Vacina contra HPV é ampliada para meninos de 11 a 14 anos

Em Mato Grosso, mais de 119 mil meninos devem ser vacinados contra HPV

O Ministério da Saúde anunciou esta semana a ampliação na oferta de vacina contra HPV para meninos de 11 a 15 anos incompletos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). Anteriormente a vacina contra a doença era disponibilizada em meninos de 12 e 13 anos. 

Em Tangará da Serra, de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, desde o dia 12 de junho, as 18 Unidades de Saúde da Família já estão vacinando os meninos de 11 a 14 anos contra HPV. A autorização para ampliação da faixa etária, segundo a coordenadora, foi comunicada a Secretaria Municipal de Saúde no último dia 8 de junho, por meio de Nota Informativa emitida pela Coordenadora Geral Substituta do Programa Nacional de Imunização, Ana Maranhão.

Em Nota, a Secretaria de Vigilância em Saúde informava que a partir de junho o Ministério da Saúde ampliaria a faixa etária da vacina HPV Quadrivalente para meninos, passando a disponibilizar essa vacina para a população masculina de 11 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) no Calendário Nacional de Vacinação. “Essa ampliação fortalece as ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção da ocorrência de Cânceres”, destaca a coordenadora, no documento, ao ressaltar que a vacinação em meninos contribui para o aumento da proteção também de meninas, impactando nas próximas décadas o perfil epidemiológico das infecções atribuíveis ao HPV em ambos os sexos. 

Unemat realiza vestibular em 14 cidades no domingo (25.06)

As provas terão início às 8 horas e se estenderão até às 13 horas

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza, no domingo (25.06), as provas do Vestibular 2017/2 em 14 cidades mato-grossenses: Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

As provas terão início às 8 horas e se estenderão até às 13 horas. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para início, já que os portões dos estabelecimentos serão fechados, impreterivelmente, às 8 horas. Não será permitido ingresso de candidatos ao local de após esse horário.

Os vestibulandos podem conferir o nome do estabelecimento, endereço e sala onde farão as provas no site www.unemat.br/vestibular, por meio de consulta individual, contendo nome, número do documento de identidade, curso pretendido, opção de língua e vaga.

O vestibular compreende duas fases, em etapa única: a primeira consta de quatro provas objetivas com questões sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa constitui-se de prova de redação.