Plano Estadual da Agricultura Familiar é discutido em Tangará

Evento foi realizado na última quinta-feira, no auditório da Unemat

Autoridades públicas e agricultores se reuniram para debater as diretrizes do Plano da Agricultura Familiar para os próximos 20 anos

Com o objetivo de selecionar propostas para elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar, o município de Tangará da Serra sediou nessa quinta-feira, dia 27 de abril, um encontro realizado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/MT) e pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf/MT). O evento aconteceu no auditório da Unemat, onde autoridades públicas e agricultores se reuniram para debater as diretrizes do Plano da Agricultura Familiar para os próximos 20 anos. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Ander Santos, cinco temas diferentes foram debatidos no decorrer do dia entre 130 pessoas que participaram das discussões.
“O Plano já estava quase completo, faltava somente esse encontro aqui em nosso município. Agora a proposta irá para a Assembleia Legislativa para tornar-se lei, que dará um guia para a Agricultura Familiar, inclusive aqui de Tangará da Serra”, explicou o responsável, ao destacar a importância da participação dos produtores rurais na elaboração da proposta, atendendo assim efetivamente as necessidades dentro da gestão pública.

Para o oficial da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Eliel Ferreira, o Plano Estadual da Agricultura Familiar é fundamental para inserir os assentados e outros produtores dentro do programa, que é pautado numa boa elaboração assistencial. “Durante esse evento ouvimos os produtores que são da agricultura familiar, que passaram um período muito grande praticamente esquecidos. É impossível montar um sistema de produção se não houver assistência técnica e direcionamento para questão da comercialização. Esse encontro delineou essas ações para que as famílias tenham um canal de comercializações, para que os produtores se aglomerarem em associações e assim receberem a devida assistência técnica e políticas públicas”, enfatizou.
O evento contou com o apoio da Unemat Campus Tangará da Serra, Empaer, Laticínio Vital, Prefeitura Municipal de Tangará da Serra e Colegiado do Território de Identidade Rural do Alto Paraguai.

Por Rodrigo Soares - Redação DS