Projeto “Pai Terapia” criado por tangaraense ganha força em rede social

Lévender Matos atua profissionalmente como consultor do SEBRAE. Nesta semana ele falou à Pioneira sobre um projeto pessoal que denominou como “Pai Terapia”. “Estou feliz com o resultado do que estamos expondo do nosso dia a dia. Para mim, ser pai é uma terapia”, disse ele.

Segundo Lévender a ideia do projeto é possibilitar que outras pessoas tenham acesso às informações sobre os filhos, entre estes, os familiares. “Todos os dias os avós ligavam sempre querendo saber como foi o dia dos meninos. Tenho um enteado de 15 anos e um filho agora com 4 anos. Nós residimos aqui em Tangará, eu e minha esposa, com eles, sem outros familiares perto. Na minha própria página comecei a colocar histórias do que eles faziam todo dia. Minha esposa me estimulou a criar um canal só para eles. E desde então, na medida do possível temos postado lá histórias, aprendizados e principalmente a gratidão que temos pela oportunidade de educar seres. É muito gratificante. Temos as próprias referências e agradeço sempre toda a carga que recebi de meus pais e avós e tento passar para os filhos”.

Na página ele conta de forma descontraída o que vem ocorrendo. “Eu criei algumas terapias como a da leitura, tenho escrito alguma coisa e na medida do possível vamos postando. No começo era só a família que acompanhava e nos últimos meses tem crescido o número de seguidores da página. É interessante este reconhecimento, inclusive das pessoas da cidade que participam da vida deles também”, disse Lévender.

O registro na rede social, de certa forma, na opinião de Lévender, substitui os antigos registros fotográficos que as famílias mantinham. “Antigamente tínhamos os retratos, que vemos ainda hoje na casa de nossos pais e avós. Hoje não temos mais isto, mas na rede social, podemos deixar este registro em um diário, mesmo que eletrônico. No futuro eles mesmos poderão ver o que vivemos juntos”.

Lévender disse também que o feedback que tem recebido na página é importante. “As crianças são muito puras. E muitas pessoas tem registrado que vivem situações semelhantes às nossas. Como ser humano, vejo que precisamos olhar mais as coisas boas e os motivos de gratidão. Eu cresci em cidade grande e numa cidade como Tangará a qualidade de vida é muito melhor. São muitos momentos que podemos ter, de forma harmoniosa e eu pessoalmente dou muito valor. Depois que virei pai, vi que todo o empenho que fazemos para melhorar a vida é pelos filhos”, disse, registrando ainda o agradecimento à esposa pelo incentivo que lhe dá em relação ao projeto. “A rede está disponível e quem quiser descobrir um pouco mais pode acessar no face book. Basta digitar ‘pai terapia’. Quero parabenizar todos os pais pelo seu dia que está chegando, porque sabemos que não é fácil. Não existem fórmulas para educar. Estou falando lá na página da minha vivência. Mas, só descobrimos como é bom ser pai, sendo pai”, disse.

Marlenne Maria - Redação RP