Como forma de incentivo, Dom Bosco certifica alunos destaque

No primeiro bimestre, 140 alunos foram certificados; neste, 200

Em tempos difíceis, notícias negativas mostram pessoas que sobem na vida por meio de vantagens alheias. Mesmo assim, a educação continua sendo o principal caminho para formar uma sociedade mais justa, honesta e cidadã. Como a tarefa de envolver os alunos e fazê-los acreditar em meio a este contexto que estudar abre caminhos se torna mais difícil, alternativas de incentivo são adotadas.

Justamente desta forma, o Centro Municipal de Ensino Dom Bosco vem desenvolvendo neste ano letivo um projeto que certifica os alunos que se destacam em sala de aula. Na noite da última quarta-feira, 23, 200 alunos receberam certificação na instituição.

“Esse evento é um projeto que temos na escola que fala dos alunos destaque do bimestre. No conselho de classe, os alunos escolhem da sala que aluno se destacou. Eles podem ser destaque por nota, mas não só por nota, também por empenho. Fazendo as tarefas, participando das atividades e melhorando do bimestre passado para esse”, afirmou a coordenadora da escola, Iolanda Garcia.

Por trás da escolha dos alunos destaque, há um processo criterioso no qual o corpo de professores da escola participam diretamente, baseados nas observações que tiram do que veem em sala.

“Fazemos desde a pré-escola até o nono ano. Perguntamos para os professores quem são os alunos destaque e eles apontam. No final do bimestre, a gente chama esses alunos e damos um certificado para cada um”, explica, ao demonstrar que a estratégia tem funcionado, proporcionando aumento no interesse em sala de aula.

Para se ter ideia, no primeiro bimestre foram entregues 140 certificados. Desta vez, com 200 homenageados, o número teve um acréscimo de 42,80%. De acordo com Iolanda, os que receberam certificação no primeiro bimestre ganharam ainda um passeio na Aldeia Formoso. Desta vez, os pais também estiveram envolvidos na atividade-prêmio.

“Nós convidamos pais, mães ou responsáveis para que viessem com os alunos receber os certificados aqui. Fizemos uma palestra sobre a importância da escola, da educação, dos pais apoiarem esses alunos e depois a escola ofereceu um jantar para os pais, alunos e professores”, salienta a coordenadora, que revelou esperar maior crescimento nos números do próximo bimestre.

Paulo César Desidério - Redação DS