Campanha Abril Verde será iniciada incentivando a prevenção

Com a chegada do mês de abril, inicia-se a campanha Abril Verde, dedicada à memória das vítimas de acidentes de trabalho.

O Brasil registra uma média superior a 700 mil acidentes de trabalho por ano, pelo menos desde de 2010, segundo dados da Previdência Social. Somente em 2014, foram 704 mil acidentes de trabalho, sendo 2.783 casos fatais e 251,5 mil que resultaram em afastamentos por período superior a quinze dias. Para combater essa realidade e chamar atenção da sociedade sobre a importância da prevenção, a data foi instituída e inclusive virou Lei em Tangará da Serra. “Tangará da Serra é a terceira cidade no Brasil que tem uma lei municipal do Abril Verde, conseguida em 2015”, destaca a Enfermeira do Trabalho e Técnica de Segurança do Trabalho, Tânia Cristina Niclotte, ao ressaltar que o cronograma das atividades estará pronto ainda essa semana, mas já adianta que no dia 11 haverá visita na Usinas Itamarati. Segundo Tânia, os índices na região continuam alarmantes. “O maior índice de acidentes hoje no estado é na área da construção civil, bem como com agrotóxicos nas fazendas. E o índice de fatalidade é com motociclista”, destaca. “A maioria dos casos de acidentes de moto é acidente de trabalho, por isso as campanhas são importantes”, completa. Segundo Tânia, “morrem mais pessoas por acidente de trabalho do que por dengue”, desabafou. “Existem campanhas contra várias doenças, mas, os acidentes de trabalho geralmente somente são lembrados nessa época”, destaca.

Dia 28 de abril – O mês de abril foi escolhido em alusão ao Dia Mundial da Saúde (7/4), e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28/4).

Por Rosi Oliveira - Redação DS

Prefeito entrega kits de inseminação à Cooperativa em Tangará da Serra

Ao todo foram entregues dois kits contendo dois botijões para inseminação com capacidade para 20 litros de nitrogênios

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, acompanhado do Vice-prefeito, Renato Gouveia e do Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ander Santos, realizou na tarde desta segunda-feira, 03, a entrega de kits de inseminação bovina à Cooperativa Regional de Produção Agropecuária da Agricultura Familiar (COOPRAF).

Ao todo foram entregues dois kits contendo dois botijões para inseminação com capacidade para 20 litros de nitrogênios e uma caixa contendo insumos e equipamentos à COOPRAF com sede na Agrovila 01 - lote 23 do Assentamento Antonio Conselheiro, representado por Valdir Alves da Silva, que é o Presidente da entidade.

“Essa ação faz parte do trabalho de valorização e apoio à agricultura familiar desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura em nossa gestão. Essa é uma prática da nossa administração, promover melhores condições de vida e trabalho ao homem do campo. Somos parceiros das entidades e desenvolvemos as ações necessárias para o seu pleno desenvolvimento”, enfatizou o Prefeito.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Vice-prefeito discute criação de Vara com Presidente do TJ em Tangará

Renato Gouveia se reuniu com Desembargador Rui Ramos e Presidente da AL, Deputado Eduardo Botelho

O Vice-prefeito de Tangará da Serra, Renato Gouveia (PR), se reuniu com o Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Desembargador Rui Ramos, durante visita realizada por uma comitiva ao Município. O objetivo do encontro, que contou ainda com a participação de diversas autoridades locais, bem como o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Eduardo Botelho, foi conhecer a estrutura do Fórum e tratar da implantação de uma nova Vara Criminal no Município.

No decorrer da reunião, uma série de demandas foi apresentada ao Desembargador que ainda garantiu a criação da 2ª Vara Criminal em Tangará. “Nosso objetivo é instalar mais uma vara. Inicialmente uma Vara Penal, reformar e ampliar o Fórum da Comarca e futuramente promovermos a elevação dessa Vara”, salientou o Desembargador Rui Ramos.

Renato Gouveia agradeceu a visita do Desembargador, enfatizou as demandas existentes em Tangará e estendeu os cumprimentos do Prefeito Fábio Martins Junqueira que em função de outro compromisso previamente agendado, não pôde estar presente na reunião.

“Muito importante essa participação do Desembargador em nosso Município. Sem dúvida que temos inúmeras demandas. Entre os pontos essenciais que estiveram em discussão, tratamos da ampliação do nosso Fórum e da criação de mais uma Vara no Município. Somos a 5ª maior cidade de Mato Grosso e temos condições suficientes para pleitear essa ampliação”, concluiu o Vice-prefeito.

Por Assessoria de Imprensa