Secretaria Municipal de Saúde realiza SUS PLANEJA

Seminário discutiu metas a serem alcançadas em setores da saúde no município

Visando estabelecer indicadores e metas a serem alcançadas nos próximos anos pelo município, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra realizou ao longo da última sexta-feira, 27, e na manhã do último sábado, 28, o seminário ‘Sus Planeja’.

De acordo com o secretário de saúde de Tangará da Serra, Itamar Bomfim, o evento foi idealizado pela própria secretaria.

“Nós invertemos o nome de um programa que já existe no Ministério da Saúde que se chama ‘Planeja Sus’. É o primeiro Sus Planeja de Tangará, nós trouxemos para cá cerca de 60 servidores”, salienta o secretário ao acrescentar também a presença de representantes do setor da saúde de municípios vizinhos como Porto Estrela, Santo Afonso, Brasnorte e Nova Marilândia.

“Nós temos que planejar as nossas ações tanto para o ano de 2017 quanto para os próximos 4 anos a partir de 2018 no famoso Plano Municipal de Saúde Plurianual. Isso já é um instrumento que tem que ser trabalhado, idealizado, apresentado junto ao conselho municipal de saúde para ser aprovado”, complementa. Itamar Bomfim explica que as discussões e deliberações do seminário não competem apenas a atual gestão do Executivo no município, mas também, ao primeiro ano da que a sucederá.

“Esse instrumento do Plano Municipal ele acontece no primeiro ano de gestão e ele servirá para ser trabalhado nos próximos 4 anos. Então, são mais 3 anos do prefeito atual e o próximo prefeito que entrar terá que trabalhar 1 ano nessa gestão, lá na frente ele terá que fazer isso”, destaca.

As metas estão relacionadas a índices de mortalidade, vacinação, saúde da família, exames preventivos, mamografias, entre outras ações.

“Nós temos também que fazer uma programação anual de saúde, o que nós queremos para o ano de 2017, e é isso que nós estamos fazendo aqui hoje e amanhã até a hora do almoço. Os pactos que a gente assinou com o Ministério da Saúde, as metas que temos que cumprir com o PDI do Tribunal de Contas, então são cerca de 60 indicadores que a gente tem que trabalhar e dar conta deles durante um ano”, pontuou.

“Tudo está sendo deliberado aqui para que em fevereiro, esse instrumento passe pelo crivo de liberação e aprovação do conselho municipal de saúde e aí sim nós teremos um instrumento que vai nortear todos os nossos trabalhos durante o ano de 2017”, concluiu.

Fonte: Paulo César Desidério - Diário da Serra