que é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada atualmente pelo Programa Nacional de Imunização.

Dia D- O “Dia D” de mobilização da campanha nacional de multivacinação em Tangará da Serra será realizado no dia 16 de setembro (sábado) com a abertura de cinco Unidades de Saúde da Família (USF’s), visando reforçar ainda mais a quantidade de pessoas vacinadas. “Atenderemos nesse dia nas USF’s do Jardim Presidente, Morada do Sol, Cohab e Goiânia, além da Clínica da Família, localizada no centro da cidade”, informou Juliana Herrero.

Rodrigo Soares - Redação DS

Rogério Silva consegue emendas parlamentares para aquisição de equipamentos para UTI's

Deputado Federal Rogério Silva

O Deputado Federal Rogério Silva (PMDB), em seu mandato de quatro meses emplacou um grande feito em sua atuação parlamentar. Conseguiu emendas parlamentares em prol de nossa Saúde no valor de .4.400.000,00 (Quatro milhões e quatrocentos mil reais), sendo uma delas para aquisição de equipamentos para implantação de UTIs no Hospital Municipal. 

O Secretário Municipal de Saúde de Tangará da Serra Itamar Martins Bonfim, parabenizou o Deputado Federal Rogério Silva pelo belíssimo trabalho realizado em prol do nosso município. "São estas ações que fazem com que Tangará da Serra se consolide cada dia mais como pólo de Saúde e referencia em nosso Estado", comentou o Secretário Itamar.

"Quero agradecer o Deputado Federal Rogério Silva, por ter atendido os nossos apelos e ter conseguido estas emendas parlamentares tão importantes para a ampliação do atendimento do nosso Hospital Municipal", finalizou o Prefeito Fábio.

Humberto Ferreira - Redação 

Comemorado a Independência do Brasil em Tangará da Serra

O Ato Cívico foi realizado na Pça. da Bíblia, no centro de Tangará da Serra e contou com a presença de várias autoridades.

Dia 7 de setembro de 1822, foi proclamada, oficialmente, a independência do Brasil,e em Tangará da Serra  foi realizado um Ato Cívico na Pça. da Bíblia para comemorar a aludida data.

O evento contou com a participação do Prefeito Fábio Martins Junqueira, do Vice- Prefeito Renato Gouveia, de Secretários Municipais, representante do Poder Legislativo, Corpo de Bombeiros. do Presidente da Ordem dos Advogados de Tangará da Serra e do público em geral.

Escolas Municipais e Estaduais desfilaram para o aplauso dos presentes, e ao final aconteceram apresentações culturais com o Grupo Os de Fora e o Grupo de Capoeira Capuerê com sua já famosa roda de capoeira.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura Prof. Adriano Fernando usando da palavra, parabenizou a todos os presentes pelo senso cívico demonstrado na participação do Ato Cívico.

O Prefeito Fábio Martins Junqueira fez um rápido pronunciamento, enaltecendo o espírito patriótico demonstrado pela população que compareceu ao evento.

Humberto Ferreira - Redação

Mais de 2 mil acadêmicos iniciam segundo semestre do ano

Curso de jornalismo é novidade do segundo semestre do ano letivo na instituição

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) campus Tangará da Serra iniciou nesta segunda-feira, 04 de agosto, o segundo semestre de 2017. Ao todo cerca de dois mil acadêmicos dos nove cursos ofertados retomaram à rotina de aulas e atividades de ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com o diretor da instituição, Anderson Fernandes, o início das aulas era aguardado com ansiedade pelos acadêmicos do município, principalmente devido a estreia do curso de Jornalismo, que é uma das novidades ofertadas pela Unemat de Tangará da Serra nesse segundo semestre do ano letivo.

“Fizemos na semana que antecede as aulas a semana pedagógica, setorizado, por cursos onde os professores prepararam o semestre através da elaboração de planejamento pedagógico. No lado administrativo também houve uma intensa preparação, sendo certo que utilizamos esse tempo de férias para fazer algumas manutenções no campus, como por exemplo no ar-condicionado e eventuais consertos que precisaram ser realizados em algumas salas de aula”, comentou o diretor, destacando que a primeira turma de Jornalismo conta com 40 acadêmicos.

“Em termos de novidades, além do curso de jornalismo também temos algo muito bom para o campus, que são as construções. Iniciamos uma era de expansão do campus, sendo que até o próximo ano vamos atingir 15 centros. Creio que no próximo mês vamos inaugurar uma dessas construções, oportunidade em que contaremos com a presença de autoridades municipais e estaduais”, relatou o professor.

Segundo informações da assessoria de comunicação da instituição, o início do semestre letivo acontece em 12 dos 13 campus da Unemat, e também no Núcleo Pedagógico de Rondonópolis. Somente o campus do Médio Araguaia, com sede em Luciara, não iniciaram as aulas nesta segunda-feira por ofertar turmas diferenciadas e desta forma, segue um cronograma específico.

Rodrigo Soares - Redação DS

Tangará consegue duas medalhas de bronze nos Jogos Escolares

Terceiros lugares vieram no basquete masculino e futsal

As seleções que representaram o município de Tangará da Serra na fase estadual dos Jogos Escolares da Juventude conseguiram bons resultados. Apesar de não terem obtido índices de classificação para a fase regional, duas das quatro equipes que viajaram para o município de Alta Floresta, onde as disputas ocorreram, retornaram com terceiros lugares.

De acordo com o chefe da delegação, Cléuvis Fontana (Bocão), as medalhas de bronze vieram nas modalidades do basquetebol masculino e futsal feminino.

“Tangará foi para a competição com 4 equipes. Handebol masculino, Futsal Feminino e Basquete masculino e feminino. O futsal feminino ficou em 3° Lugar vencendo Sinop por 3x1 na decisão. O basquete masculino também ficou em 3° Lugar vencendo a equipe de Primavera do Leste por 42x27. Infelizmente o handebol masculino perdeu para Sorriso nas quarta de final e o basquete feminino ficou na primeira fase”, afirmou.

REPRESENTANTES - A escola 13 de Maio representou Tangará da Serra em duas modalidades, sendo o handebol masculino e o futsal feminino. Outra escola representante foi a Pedro Alberto Tayano, que viajou com as seleções de basquete masculino e feminino.

Paulo César Desidério - Redação D

IBGE divulga estimativas populacionais dos municípios

Estima-se que o Brasil tenha 207,7 milhões de habitantes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2017. Estima-se que o Brasil tenha 207,7 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,77% entre 2016 e 2017, um pouco menor do que a taxa 2015/2016 (0,80%).

De acordo com a estimativa, Mato Grosso tem, agora, 3.344.544 habitantes, representando um aumento de 1,18% em relação a estimativa divulgada no ano passado, quando apontava uma população de 3.305.531. Os três estados mais populosos estão localizados na região Sudeste, enquanto os cinco menos populosos estão na região Norte. O líder é São Paulo, com 45,1 milhões de habitantes, concentrando 21,7% da população do país. Roraima é o estado menos populoso, com 522,6 mil habitantes (0,3% da população total).

O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,1 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,5 milhões de habitantes), Brasília e Salvador (cerca de 3,0 milhões de habitantes cada). Dezessete municípios brasileiros têm população superior a 1 milhão de pessoas, somando 45,5 milhões de habitantes ou 21,9% da população do Brasil. Serra da Saudade (MG) é o município brasileiro de menor população, 812 habitantes, seguido de Borá (SP), com 839 habitantes, e Araguainha (MT), com 931 habitantes. Estima-se que, de 2016 para 2017, quase um quarto dos municípios (24,746%) do país tiveram redução de população.

Tangará foi uma das cidades que mais cresceu no Estado

O município de Tangará da Serra foi um dos que mais cresceu em número de habitantes no último ano em Mato Grosso, passando de 96.932 para 98.828 habitantes, o que representa um crescimento de 1,95%. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tangará da Serra perdeu em crescimento de habitantes somente para Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso e Sinop, que apresentaram porcentual maior de crescimento. Contudo, a expansão populacional de Tangará da Serra foi superior, em porcentual, ao de cidades importantes do Estado de Mato Grosso, como a capital Cuiabá, que cresceu apenas 0,8%, Várzea Grande, que cresceu 0,98%, primavera do Leste, que aumentou em 1,58 e Rondonópolis, que apresentou crescimento de 1,5%.

Com a apresentação das estatísticas, o município de Tangará da Serra continua ocupando a quinta posição de cidade mais populosa do Estado de Mato Grosso, ficando atrás somente de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.

Conforme a estimativa, Serra da Saudade (MG) é o município brasileiro de menor população, estimada em 812 habitantes em 2017, seguido de Borá (SP), com 839 habitantes, e Araguainha (MT), com 931 habitantes. Esses três municípios eram os únicos no país com menos de mil habitantes em 01/07/2017. Em 2017, pouco mais da metade da população brasileira (56,5% ou 117,2 milhões de habitantes) vive em apenas 5,6% dos municípios (310), que são aqueles com mais de 100 mil habitantes.

Os municípios com mais de 500 mil habitantes (42) concentram 30,2% da população do país (62,6 milhões de habitantes). Por outro lado, a maior parte dos municípios brasileiros (68,3%) possui até 20 mil habitantes e abriga apenas 15,5% da população do país (32,2 milhões de habitantes).

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.

Rodrigo Soares - Redação DS