Exames de mamografia serão laudados e entregues em até 5 dias

Prazo para diagnóstico, que virá de São Paulo, vai de dois a cinco dias

A partir de agora os exames de mamografia realizados pela rede pública de saúde de Tangará da Serra serão laudados e entregues num prazo máximo de cinco dias. Desde o início dessa semana, a secretaria de saúde começou a encaminhar até uma empresa vencedora de licitação, localizada em São Paulo, esse tipo de exame realizado no município para que através de um sistema online, o diagnóstico seja realizado com mais eficiência.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, a saúde pública encontra-se totalmente adequada para iniciar esse trabalho, que conta com tecnologia de ponta. “Nós estamos muito felizes, pois batalhamos bastante para isso. Houveram alguns contratempos, mas hoje estamos adequados. Nossos médicos receberão um treinamento simples para que possa, da mesma Unidade de Saúde da Família que foi pedido o exame, também ser entregue o laudo”, explicou o responsável, destacando que as solicitações realizadas pelas Unidades de Saúde serão encaminhadas para a Central de Regulação, para que o agendamento seja feito e posteriormente o exame realizado no Posto Central.

“A pessoa realiza o exame, e as imagens são enviadas via internet para o médico legisla lá em São Paulo. O profissional realiza a leitura, faz o diagnóstico e devolve no sistema. O importante é que em um tempo muito curto, o próprio médico que solicitou a mamografia terá no próprio sistema o acesso a leitura para ter o diagnóstico mais rápido e assim poder interferir o mais breve possível com medicamentos ou outros tipos de encaminhamentos para que a pessoa possa imediatamente iniciar o tratamento, se for o caso”, explicou o secretário, ao relatar ainda que, todo o sistema é homologado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“É algo inédito para nós, porque enfrentávamos uma dificuldade com relação a isso. O equipamento que a gente instalou deu um contratempo. Aquelas pessoas que estavam esperando há certo tempo, terão a partir de agora maior agilidade e eficiência”, enfatizou o secretário responsável pela pasta.

Raio x também conta com procedimento tecnológico

Além dos exames de mamografia, que agora terão maior agilidade e eficiência para a entrega dos diagnósticos, os exames de raios x realizados pela saúde pública de Tangará da Serra também podem ser enviados via online para médicos legislas de São Paulo. De acordo com a técnica de raio x, Jaqueline Parabá, assim como nos exames de mamografia, o especialista terá o prazo de dois a cinco dias para enviar o resultado.

“No momento que o exame é efetuado, automaticamente são capturadas as imagens que serão enviadas, via online para o médico de São Paulo, que irá realizar o laudo. Automaticamente o médico vai receber e tem esse prazo curto para enviar o laudo para a gente”, explicou a profissional.

Para o responsável do sistema Tecnologia da Informação (TI), Danilo Alberto, os médicos de Tangará da Serra poderão durante os procedimentos de tratamento ter acesso ao laudo encaminhado de São Paulo. “É uma tecnologia onde os laudos vindo de São Paulo ficarão 24 horas disponíveis para os médicos. É muito mais eficiência, e com certeza irá ajudar muito”, concluiu.

Rodrigo Soares - Redação DS