Campanha Abril Verde será iniciada incentivando a prevenção

Com a chegada do mês de abril, inicia-se a campanha Abril Verde, dedicada à memória das vítimas de acidentes de trabalho.

O Brasil registra uma média superior a 700 mil acidentes de trabalho por ano, pelo menos desde de 2010, segundo dados da Previdência Social. Somente em 2014, foram 704 mil acidentes de trabalho, sendo 2.783 casos fatais e 251,5 mil que resultaram em afastamentos por período superior a quinze dias. Para combater essa realidade e chamar atenção da sociedade sobre a importância da prevenção, a data foi instituída e inclusive virou Lei em Tangará da Serra. “Tangará da Serra é a terceira cidade no Brasil que tem uma lei municipal do Abril Verde, conseguida em 2015”, destaca a Enfermeira do Trabalho e Técnica de Segurança do Trabalho, Tânia Cristina Niclotte, ao ressaltar que o cronograma das atividades estará pronto ainda essa semana, mas já adianta que no dia 11 haverá visita na Usinas Itamarati. Segundo Tânia, os índices na região continuam alarmantes. “O maior índice de acidentes hoje no estado é na área da construção civil, bem como com agrotóxicos nas fazendas. E o índice de fatalidade é com motociclista”, destaca. “A maioria dos casos de acidentes de moto é acidente de trabalho, por isso as campanhas são importantes”, completa. Segundo Tânia, “morrem mais pessoas por acidente de trabalho do que por dengue”, desabafou. “Existem campanhas contra várias doenças, mas, os acidentes de trabalho geralmente somente são lembrados nessa época”, destaca.

Dia 28 de abril – O mês de abril foi escolhido em alusão ao Dia Mundial da Saúde (7/4), e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28/4).

Por Rosi Oliveira - Redação DS