Projeto de Lei que cria o “Programa Parques Saúde” foi aprovado em primeira votação

O objetivo da propositura é desenvolver ações de esportes e lazer, culturais, artísticas, educacionais, além de campanhas e palestras sobre meio ambiente, saúde e atividades físicas.

O projeto de lei (PL nº 88/2017), de autoria do deputado Saturnino Masson (PSDB), aprovado pelos parlamentares em primeira votação, dispõe sobre a criação do “PROGRAMA PARQUES SAÚDE” nos municípios de Mato Grosso, com o objetivo de desenvolver ações de esportes e lazer, culturais, artísticas (teatro, musicas), educacionais (campanhas e palestras sobre meio ambiente, saúde e atividades físicas).

De acordo com a propositura os Parques Urbanos Públicos são áreas verdes que podem trazer qualidade de vida para a população. Pois, proporcionam contato com a natureza, suas estruturas de qualidade, quando adequadas e atrativas, são determinantes para a realização de atividades físicas e de lazer. 

Estas atividades resultam em inúmeros benefícios psicológicos, sociais e físicos a saúde das pessoas, como por exemplo, a redução do sedentarismo e amenizar o estresse do cotidiano urbano. Assim, um planejamento correto e a conservação de Parques Urbanos Públicos se revelam como significativa estratégia para uma política efetiva do projeto urbano e da saúde pública.

“Sabemos que a beleza da paisagem e a proximidade de um parque, ao local de moradia dos usuários, são os principais fatores que incentivam uma utilização frequente para atividade física e de lazer. Segundo alguns especialistas, o contato com a natureza afasta o estresse, revigora as energias e melhora a qualidade de vida das pessoas”, disse Saturnino.

ROSANGELA MILLES/Assessoria de Gabinete