UNEMAT confirma vestibular e instalação do curso de Jornalismo em Tangará

A informação foi repassada à reportagem da Rádio Pioneira pelo Professor Anderson Fernandes, Diretor do Campus da UNEMAT de Tangará da Serra.

Diante de boatos de que o curso poderia ser implantado em Rondonópolis e não em Tangará da Serra, a reportagem Pioneira conversou com Diretor do Campus local. Ele foi enfático ao confirmar que não há dúvidas sobre a vinda do curso. “Fico muito satisfeito de poder falar por meio de um órgão oficial de comunicação e é uma fala de um representante da Universidade do Estado de Mato Grosso. Com relação à vinda do curso de Jornalismo para cá. Não existe nenhuma informação contrária por parte da instituição, até o momento”.

Segundo o Professor, a decisão do curso ser transferido para Tangará da Serra foi tomada no ano passado pelo Conselho Máximo da Instituição. “É este Conselho que define remanejamentos de cursos dentro da Unemat. Eu faço parte deste Conselho e qualquer informação contrária a vinda do curso de Jornalismo para Tangará teria que ter passado por este conselho e não passou. Então, a informação oficial que lhes passo é que o curso de jornalismo virá para Tangará da Serra”.

Ele destacou ainda que a implantação é tão certa que há seis meses o Campus local se organiza para receber o curso. “Passaremos por um momento de transição ainda por quatro anos, porque as turmas serão abertas gradativamente até o oitavo semestre. É fato concretizado a vida deste curso para cá, a despeito de qualquer boato. O curso virá e ponto final”.

Em relação aos boatos que circula, o Professor explicou que o Município de Rondonópolis, assim como outros no estado, busca a implantação de um campus da instituição. “O que existe é a possibilidade de implantação de um campus em Rondonópolis. Existem pressões para a ida da Unemat para todas as cidades onde não há campus da instituição. E isso é natural. A Instituição tem prestígio e é representativa onde ela existe. Autoridades tem feito gestão junto à reitora da Universidade para abrir um campus em Rondonópolis, mas é o Conselho que decide”.

Ele ressaltou, entretanto, que “do ponto de vista específico da ida do curso de jornalismo para Rondonópolis, não existe, nem como pedido daquela cidade, nem como fala da instituição”.

Vestibular

Segundo o Diretor, nos próximos dias será publicado o edital para o Vestibular que deve ser realizado entre abril e maio para fechar a primeira turma. O início das aulas está previsto para o final de agosto. “O Edital do Vestibular que será publicado nos próximos dias vai contemplar as 40 vagas para o curso de Jornalismo em Tangará da Serra”, ressaltou Anderson.

Fonte: Marlenne Maria com Heverton Luiz - Redação Rádio Pioneira

Carnês do IPTU deste ano estão sendo entregues

A previsão é que todos os carnês sejam entregues até o final deste mês

Servidores da Secretaria Municipal de Fazenda de Tangará da Serra (Sefaz) estão nas ruas entregando os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) deste ano.

O trabalho, de acordo com a secretária Valnicéia Piccoli Barbosa, está intenso e sendo feito fora do horário de trabalho. “Oitenta por cento dos carnês já estão na rua com os servidores para entrega”, afirmou a responsável, ao destacar, porém, que ainda não é possível saber quantos foram entregues porque o relatório não foi fechado. “Ainda não tenho como mensurar quanto, mas acredito que está bem adiantado e que a gente consiga concluir a entrega até o final de março”.

Segundo Valnicéia, o trabalho antecipado é para que os contribuintes possam se programar para o pagamento que vence no dia 30 de abril – cota única ou primeira parcela, àqueles que optarem pelo pagamento fracionado. “Esse ano a gente correu bastante para que não houvesse nenhum atraso e a população pudesse ter seus carnês em sua residência, em seu comércio, bem antecipadamente para conseguir se programar e aproveitar esse desconto de 30% [aos adimplentes]”.

Àqueles que tem débitos com o município a secretária alerta para que pagando até o final deste mês terão desconto nos juros e multa, e ainda poderão usufruir do desconto no IPTU deste ano. “Para quem estiver com débitos com o município, está tendo uma campanha de incentivo fiscal para que essa pessoa coloque em dia, em que dá 100% de desconto nos juros e na multa para pagamento até dia 31 de março”. Além desse benefício, o contribuinte que esteja inadimplente ao realizar o pagamento total da dívida, com o desconto de 100% até o dia 31 de março, consegue fazer a retirada do carnê deste ano com desconto de 30% em abril.

Aos que ainda não receberam seu carnê deste ano, a secretária afirma que até o final deste mês receberão ou então podem entrar no site da prefeitura - www.tangaradaserra.mt.gov.br - e imprimir o seu.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS