Judiciário avalia positivamente Mutirão na Vara Criminal em Tangará da Serra

Ao longo da semana, foi realizado um amplo mutirão no sistema prisional de Tangará da Serra. O trabalho está sendo realizado em todo o estado de Mato Grosso pela Corregedoria do Tribunal de Justiça.

De acordo com Maurício Lineo Fett, Gestor Judiciário da Vara Criminal da Comarca de Tangará da Serra, o objetivo do mutirão foi verificar a situação de cada preso. “Verificou-se a situação de todos para ver se o processo está andando ou parado, porque às vezes poderia ser um preso de outra comarca, esquecido. Então, verificou-se também por qual motivo cada um está preso”, disse.

O sistema prisional de Tangará da Serra abriga hoje 360 presos do sexo masculino no CDP e 70 do sexo feminino na antiga cadeia pública. Todos tiveram seus casos analisados. “É verificado o andamento de cada processo. Com isso, se houvesse alguma anomalia, seria feita a soltura dos presos”, explica o Gestor Judiciário.

Em Tangará da Serra houve cinco solturas de presos. De acordo com Maurício Fett nenhuma foi por excesso de prazo de prisão. “Simplesmente porque eles já poderiam ser soltos, mas não por algum motivo errado”, afirmou.

Outro objetivo do mutirão é verificar quantos presos provisórios e quantos definitivos existem em Mato Grosso e se estão detidos juntos ou não.

Por Marlenne Maria com Heverton Luiz - Redação DS

Plano Estadual da Agricultura Familiar é discutido em Tangará

Evento foi realizado na última quinta-feira, no auditório da Unemat

Autoridades públicas e agricultores se reuniram para debater as diretrizes do Plano da Agricultura Familiar para os próximos 20 anos

Com o objetivo de selecionar propostas para elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar, o município de Tangará da Serra sediou nessa quinta-feira, dia 27 de abril, um encontro realizado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/MT) e pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf/MT). O evento aconteceu no auditório da Unemat, onde autoridades públicas e agricultores se reuniram para debater as diretrizes do Plano da Agricultura Familiar para os próximos 20 anos. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Ander Santos, cinco temas diferentes foram debatidos no decorrer do dia entre 130 pessoas que participaram das discussões.
“O Plano já estava quase completo, faltava somente esse encontro aqui em nosso município. Agora a proposta irá para a Assembleia Legislativa para tornar-se lei, que dará um guia para a Agricultura Familiar, inclusive aqui de Tangará da Serra”, explicou o responsável, ao destacar a importância da participação dos produtores rurais na elaboração da proposta, atendendo assim efetivamente as necessidades dentro da gestão pública.

Para o oficial da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Eliel Ferreira, o Plano Estadual da Agricultura Familiar é fundamental para inserir os assentados e outros produtores dentro do programa, que é pautado numa boa elaboração assistencial. “Durante esse evento ouvimos os produtores que são da agricultura familiar, que passaram um período muito grande praticamente esquecidos. É impossível montar um sistema de produção se não houver assistência técnica e direcionamento para questão da comercialização. Esse encontro delineou essas ações para que as famílias tenham um canal de comercializações, para que os produtores se aglomerarem em associações e assim receberem a devida assistência técnica e políticas públicas”, enfatizou.
O evento contou com o apoio da Unemat Campus Tangará da Serra, Empaer, Laticínio Vital, Prefeitura Municipal de Tangará da Serra e Colegiado do Território de Identidade Rural do Alto Paraguai.

Por Rodrigo Soares - Redação DS

Inaugurada em Tangará a Casa de Apoio para pacientes renais

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (18), a Casa de Apoio Maria José de Matos. O objetivo é atender pacientes renais e ou familiares que necessitem por algum motivo de abrigo em Tangará da Serra e não tenham onde ficar.

O espaço tem capacidade para abrigar 16 pessoas, com camas beliche, sala, refeitório e outras dependências.

O médico Dr. João José de Matos, responsável pela Clínica de Hemodiálise foi o responsável pela organização da casa. Em entrevista ele destacou que é a realização de um sonho muito antigo. “Tenho a teoria de que o homem que deixa de sonhar, deixa de viver. E este é um sonho muito antigo. Desde que cheguei com minha família em Tangará, em 2008, já sentíamos, quando morávamos em Cuiabá, que pacientes daqui e da região iam para lá para fazer hemodiálise três vezes por semana e víamos o sofrimento. Desde que chegamos aqui tínhamos esta vontade e hoje estamos realizando”.

A clínica de hemodiálise de Tangará da Serra atende pacientes de 14 cidades da região. Dr. João exemplificou a necessidade de criação da casa de apoio citando o caso de um paciente de Juína que faz o tratamento em Tangará. “Este paciente de Juína anda mil quilômetros, 500 para vir e 500 para voltar, para fazer a hemodiálise. O motorista da ambulância sai de lá a uma hora da manhã e chega aqui às 08:00 da manhã. E não tem onde ficar. Numa situação destas, enquanto o paciente faz a hemodiálise, este motorista pode vir aqui, descansar, tomar um banho, fazer uma refeição e voltar com amis segurança”.

A escolha do nome da casa, é uma homenagem à mãe do médico. “Queria homenagear a minha mãe. Tudo que sou na minha vida devo a ela. Além de me dar a vida, me deu muita coisa, me deu educação, apesar de ser humilde, praticamente analfabeta, muito sofredora. Hoje ela tem 99 anos e está internada em uma clínica em Cuiabá com Alzheimer e demência, mas queria homenageá-la”, contou.

A casa poderá ser utilizada também por pacientes de Tangará da Serra que estejam sem locomoção temporariamente ou necessitem permanecer por algum motivo na cidade caso residam na região rural. “Tenho pacientes de Tangara que tem problemas de locomoção, alguns até paraplégicos. E muitas vezes não tem acesso a ambulância, podem então ficar aqui até dois dias para se organizar. Alguns precisam fazer exames e não tem como voltar para sua cidade no mesmo dia, podem passar a noite aqui. Algum paciente de fora que interne aqui e a família não tem onde ficar, pode ficar aqui até ele ter alta”, disse o médico.

Manutenção

Toda a montagem da casa foi realizada com doações, da própria Clínica de Hemodiálise e de colaboradores. A manutenção se dará da mesma forma. A clínica está pagando aluguel, água, luz e manutenção de funcionários. “Temos muitas pessoas da sociedade que são colaboradores e contribuirão mensalmente com uma mesada para mantermos a casa. São pessoas que não querem ser identificadas. Quem ficar na casa não gastará nada. Estes colaboradores são muito importantes, porque além de ajudarem a montar a casa, auxiliarão mensalmente na manutenção. Acredito que se dividirmos as despesas, todos ajudando com um pouco, não faltará nada. Estamos sendo procurados por pessoas que querem ajudar com doações mensais”, destacou o Dr. João.

Por Marlenne Maria com Heverton Luiz - Redação Rádio Pioneira

Tangaraense tem aplicativos lançados na loja do Google Play Store

Os aplicativos podem ser baixados gratuitamente

Após editar nove anos o Jornal de Domingo e três edições o Guia de Saúde na versão impressa, o publicitário e jornalista Humberto Ferreira, nascido em Teresina-PI e residindo há 18 anos em Tangará da Serra, migrou as suas publicações para internet, onde criou os Blogs Conheça Tangará da Serra (www.conhecatangaradaserra.blogspot.com) e Guia de Saúde MT (www.guiadesaudemt.com.br), que tem tido diariamente inúmeros acessos. Com o avanço da tecnologia e seguindo o seu intuito de empreendedor, criou os Aplicativos ‘Conheça Tangará da Serra e Guia de saúde Tangará’, para serem acessados nos smartphones e tablets, inicialmente na linguagem android. Nos próximos dias os aplicativos estarão sendo lançados também na linguagem IOS.

“Por serem aplicativos de conteúdo, tem tido uma aceitação muito grande para os internautas que baixaram, pois trazem informações em todos os níveis da saúde de Tangará da Serra”, explica o criador do aplicativo. “Já o Conheça Tangará da Serra traz informações desde a sua história, educação, onde comer, onde comprar e onde ficar, os poderes constituídos do nosso Município, serviços de um modo geral, telefones úteis, notícias, enfim tudo que se refere a informações sobre a nossa Tangará da Serra”.

Segundo Ferreira, este projeto foi idealizado há três anos e contou com a participação de muitos parceiros que somaram para realização desta ideia. “Gostaria de contar com a participação de todos para que estes aplicativos sejam baixados, pois é gratuito e vai estar sendo atualizado diariamente para melhor informação de todos”.

Humberto Ferreira - Redação

Samae irá construir novo reservatório de água tratada

Novo reservatório será construído no residencial Valência

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Tangará da Serra concluiu os projetos de construção de um novo reservatório de água tratada no município. Durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores realizada nesta terça-feira, 25, os parlamentares aprovaram em primeira discussão por unanimidade o pedido de crédito adicional suplementar no valor de R$ 810 mil, que será destinado para complementar a dotação existente e assim iniciar a execução da obra.

De acordo com o prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB), o novo reservatório terá capacidade para armazenar três milhões de litros de água. “Vamos dobrar a capacidade de armazenamento de água tratada em nosso município. O que fizemos no início do ano passado até o final do ano foi a construção dos reservatórios de água bruta na Estação de Tratamento de Água (ETA), além da manutenção das comportas. Agora concluímos os projetos de engenharia para licitar essa construção de reservatório de água tratada”, explicou o chefe do Executivo, ao destacar que o reservatório será construído no Residencial Valência.

“Até o mês de junho desse ano queremos estar com a obra em fase de conclusão, porque como o novo reservatório terá uma estrutura metálica, a construção é mais rápida”, relatou Junqueira.
Ainda segundo o prefeito, a efetivação do novo reservatório refletirá como grande segurança hídrica para a população. “Ampliamos a capacidade de reservação de água bruta, e agora vamos dobrar a capacidade de reservação de água tratada, o que nos dará uma grande tranquilidade perto do que tínhamos”, finalizou o prefeito.

Por Rodrigo Soares - Redação DS

Apae de Tangará da Serra vai receber micro-ônibus

Reunião firmou a doação do veículo à instituição tangaraense

O deputado Saturnino Masson (PSDB) destinou, por meio de suas emendas, o valor de R$ 160.000,00 para aquisição de um micro-ônibus para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tangará da Serra.

A instituição vive de doações espontâneas de pessoas físicas, empresas e autarquias governamentais para continuar a prestar um serviço de qualidade no atendimento às pessoas com deficiência. Atende a alunos entre 0 a 55 anos, disponibiliza também Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos e Terapias ocupacionais.

De acordo com a presidente da Apae Clarice Grapeggia, a instituição tem uma Kombi adquirida em 2000 por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que hoje já está bem desgastada, e um ônibus que são utilizados para o transporte dos alunos, mas que não são suficiente para atender a demanda de 263 alunos matriculados. 

Ainda segundo a presidente, apesar das sucessivas conquistas junto a comunidade quanto a estrutura física, técnica e pedagógica, há uma crescente procura por vagas na instituição, “Necessitando ampliação de recursos, tanto estrutural como pessoal qualificado para proporcionar atendimento de qualidade à todos os que necessitam dos nossos serviços, conquistando assim um lugar de respeito e dignidade, enaltecendo e fortalecendo o movimento Apaeano no município, no Estado e consequentemente no país, na busca incessante de maior movimento em excelência de qualidade”.

Para Saturnino essa emenda vai possibilitar a ampliação no transporte dos alunos. “Sabemos o quanto esses alunos necessitam de transporte adequado, por isso destinei parte de minhas emendas para aquisição de um veículo para Apae de Tangará. Uma instituição séria que vai fazer bom uso desse micro-ônibus”, declarou Saturnino.

Por Rosangela Miles - Assessoria

VII Copa André Maggi: Tangará da Serra é Campeã Geral dos Jogos

Os resultados positivos do município na competição somaram para a conquista de Campeão Geral

Diversas equipes de Tangará da Serra estiveram participando do dia 21 a 23 de abril da edição 2017 da VII Copa André Maggi, evento este tradicional no município e que neste ano contou com a participação de 16 municípios e o envolvimento de mais de duas mil pessoas entre atletas, comissão técnica e organização. Para marcar presença na competição a delegação de Tangará da Serra contou com total apoio da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Esportes e Educação/Cultura. 

Além de fazer uma brilhante participação na competição, conquistando assim diversos resultados positivos, Tangará da Serra ainda foi agraciado com o troféu de campeão geral dos jogos. No futebol de campo masculino o grande campeão foi o Real Tangará, de Tangará da Serra (comandado pelo treinador Sasá) que venceu por 1 a 0 na grande final a equipe do Operário Sport Clube (comandado pelo treinador Juscelino Miranda, também de Tangará. O handebol feminino tangaraense também conquistou o primeiro lugar. O time tem o comando técnico da professora Michelli Stuchi. Já o futebol masculino que também é comandado pela professora, trouxe para a cidade o segundo lugar. 

Comandado pelo treinador Marcos Furlan, o voleibol feminino tangaraense também fez uma ótima participação conquistando também a primeira colocação na Copa André Maggi. Outro resultado positivo para Tangará da Serra veio do futsal masculino, comandado pelo treinador Cléuvis Fontana (Bocão) que conquistou o primeiro lugar da competição ao vencer o time de Nova Mutum pelo placar de 3 a 2. O Basquetebol de Tangará da Serra, comandado pelo técnico Lourival também trouxe um bom resultado para Tangará da Serra, sendo o segundo lugar com o time masculino.

“Queremos agradecer ao Secretário Bezerra que através de parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de nosso município nos deu total apoio para conquistarmos estes resultados que mostram o potencial esportivo de nossa cidade”, disse Bocão, chefe de Delegação de Tangará da Serra, em Sapezal.

Fonte: Redação DS

Comandante é promovido a mais alta patente na corporação

O Coronel Wesney de Castro Sodré assumiu o comando do CR VII em 11 de fevereiro de 2016

Na última quinta-feira, 20, o governador Pedro Taques recebeu no Palácio Paiaguás os seis novos coronéis da Polícia Militar promovidos nesta semana, dentre eles, o tenente coronel, Wesney de Castro Sodré, comandante do Comando Regional VII de Tangará da Serra.

A cerimônia de promoção aconteceu neste dia 21 (feriado de Tiradentes, patrono da polícia), no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na capital. O comandante foi promovido a mais alta patente na corporação.

O Coronel Wesney de Castro Sodré assumiu o comando do CR VII em 11 de fevereiro de 2016, em substituição ao coronel Celso Henrique Souza Barbosa (in memorian), que permaneceu no comando da unidade por cerca de nove meses.

Quando de sua posse, o Coronel disse que o foco de suas ações seria estreitar o diálogo com a comunidade e fortalecer os trabalhos desenvolvidos pelo comando anterior. “Vamos buscar ampliar o que já vinha sendo desenvolvido e que estava dando resultados ao município, mas também, pretendemos criar novas ações em parceria com as instituições já constituídas de segurança pública e sociedade civil em geral”, disse o comandante.

Desde sua posse no município sua forma diferente e atuante de comandar acabou por refletir em várias conquistas, tais como: mudança do 19º Batalhão da Polícia para área central, incremento no efetivo e agora, sua promoção. “Esse é um momento de agradecer a Deus, a minha família, aos irmãos de farda e a todos os amigos que torceram por mim e que certamente contribuíram para que eu conseguisse chegar até aqui. Uma longa jornada coroada pela promoção ao mais alto posto da corporação. Espero sinceramente poder honrar esse reconhecimento. Trabalharemos para isso. A todos minha eterna gratidão”, agradeceu o coronel. Na próxima quarta-feira, 26, acontece em Tangará a formatura Militar, às 16 horas, no quartel do Comando Regional, em homenagem aos policiais militares promovidos.

Por Rosi Oliveira - Redação DS

Grupo Estradeiros da Serra comemora o seu 14º Aniversário

O evento acontecerá nos dias 29 e 30 deste mês.

Neste final de semana, dias 29 e 30 /04 acontece o 9º Moto Encontro, e a comemoração do 14º Aniversário do Grupo Estradeiros da Serra. O evento será realizado na sede social do Moto Grupo Estradeiros da Serra, localizado no BR-358 próximo ao Frigorífico Marfrig.

A Diretoria está finalizando uma intensa programação que inicia no próximo sábado dia 29/04 as 12h00 e as 14h00 acontecerá visita aos diferentes Stands dos Expositores. As 20h00 será servido um caldo e o jantar na praça de alimentação. No domingo dia 30/04 a programa recomeça as 09h00 e as 13h00 acontece o tradicional Costelão com acompanhamentos. As 17h00 acontecerá a entrega de lembranças aos participantes dos Moto Clubes que participarão do evento. Todos os dias haverá apresentações de Bandas e dos DJ’s que animarão o evento.

Segundo os organizadores, a previsão é para o comparecimentos de mais de 5.000 participantes que virão de várias cidades da nossa região e de outros Estados. Estamos com a lotação total de todos os hotéis de nossa cidade, comentou um proprietário.

Para o Presidente, Carlos Ribeiro conhecido por Carlinhos da Nilcar, é motivo de muita satisfação estar comemorando mais um aniversário do Moto Grupo Estradeiros da Serra. "Estaremos nos empenhando ao máximo para que o evento seja um sucesso", comentou o Presidente.

Por Humberto Ferreira – Redação

Inaugurada Clínica Inovatto em Tangará da Serra

Atenderá nas especialidades Urologia, Ginecologia e Obstetrícia.

Fruto de um sonho de dois competentes profissionais da área médica, foi inaugurada na última terça-feira  (18/04) em nossa cidade a Clínica INOVATTO ESPECIALIDADES MÉDICAS. Tendo a frente o Urologista Dr. Elder Cardoso de Oliveira (CRM/MT 9072) e a Ginecologista e Obstetra Dra. Gabriela Oliveira (CRM/MT 9073)..

O evento contou com a presença de inúmeros convidados da área médica e Empresarial de Tangará da Serra. O Prefeito Fábio Martins Junqueira, prestigiou a inauguração e falou de sua alegria em ver mais um empreendimento ser inaugurado em nossa cidade. Isto prova o crédito que os jovens médicos empresários estão depositando em nossa cidade, comentou o Prefeito.

A Clínica INOVATTO ESPECIALIDADES MÉDICAS está localizada na Av. Presidente Tancredo Neves, 993-W - Parque das Mansões numa edificação apropriada para a instalação de uma Clínica Médica. Irá funcionar das 08h00 às 18h00 para maior comodidade dos seus pacientes e atenderá pelos Fones: (65) 3326-1600 / 9 9987-3349.

Humberto Ferreira - Redação

Marta Cocco lança ‘Sabichões’

Livro trata dos animais e versa sobre a cadeia alimentar

A poeta Marta Cocco lançou na última terça, 19, na Biblioteca do Centro Cultural o livro ‘Sabichões’, sua 11ª obra, sendo a terceira voltada para o público infantil. A escritora falou sobre a experiência de escrever para os pequenos.

“É uma experiência muito boa porque escrever para crianças é mais leve, a gente se preocupa em fazer uma coisa divertida, de acordo com o universo infantil, com essa fase da criança em que ela está descobrindo tudo”, afirma a imortal da Academia Mato-grossense de Letras ao destacar que os problemas e preocupações da vida adulta ficam de fora nessas obras.

O livro traz 14 haicais, poemas compostos de três versos curtos originário no Japão. Cada um fala da rotina de um animal em específico.

“Nesse livro, os 14 poemas, que são os 14 animais, estão agindo desde a manhãzinha até à noite, então, a passagem do tempo está embutida nessa ideia. Os eventos da natureza são o que eles fazem, eles brincam, eles trabalham, a formiga trabalha para construir as coisas, abelha para fazer mel e assim por diante”, pontua Marta.

Por: Paulo César Desidério - Redação DS

Semec promoveu 2º Encontro Saberes da Cultura Indígena

Evento reuniu alunos e comunidade escolar no auditório do Cefapro

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) realizou nesta quarta-feira, 19, a segunda edição do Encontro étnico-racial Saberes da Cultura Indígena. O evento ocorreu nas dependências do Centro de Formação e Atualização Profissional (Cefapro).

“Esse é o nosso segundo encontro étnico-racial saberes indígenas dentro do currículo. No ano passado nós começamos, foi um evento que deu muita oportunidade para crianças e adolescentes conhecerem um pouco dessa cultura e saberem por que nós comemoramos o dia do Índio, não só o dia 19, mas quais são as contribuições do povo indígena hoje, quais são os seus avanços, o seu crescimento e a luta desse povo”, explicou a coordenadora da Educação Indígena da Semec, Eude Camargo que complementou ainda que a atividade foi aberta à comunidade, inclusive com participação dos próprios índios. 

“Estivemos desde a manhã com todos os índios da Aldeia Formoso, com professores, coordenadores, alunos, pais e mães da comunidade em geral e eles estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco sobre a cultura indígena, principalmente sobre a cultura indígena Paresí”, explica.

Conforme Eude, o encontro contou com participação ativa das escolas municipais.“Como nós estamos trabalhando currículo e a diversidade cultural faz parte do currículo, as nossas escolas também durante os meses de março e abril, desenvolveram pesquisas e estudos sobre a questão indígena e hoje eles estão fazendo a mostra desses trabalhos. Trabalhos escritos, trabalhos apresentados como teatro e as mostras foram as produções das escolas. Então, fazemos essas trocas de experiências”, concluiu.

Fonte: Paulo César Desidério - Redação DS

Governo vai investir mais de R$ 120 milhões na região de Tangará da Serra

Em visita ao município de Tangará da Serra nesta terça-feira (18.04), o governador Pedro Taques anunciou um pacote de obras rodoviárias para a região com investimentos superiores a R$ 120 milhões nos próximos anos. As obras serão executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Entre as obras anunciadas, está a reconstrução da rodovia MT-246, entre Jangada e Barra do Bugres. "O dinheiro já está na conta para reconstrução da estrada. Há mais de 30 anos essa rodovia não vê uma obra deste tamanho. Nós vamos iniciar a revitalização total em 15 dias e em ritmo acelerado. Vamos corrigir um erro histórico e acabar com o abandono desta região", afirmou o governador. 

Taques ressaltou o desempenho da Sinfra. Em dois anos, a atual administração concluiu 1.430 km de asfalto, entre obras de pavimentação (712 km) e reconstrução (718 km). Na gestão anterior toda, foram apenas 886 km. 

"Nossos números são arrasadores e não podemos acreditar nas mentiras contadas no passado. Essa é a pior crise da história. Mas nós estamos trabalhando firme para colocar a casa em ordem", ressaltou Taques. 

O secretário da Sinfra, Marcelo Duarte, explicou que serão investidos na MT-246 mais de R$ 30 milhões em recursos do Prodestur, programa ligado a Seced. 

"Vamos iniciar o serviço de reconstrução completa. Será uma rodovia que os cidadãos nunca tiveram. O trecho todo será restaurado", explicou o secretário Marcelo Duarte. No futuro, a estrada deve ser incluída no Plano Estadual de Concessões que está em elaboração na Sinfra. 

Assinaturas 

Durante o evento na Associação Comercial de Tangará, onde foram apresentadas as ações que serão realizadas pelo Governo do Estado, Taques assinou a autorização da abertura de licitação para reconstrução da rodovia MT-358, de Tangará da Serra a Barra do Bugres. 

"Há muitas décadas a rodovia MT-358 não via uma máquina no trecho. Determinamos a restauração dela. Já na Serra do Parecis, vamos revitalizar o trecho onde houve um problema. Todo o serviço será refeito", disse o secretário.

Taques também assinou a autorização da elaboração do projeto executivo para obra de pavimentação de 38 km da Rodovia MT-240, no trecho entre o entroncamento da MT-358 (Progresso) e Santo Afonso.

O secretário também citou outras obras que estão incluídas no Plano Diretor da Sinfra. "Iremos lançar ainda neste ano a pavimentação da MT-339, ligando Tangara da Serra até Salto do Céu, passando pelo assentamento Antônio Conselheiro. Os primeiros 10 km serão feitos neste ano, dando acesso ao assentamento. Vamos conectar as importantes regiões de Cáceres e Tangará da Serra". 

Além disso, serão realizadas melhorias no Aeroporto Municipal de Tangará da Serra. O primeiro passo foi a aprovação na Assembleia Legislativa do projeto de lei que concede incentivo fiscal por meio do programa Voe MT.

"Sabemos que o aeroporto precisa de mais investimentos. Vamos melhorar a infraestrutura e vamos trazer o aeroporto para um outro patamar", afirma. "Queremos tornar o aeroporto de Tangará, ainda dentro deste governo, no mesmo padrão dos aeroportos de Sorriso e Barra do Garças que recebem diversos voos regulares", ressaltou o secretário da Sinfra. 

"Acreditamos que sairão essas obras de fundamental importância para nossa região de Tangará da Serra", afirmou o deputado Wagner Ramos. "Vamos com as obras mudar a realidade da infraestrutura da nossa região", concluiu o deputado Saturnino Masson. 

Por Ericksen Vital | Sinfra-MT

Tangará da Serra recebe duas escolas modelos da rede estadual

Seduc investe mais de R$ 32 milhões em melhoria nas unidades escolares do município

O município de Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte de Cuiabá) recebeu duas novas escolas modelos estaduais, nesta terça-feira (18.04). O governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, também entregaram R$ 30 mil em computadores para duas unidades escolares e para a assessoria pedagógica da região.

As obras fazem parte do programa Pró-Escolas, que conta com um investimento de mais R$ 32 milhões apenas para o município, e beneficiam mais de mil alunos da rede pública.

No início da tarde, foi inaugurada a Escola Estadual Jonas Lopes, que conta com 420 alunos matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Orçada em R$ 2,6 milhões, a nova escola tem oito salas de aula, sala de informática, administração, sala dos professores, cozinha e refeitório, instalações de segurança e prevenção e combate a incêndio e pânico, e quadra poliesportiva coberta com arquibancada.

Durante a inauguração, o governador se encontrou com estudantes e educadores da unidade escolar. “Aqui está o governador, o secretário, além de deputados e prefeitos da região, mas quero que vocês saibam que as pessoas mais importantes aqui são os professores, que ensinam vocês a mudarem e transformarem o mundo em que nós vivemos”, afirmou o governador às crianças.

Em seguida, a comitiva do Governo foi até a Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra para debater sobre melhorias para a infraestrutura e logística da região.

O secretário Marco Marrafon destacou os investimentos da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) em todo o estado e também na região. “Este ano, vamos investir mais de R$ 180 milhões em construções e reformas de escolas, além disso, já contamos com autorização para a realização de concurso público para mais de 5,7 mil profissionais da educação”, disse.

Após o encontro, o governador Pedro Taques e o secretário Marco Marrafon inauguraram também a Escola Estadual João Batista, no bairro Jardim Europa. Orçada em R$ 5,1 milhões, a escola conta com 12 salas de aula, diretoria, secretaria, sala de professor, sala de informática, biblioteca, conjuntos de sanitários, conjuntos de vestiários, praça de recreação, quadra poliesportiva, além de laboratórios de biologia, física, matemática e química.

Segundo o governador Pedro Taques, a comunidade escolar esperou mais de 15 anos por uma escola nova. “Você pode construir escola, pode ter escola bonita, mas sem uma gestão de qualidade e grandes profissionais da educação, nada se resolve, por isso é um orgulho ainda maior fazer parte deste processo”, afirmou.

Segundo o secretário Marco Marrafon, uma escola com estrutura de qualidade é fundamental para a concretização do principal objetivo da Seduc, que é reduzir a evasão escolar e melhorar os indicadores de ensino.

“Inaugurar mais esta escola não é apenas um sonho, é muito mais do que isso, é fazer parte de um objetivo maior, o objetivo de ajudar a concretizar os sonhos dos nossos alunos”, ressaltou o secretário. 

Outros investimentos

A Seduc prevê um investimento de mais R$ 32 milhões nas unidades escolares de Tangará da Serra. A expectativa é que já no segundo semestre comece a ser construída uma escola no modelo Centro Integrado Escola Comunidade (Ciec), com um orçamento de aproximadamente R$ 12 milhões.

A Secretaria também irá retomar e finalizar a construção da EE Altos do Tarumã e iniciar reformas nas escolas estaduais Patriarca da Independência, Pedro Alberto Tayano, 13 de Maio e 29 de Novembro.

Já as escolas Jada Torres, Elcio Souza e Petrônio Portela serão contempladas com a construção de quadras poliesportivas. O investimento será de mais de R$ 2 milhões.

Conforme a Superintendência de Obras da Seduc, no segundo semestre, o CEJA Antonio Casagrande e as escolas Dr. Helcio de Souza, Emanuel Pinheiro, Ver. Ramon Sanches Marques, Marechal Candido Rondon e Ernesto Che Guevara receberão novos postos de transformação.

Pró-Escolas

As obras fazem parte do Pró-Escolas, o maior programa de investimentos na história da educação de Mato Grosso. O objetivo é melhorar a qualidade de ensino e alavancar os indicadores de ensino do estado.

O programa conta com quatro eixos de atuação: Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer, sendo que cada um tem a finalidade de promover ações específicas para melhorar a aprendizagem. Um dos principais objetivos, além de garantir educação pública de qualidade, é combater a evasão escolar.

O Pró-Escolas tem a finalidade de promover ações e investimentos para melhorar a estrutura das escolas estaduais e a qualidade da educação pública estadual. Em infraestrutura, o programa prevê investimento de R$ 180 milhões, somente para 2017.

Por Gustavo Nascimento | Seduc-MT

Luverdense vence RSC por 2 a 1 e sai em vantagem na semifinal

Jogo de ida da semifinal foi realizado na tarde do último sábado

Longe de casa, da torcida e do campo de costume, Rondoniense e Luverdense se enfrentaram pela primeira disputa da semifinal da Copa Verde. O jogo foi realizado na tarde do último sábado, 15, na Arena da Floresta, no Acre, e terminou em 2 a 1 para o visitante.

Com o resultado, o time do Mato Grosso vai para o jogo de volta com a vantagem de um gol. A próxima disputa está marcada para o dia 20 de abril, às 20h30 (de Brasília) no Passo das Emas.

A disputa teve início com o sol forte no céu, e o Luverdense com maior posse, mostrando que queria dominar o ritmo do jogo, mas sem conseguir passar pela zaga do Rondoniense. Ainda nos primeiros minutos, o RSC conseguiu se organizar e tentava chegar ao gol, mas com finalizações mal sucedidas. Aos 14 minutos Ricardo aproveitou uma folga e encaixou no ângulo do goleiro Biro. Aos 26, foi a vez de Bágio receber na cara do gol e aumentar a distância no placar.

Aos 42 minutos de jogo, Diogo Sodré foi tentar recuperar a posse para o time do Mato Grosso mas foi ao chão, reclamando de dor e pedindo por atendimento médico. Com suspeita de ter quebrado o tornozelo, foi levado na ambulância para o hospital, sendo substituído por Cazú. Com o jogo paralisado, aguardando o retorno da ambulância, o primeiro tempo teve aproximadamente 1h20.

Na volta do intervalo o Rondoniense se mostrou mais organizado, com mais tentativas de finalizações, paradas pela zaga do Luverdense ou pelo goleiro Diogo. A equipe mandante ainda teve três chances de marcar, mas a bola parecia não querer encontrar o caminho do gol. Aos 31 minutos, Careca aproveitou uma sobra e diminuiu a distância no placar. Rondoniense 1 x 2 Luverdense.

Assessoria

Inscrições para Rainha da Exposerra abrem hoje

As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de maio

Interessadas em concorrer ao posto de rainha da Exposerra poderão a partir de hoje realizar suas inscrições.

Segundo a organizadora do evento, Elis Dallagnol, este ano o evento terá uma nova roupagem, diferente de tudo que já foi apresentado. “Temos nos esmerado em fazer um evento bonito, e todos os anos buscamos inovar, então para esse ano os participantes podem esperar uma festa como nenhuma outra foi”, garantiu.

A organização, seletiva e toada da festa acontecem com parceria entre a Revista Imagem e o Sindicato Rural de Tangará da Serra.

Para participar, as candidatas devem ter de 16 a 23 anos, sendo que menores necessitam da autorização dos pais, compromisso com o concurso, acima de 1,65 metros.

O baile de escolha acontecerá no dia 05 de agosto, nas dependências do Tangará Tênis Club (TTC).
As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de maio no Studio Jhonatan Souza, Selaria 13 de maio, Código Girls, Célio Hair, sendo que na ficha deve ser anexada foto de corpo inteiro e de rosto.
Após a escolha das concorrentes, as participantes terão aulas de passarela e postura.

As ganhadoras receberão a premiação de R$ 1.300 para a Rainha, R$ 700 para a primeira Princesa, R$ 500 para a segunda Princesa, alem da capa da Revista Imagem.

Por Rosi Oliveira - Redação DS

Prefeitura de Tangará prepara Concurso Público

Trâmites estão em andamento por parte do Executivo

O Executivo Municipal de Tangará da Serra, através de Secretaria de Administração, está preparando a realização de um concurso público que deverá acontecer ainda nesse ano para preencher diversos cargos da administração. De acordo com o prefeito Fábio Martins Junqueira, atualmente a prefeitura conta com um concurso público ainda válido, porém com vencimento já se aproximando. “Temos muitos cargos nas áreas da Educação, Sinfra, Assistência Social, Saúde e outros órgãos do município, mas alguns cargos já começam a não ter os classificados, então estamos preparando esse concurso”, anunciou, ao destacar que a previsão é aplicar a prova no segundo semestre, com chamamento para o próximo ano.

“Serão em diversas áreas, praticamente todas. O que não vai haver é na área da limpeza, pois o município de Tangará da Serra já vinha fazendo um serviço de terceirização e que deverá ter continuidade. Na Secretaria de Administração, estamos diminuindo o número de entradas de agentes administrativos do nível médio para ampliar a entrada de administrador com nível superior”, enfatizou.

Por: Rodrigo Soares - Redação DS

Faculdades e Universidades

IFMT - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE MT
CAMPUS AVANÇADO DE TANGARÁ DA SERRA
Rua José de Oliveira (28), 980-N - Vl. Horizonte
Fone: (65) 3311-8500
Site: www.tga.ifmt.edu.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

INSTITUTO TAYANO DE EDUCAÇÃO
UNIP-Universidade Paulista Interativa
Rua 11-A nº 121-N - Jd. do Lago
Fone: (65) 3326-9594
Cel: (65) 99991-3900
Site: http://www.unip.br/
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Das 12h00 às 18h00.
Como chegar


UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso
Campus de Tangará da Serra
Rodovia MT 358 - Km 7 - Jd. Aeroporto
Fone: (65) 3311-4900
Fone: (65) 3311-4901 - WhatsApp
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

UNIC - TANGARÁ DA SERRA
Av. Virgílio Favetti, 1200-S - Vila Alta
Fone: (65) 3326-5675
Site: http://www.unic.com.br/
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

UNISERRA 
Rua Dep. Hitler Sansão, 1038-S - Jardim do Lago
Fone: (65) 3326-4650
Cel: (65) 99680-8188
E-mail: [email protected]
Site: www.uniserratga.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

UNIVERSIDADE ANHANGUERA
Polo Tangará da Serra - MT
Av. Brasil, 1521-S - Cidade Alta
Fone: (65) 3326-8545
Site: www.vestibulares.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE - EaD
Polo Tangará da Serra
Av. Tancredo Neves, 1350-N - Jd. Santiago
Fone: (65) 3326-2537
E-mail: [email protected]
Site: ead.mackenzie.br
Coordenadora: Gláucia Cordeiro Leite dos Anjos
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

UNOPAR VIRTUAL - 
UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ
Rua Celso Rosa Lima, 402-E - Centro
Fone: (65) 3326-6261
Fone: (65) 3326-9253
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

VANGUARDA 
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UNIGRAN NET
Rua Antonio José da Silva, 157-W - Centro
Fone: (065) 3326-3288
E-mail: [email protected]
Site: www.unigranet.com.br
Site: institutovanguarda.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escolas Particulares

COLÉGIO ADVENTISTA - Tangará da Serra
Rua 19 nº 563-S - Jd. Rio Preto
Fone: (65) 3325-3384
Site: www.educacaoadventista.com.br
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

COLÉGIO IDEAL
Rua Pedro Jovino Nascimento, 257-E - Jd. Europa
Fone: (65) 3326-6175
Cel: (65) 99974-1419 - WhatsApp
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

IPES - Instituto Presbiteriano de Educação Simonton
Av. Tancredo Neves, 1350-N - Jd. Santiago
Fone: (65) 3326-2537 / 3326-2633
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

LA SALLE ATEC - Tangará da Serra
Rua José Corsino, 1040-W - Jd. das Mansões
Fone: (65) 3326-2792
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escolas Municipais

ENSINO FUNDAMENTAL

CME Antenor Soares
Av. Brasil, 1310-W - Jd. Atlântida
Fone: (065) 3311-5126
Cel: (065) 9 9997-9741
Diretora: Ivone Ferreira Barbosa
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CME Ayrton Senna
Av. Tancredo Neves, 844-N - Jd. Tanaka
Fone: (065) 3311-5135
Cel: (065) 9 9994-1397
Diretora: Valmíria Oenning
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CME Décio Burali
Rua Cisne s/n - Alto da Boa Vista
Fone: (065) 3311-5190
Cel: (065) 9 9923-0667
Diretor: Gilvan Barbato
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações


CME Dom Bosco
Av. Ismael José do Nascimento, 2175-W - Jd. Tangará II
Fones: (065) 3311-5161
Cel: (065) 9 9218-9301
Diretor: Sérgio Luiz A. Medeiros
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Informações


CME Fábio Diniz Junqueira
Av. das Amoreiras, 2519-S - Jd. dos Ipês
Fone: (065) 3311-5170
Cel: (065) 8438-2236
Diretora: Adriana C. Bester
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CME Gentila S. Muraro
Rua 70A nº 475-W - Jd. San Diego
Fones: (65) 3311-5162 / 9676-7977
Diretora: Marta Regina dos Santos
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Informações


CME Joana D'Arc
Rua 31 nº 1635-S - Jd. Tapirapuã
Fones: 3311-5136 / 9957-6469
Diretora: Jaqueline Vier Carvalho
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CME Prof. José Nodari
Av. Ismael José do Nascimento, 1374-W - Tangará I
Fone: (065) 3311-5163
Cel: (065) 9912-4991
Diretora: Jucineide Zafonatto
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Informações

CME Profa. Jucileide Praxedes
Gleba Triângulo - Corta Vara II
Fones: (65) 9991-9891 / 99226-8654
Coordenadora: Zélia Venttore
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CME Sílvio Paternez
Rua 11A nº 1209-S - Jd. Sta. Izabel
Fones: (65) 3311-5137 / 9904-9741
Diretor: Sérgio Both
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Informações

CMAE Ulisses Guimarães
Estrada do Mutum Km 10 - Comunidade Belo Horizonte
Fones: (65) 9987-1279
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT

CMEE Profa. Isoldi Stork
Rua 07 s/n - Bairro Santa Lúcia
Fones: (065) 3311-5138
Cel: (065) 9978-4039
Diretora: Nilcimar Marques
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

EDUCAÇÃO INFANTIL

CME Atacílio de Souza (Creche)
Rua Paraná esq. c/Rua 20 - Jd. Paulista
Fone: (065) 3326-5848
Cel: (065) 8405-4045
Diretora: Tamara Augusta França
E-mail: [email protected]
CEP: 78300-000 
Tangará da Serra - MT
Ver no Mapa

CME Cecília Maria de Barcellos
Rua 13 esq. c/Rua 18 s/n - Jd. Atlântida 
Fone: (065) 3326-5473
Cel: (065) 9961-4247
Diretora: Elzira de Fátima Savioli
E-mail: [email protected] 
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CME Diva Martins Junqueira
Rua Diva Martins Junqueira, 136-W - Distrito de Progresso 
Fone: (65) 3327-1335
Diretora: Elizabeta Tereza Montagner
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CME Dona Mariquinha Tavares
Rua 30 esq. c/Ruas 15A e 17A  - Jd. Califórnia
Fone: (065) 9951-8689
Diretora: Selma Regina A. V. L. de Souza
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CME Futuro Brilhante (Creche)
Rua 43 nº 880-S - Jd. Santa Marta
Fone: (065) 3311-5180
Diretora: Maria Izabel de Lima Santos
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CME Irmã Maris Stella (Creche)
Rua José Mariano s/n - Vila Horizonte
Fone: (065) 3311-5127
Cel: (065) 9604-2054
Diretora: Sueli Izidoro
E-mail:[email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações


CME Jesu Pimenta de Sousa (Creche)
Rua 130 nº 639-N - Altos do Tarumã
Fone: (065) (065) 3325-0931
Cel: (065) 9613-4136
Diretora: Maria Aparecida Lima
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CME Maria Arlene Neves (Creche)
Rua 7 esq. 32 - Jd. Eldorado
Fone: (065) 3311-5118
Cel: (065) 9931-3481
Diretora: Thais Cristina Darini da Silva
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CME Prof. João Maria do Nascimento Filho
Rua 6A nº 1920-S - Jd. São Luis
Fone: (065) 3326-0057 /
Cel:  (065) 8425-5796
Diretora: Iraci Ana Dezordi Bragagnollo
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CME Tânia Arantes Junqueira 
Rua José Corsino, 1037-W - Jd. do Lago
Fone: (065) 3326-5204
Cel: (065) 9691-6915
Diretora: Sandra Gilene
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

CME Tia Lina
Rua 10 nº 608-W - Vila Esmeralda
Fone: (065) 3326-5160
Cel: (065) 9642-4838
Diretora: Shirlene Chierigatti
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

Escolas Estaduais

Assessoria Pedagógica da SEDUC
Av. Brasil, 518-E - Centro
Fone: (65) 3326-2612
E-mail:
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Assessor Pedagógico: Prof. Saulo Scariot
Como chegar

Escola Estadual Antonio Casagrande
Rua Neftes de Carvalho, 1000-E - Jd. do Sul
Fone: (65) 3326-2178
Diretora:
Cel: (65) 984006-0610
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual Antonio Hortolani
Distrito de São Joaquim
Fone: (65) 3106-1018
Diretora:
Cel: (65) 99973-8963
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual Vereador Bento Muniz
Rua J. Mariano, 277-N - Jd. Santiago
Fone: (65) 3326-7029
Diretora:
Cel: (65) 99971-0243
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual Emanuel Pinheiro
Rua Manoel Dionísio Sobrinho, 767-S - Centro
Fone: (65) 3326-7030
Diretora:
Cel: (65) 99981-7802
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual Dr. Hélcio de Souza
Rua 5 s/n - Vl. Nazaré II
Fone: (65) 3325-4196
Diretor:
Cel: (65) 99989-5512
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual Ernesto Che Guevara
Agrovila 01 - Lote 22 - Assentamento Antonio Conselheiro
Fone: (65) 9623-7077
Diretor:
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual Jonas Lopes
Rua São Paulo, 263-E - Centro
Fone: (65) 3326-7660
Diretor:
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual 13 de Maio
Av. Brasil, 1148-W - Centro
Fone: (65) 3326-3807
Diretora:
Cel: (65) 99996-1814
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual 29 de Novembro
Rua José Candido Melhorança (24), 37-E - Centro
Fone: (65) 3326-2886
Diretor:
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual Laura Vieira
Rua Benedito P. Oliveira, 471-W - Centro
Fone: (65) 3326-9573
Diretor:
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual Min. Petrônio Portela Nunes
Rua Santa Catarina, s/n - Distrito São Jorge
Fone: (65) 99904-1263
Cel: (65) 99618-0929
Diretor:
Cel: (65) 99955-7342
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual Patriarca da Independência
Distrito de Progresso
Fone: (65) 3327-1101
Diretor:
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual Pedro Alberto Tayano

Rua 7 nº 1980-W - Vl. Esmeralda
Fone: (65) 3325-2898
E-mail: [email protected].
Diretor:
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual Jada Torres
Rua Vitória, 171-W - Dna. Júlia
Fone: (65) 3326-1874
Diretor:
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual Prof. João Batista

Av. Ismael J. Nascimento, 892 - Centro
Fone: (65) 3329-1021
E-mail: [email protected].
Diretora:
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual Manoel Marinheiro
Rua A. J. Bohn, 800-S - Centro
Fone: (65) 3326-3847
Diretor:
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

Escola Estadual Ramon Sanches Marques
Rua Alziro Zarur, 378-S - Vila Alta
Fone: (65) 3326-4229
Diretor:
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
Como chegar

17 Escolas Estaduais

Campanha de Vacinação contra a Influenza inicia nesta segunda dia 17

Segundo Herrero, neste ano a meta é vacinar 21.520 pessoas no município
Reduzir as complicações, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Esse é o objetivo da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que será realizada em Tangará da Serra entre os dias 17 deste mês a 29 de maio. 

Durante este período, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) aplicarão a vacina trivalente, que protege contra três tipos de vírus, nas 21.520 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. “Qualquer unidade que a pessoa for ela poderá receber a dose. Porém, o diferencial deste ano é que a vacina será nominal. O Ministério da Saúde saberá com nome, data de nascimento e número do cartão do SUS toda a dose aplicada (...) todas as pessoas terão que fazer o cadastro”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero. 

Durante este período deverão ser vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes em todas as idades gestacionais; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhador da área da saúde; pessoas com 60 anos de idade ou mais; população privada de liberdade e funcioná- rios do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, e também professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula, que em Tangará da Serra somam aproximadamente 1.200 profissionais. 

Para receber a vacina em uma das Unidades de Saúde será necessário estar munido de documentos pessoais, cartão do SUS e Cartão de Vacinação (caso tenha). Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais precisarão levar também uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Já os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula, deverão levar algum documento que comprove a atividade. 

DIA D – E para facilitar a imunização das mais de 21,5 mil pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde programou para o dia 20 de maio o dia ‘D’ de imunização. “Pedimos o apoio da mí- dia para que nos ajude a divulgar e assim chegarmos a 100% de cobertura nesta campanha, que é de suma importância para a região”,  complementa o secretário de Saúde, Itamar Bonfim. 

Vale lembrar que a principal prevenção contra a influenza é a vacinação, porém outros hábitos de higiene são importantes na prevenção da doença que no ano passado fez centenas de vítimas pelo país. Em Tangará da Serra, porém, poucos casos foram notificados pela Vigilância, sendo somente três casos confirmados. “Foram três casos confirmados de Influenza A por H1N1 e todos evoluíram para a cura”. Neste ano ainda não há nenhum registro.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação Diário da Serra

Secretaria de Saúde de Tangará reúne equipes da Atenção Básica

Para o Secretário de Saúde Itamar Bonfim, o resultado foi altamente positivo. 

Com o intuito de melhorar a qualidade do atendimento das equipes da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, o Secretário Municipal de Saúde Itamar Martins Bonfim se reuniu com todos os componentes de sua equipe, onde o foco foi a melhoria da qualidade do atendimento e a correta informação dos procedimentos no sistema, certeza de melhoria nos atendimentos e indicadores.

O evento contou com a parceria e apoio do Telessaude MT nas presenças dos profissionais Valdelirio Venites, Sirleide Gonçalves que acrescentaram sobremaneira e enriqueceram de informações nos nossos sistemas. Os parabéns se estendem também a Coordenadora da Atenção Básica Leia Rodrigues e todos os demais servidores envolvidos, que estiveram presentes.

A UNIC como pontual parceira, cedeu o seu auditório para que o evento pudesse ser realizado com sucesso. Aconteceu na última quarta e quinta-feira, dias 12 e 13 de Abril.

Fonte: Humberto Ferreira - Redação

Rede Droga Max inaugura farmácia com Drugstore em Tangará

Aconteceu na noite desta quarta-feira (12) a inauguração de mais uma filial da rede Farmácias Droga Max em Tangará da Serra.

A Droga Max Drugstore é a primeira farmácia 24 horas da rede e está localizada na Avenida Brasil, 207-S, Centro, ao lado do Auto Posto Tanaka.

Com a inauguração, a rede Droga Max conta agora com cinco lojas em Tangará da Serra e uma em Barra do Bugres, destacou o proprietário João Paulo.

“A história da Droga Max em Tangará da Serra começou em 2001 quando eu vim de Barra do Bugres e comprei a primeira loja aqui, então tem 16 anos que estamos instalados em Tangará da Serra com a Droga Max. No ano de 202 adquirimos a segunda loja localizada na Avenida Brasil. Em 2008 adquirimos a terceira loja, também na Avenida Brasil em frente ao Auto Posto Tanaka, em 2016 a quarta loja que é a Drogaria Boa Saúde e esse ano estamos inaugurando a quinta loja.

João Paulo destacou com alegria que Tangará da Serra ganha um novo conceito em farmácia, maior e com a mais completa linha de medicamentos e perfumaria. “Há muito tempo que a população vem cobrando uma drogaria 24 horas; do ano passado para cá tivemos essa ideia, nisso surgiu outra drogaria 24 horas e agora resolvemos encarar esse desafio. Além dos nossos profissionais bastante capacitados e experientes no ramo, nós temos uma diversidade de laboratórios de produtos, trabalhamos com laboratórios de qualidade e confiáveis”.

O proprietário salientou ainda que o amplo estacionamento também é um atrativo para a clientela. “Isso é uma comodidade que vamos oferecer aos nossos clientes; amplo estacionamento e o espaço que a loja tem que pode proporcionar mais conforto ao cliente, mais produtos, novidades na linha de dermocosméticos, cosméticos, linha de beleza porque mulher é o foco principal da nossa loja, haja vista que hoje o maior consumidor de cosméticos é o público feminino; lógico que a nossa drogaria está voltada para o público masculino também, mas a mulher tem um tratamento especial. Nós começamos em Barra do Bugres. São cinco em Tangará e mais uma lá. O nosso objetivo é sempre atender bem os nossos clientes”.

Por Aline Schwaab com Gilvan Melo - Redação Rádio Pioneira

Grupo Atacadão inaugura supermercado em Tangará da Serra

No último dia 12/04 o Prefeito Municipal de Tangará da Serra Fábio Martins Junqueira esteve falando com o Diretor de Expansão do Atacadão e com o Presidente do Grupo. Na oportunidade o Prefeito Fábio informou ao Presidente que a Secretaria Municipal de Planejamento está expedindo o Álvará para o início da construção do Supermercado ATACADÃO em nossa cidade.

O Presidente do Grupo confirmou a vinda do ATACADÃO para Tangará da Serra e informou que a construção se iniciará no segundo semestre deste ano, com previsão de inauguração para o início de 2018.

Completando 55 anos de atividades este ano, o Atacadão pertence ao Grupo Carrefour e sua matriz está localizada em São Paulo. Tem como slogan "Lugar de comprar barato".

Segundo o Prefeito de Tangará Fábio Martins Junqueira é motivo de grande satisfação a vinda do ATACADÃO para se instalar em nossa cidade. 

Por Humberto Ferreira - Redação

Governador Pedro Taques estará em Tangará da Serra neste terça-feira 18/04

O Governador Pedro Taques (PSDB) estará em Tangará da Serra nesta terça-feira 18/04 para cumprir agenda conforme relação abaixo:

- 15h00 - Chegada em Tangará da Serra.

- 15h30 - Reunião ampliada sobre infraestrutura e logística da região.
Local: Auditório da ACITS - Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra.

- 17h00 - Inauguração da Escola Estadual João Batista
Local: Av. Ismael José do Nascimento, 892 - Centro

- 20h00 - Formatura dos alunos dos cursos de Administração, Agronomia, Biologia, Ciencias Contábeis, Enfermagem e Letras da UNEMAT de Tangará da Serra.

O convite é feito pelo Cerimonial do Governo do Estado.

Por Humberto Ferreira - Redação

Evasão escolar em Tangará da Serra está abaixo da média do Estado

Mato Grosso tem 55.176 mil crianças e adolescentes de 4 e 17 anos fora da escola, segundo levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação. Os dados levam em consideração os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme o Prof. Adriano Alves Fernandes, Secretário Municipal de Educação e Cultura –SEMEC de Tangará da Serra, os dados do Estado não atingem o município. “Em Tangará da Serra nós andamos um pouco na contramão desses números que parecem tão assustadores. Aqui em Tangará há uma certa tranquilidade. A nossa faixa etária de idade para atendimento obrigatório vai dos 4 aos 17 anos e temos uma frequência escolar quase 100%; há pouquíssima evasão escolar em Tangará da Serra”.

O Secretário destacou que isso se dá devido ao trabalho de políticas educacionais realizado pela gestão, envolvendo toda a comunidade escolar. “São feitas diversas ações, desde as mais complexas às mais pontuais. O que causa a evasão escolar é a reprovação e a distorção de idade e série, que é colocar o aluno na idade que ele está na série correta que ele deveria estar, então para isso a Secretaria faz outras ações de acompanhamento, de plano de intervenção e reforço escolar. O aluno quando falta a escola com três faltas consecutivas ou alternadas na mesma semana, nós acionamos os pais, não havendo resultado, acionamos o Conselho Tutelar que faz o acompanhamento. Obrigatoriamente o Conselho tem que visitar essa família, para verificar a ausência do aluno na escola. Nós fazemos todo o possível, todas as medidas para que o aluno permaneça na escola e não haja evasão escolar. Fazemos um mapeamento para identificar onde o número de evasão escolar é maior, qual região, fazemos ações sociais integradas a educação com projetos em contra turno oferecendo transporte escolar que é fundamental para que o aluno da zona rural vá a escola para que ele não fique esquecido no campo, então são diversas ações que contribuem para que Tangará da Serra não faça parte dessa estatística de forma negativa”.

No entanto, apesar de todo o empenho da gestão, Prof. Adriano salientou que alguns casos fogem do poder da Secretaria. “Existe evasão sim, existem alunos fora da escola, mas isso foge um pouco do poder da Secretaria, talvez seja uma questão mais social. As vezes o adolescente tem um problema familiar ou social que os pais não conseguem pôr na escola porque o próprio aluno quer e os pais não têm controle, ou as vezes os pais tentam transferir o filho, mas não conseguem vaga e ficam com a transferência em mãos, então existem esses problemas pontuais, mas nós trabalhamos no intuito para que todas as crianças e adolescentes de 04 a 17 anos estejam matriculadas”.

Por Aline Schwaab com Heverton Luiz - Redação Rádio Pioneira