Exposerra retoma tradicional cavalgada no município

Membros de comitivas e amantes de cavalos irão percorrer 6,5 km até o Parque de Exposições
Todo o trajeto, que iniciará na Avenida Brasil, finalizando no Parque de Exposições, deveser feito com tranquilidade e a duração de 2 horas e meia

Abrindo a programação oficial da Exposerra 2017, a tradicional cavalgada irá trazer de volta a cultura sertaneja para as ruas do município. No dia 2 de setembro, sábado, às 9h, membros de comitivas e amantes de cavalos irão se encontrar na Avenida Brasil, em frente ao Detran, e irão percorrer 6,5 km até o Parque de Exposições. Todo o trajeto, que também passará pela Avenida Lions Internacional, deve ser feito com tranquilidade e a duração de 2 horas e meia.

De acordo com o Presidente do Sindicato Rural, Vanderlei Reck Junior, a cavalgada já estava paralisada há algum tempo mas, agora, com entendimento amplo, chegou a hora de retomá-la. “Iremos seguir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2011. Antes, algumas coisas não estavam sendo feitas de forma correta e temos que entender os dois lados. Também existia a questão do mormo, que chegou a assombrar o Brasil. Um outro benefício é que hoje temos um laboratório em Tangará que diminui o custo dos exames e agiliza todo o processo. Temos condições de realizar a cavalgada, cumprindo todas as exigências do MP e do Indea”, reafirma Reck.

Ele ainda reforçou que toda a comunidade está convidada para este grande evento, seja para participar ou assistir. “Não tem ninguém que cuide melhor de um animal do que quem ama. Não compactuamos com quem maltrata e, em sua grande maioria, que tem animal cuida muito bem. Ainda dá tempo de participar mas precisa ser um animal manso, que já está sendo montado. Pode ser cavalo ou boi, já que temos alguns bem domados para isso em Tangará”.

As vacinas e exames também precisam estar em dia, para a emissão do Guia de Trânsito Animal (GTA), que contém as informações sobre o destino e condições sanitárias, bem como a finalidade do transporte. “O Indea também está nos orientando e dando todo o suporte”, ressalta, acrescentando que as vistorias nos animais serão feitas já a partir das 7h30 no local de partida da cavalgada.
As inscrições podem ser realizadas no Sindicato Rural.

Gabriela Gonçalves - Ascom Sindicato Rural