IFMT de Tangará investe cerca de R$ 500 mil em energia solar

Além de investimento de energia solar, IFMT realizou reforma em parte do telhado

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus avançado de Tangará da Serra acaba de dar um importante passo rumo à sustentabilidade. Isso porque a instituição concluiu nessa semana o processo de instalação da usina fotovoltaica, que consiste na produção de energia solar e que deverá gerar inicialmente cerca de 80% de economia na rede elétrica.

De acordo com o diretor do IFMT de Tangará da Serra, Gilcélio Peres, o investimento foi de aproximadamente R$ 500 mil. “Fizemos um investimento alto, mas vamos recuperar isso pois o sistema gera muita economia. Com certeza iremos suprir e cobrir rapidamente esse importante investimento”, comentou o responsável, destacando que para a instalação da usina fotovoltaica, parte do telhado da instituição precisou passar por algumas readequações.

“Foi realizado investimento em parte do telhado, obra feita justamente para instalar a usina fotovoltaica. Daqui a aproximadamente 20 dias, daremos sequência nos serviços de reparo no telhado. É necessário porque o prédio é um pouco antigo, então existe essa necessidade. Será outro investimento de mais de cem mil reais”, informou o diretor.

A coordenadora de Administração e Planejamento da instituição, Michelle Fernanda Martin, afirmou que dar importância para sustentabilidade contribui até mesmo com o ensino pedagógico dos alunos. “Estamos com expectativa muito boa. Inicialmente, os alunos ainda estão disseminando a informação entre si. Estamos esperando efetivar a redução da fatura de energia para mostrarmos o resultado a eles. Vamos fazer ações para gerar ainda mais economia, para nossos alunos verem que estamos investindo nisso”, enfatizou a coordenadora. “A usina fotovoltaica tem uma importância muito grande e atende exigências do serviço público, que tem como pilar o respeito ao meio ambiente. A energia limpa é um grande desafio para empresas públicas e particulares”, concluiu.

Por: Rodrigo Soares - Redação DS