Resultados dos exames preventivos contra o câncer sairão em até 45 dias

Procedimentos preventivos foram realizados na manhã do ultimo dia 20

O Lions Clube Tangará da Serra, juntamente com a Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Barretos-SP, realizaram durante a manhã desta quinta-feira, dia 20 de julho, exames gratuitos preventivos contra o câncer de Colo de Útero (papanicolau) e Próstata.

A equipe da Unidade Móvel – composta por três enfermeiras – atendeu 90 pessoas, sendo 50 mulheres e 40 homens.

De acordo com a associada do Lions Clube, Rosana Oliveira, os procedimentos dos exames foram realizados dentro da normalidade. “Tudo ocorreu de forma tranquila, como a gente previa. Algumas mulheres faltaram, mas colocamos outras no lugar que também necessitavam do atendimento”, comentou a responsável, destacando que os diagnósticos serão finalizados nos próximos 45 dias e entregues para todos os pacientes que passaram pelo procedimento de prevenção.

“Após o Hospital de Câncer de Barretos concluir todo o processo, vamos entrar em contato com as pessoas para entregar os resultados. Caso se confirme o diagnóstico, todas as providências serão tomadas”, afirmou a coordenadora. A presidente do Lions Clube, Neureci Lima de Andrade, explicou que o objetivo da entidade é proporcionar prevenção para as pessoas que são menos favorecidas. “É maravilhoso dar a oportunidade para as pessoas fazerem tratamento nessa parceria que temos com o Hospital de Câncer. Nesse momento, a gente trabalha com a prevenção, com a conscientização de que é importante se cuidar”, afirmou a responsável, que elogiou a importância do trabalho desenvolvido pela unidade descentralizada de Barretos, como forma de plantar a ‘semente’ da prevenção.

PALESTRA - Além do trabalho preventivo, a Carreta do Câncer também trouxe para Tangará da Serra uma palestra, que foi oferecida aos acadêmicos da área da Saúde. Na oportunidade, a enfermeira chefe da Unidade Móvel falou sobre a forma de conscientizar a população para a prevenção do câncer, através de exames. “É muito interessante plantar esse hábito nos acadêmicos de farmácia e enfermagem, pois quando descoberto no início, o câncer tem grande probabilidade de cura, daí a importância dos exames preventivos”, afirmou Rosana. No final do evento, aproximadamente 90 acadêmicos receberam um certificado com validade de duas horas.

Rodrigo Soares - Redação DS