Reestruturação do Departamento de Tributação será principal ação

As ações foram oficializadas através dos contratos de gestão no último dia 6 de janeiro

A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) de Tangará da Serra, assim como as demais, terá muito trabalho interno e externo nos próximos 100 dias. As ações foram oficializadas através dos contratos de gestão, firmados por todos os secretários municipais e diretores de autarquias no último dia 6 de janeiro com o prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB).

Na Sefaz, de acordo com a secretária Valnicéia Maria Piccoli Barbosa, a principal ação da pasta será a reestruturação do Departamento de Tributação, através da contratação de uma advogada para organizar tanto os sistemas de trabalho, quanto os processos administrativos dentro da tributação, entre outras coisas que precisam de uma nova formatação de trabalho para dar agilidade no atendimento ao contribuinte. “Desde a parte de mobiliário, de alteração logística dentro do setor de tributação para melhorar o atendimento ao contribuinte está sendo feito agora neste início de ano”, afirma.

Além desta reestruturação, está agendada também uma reunião com o Departamento de Fiscalização para fazer um cronograma de trabalho e quais ações serão priorizadas neste ano. “Foram feitas muitas fiscalizações e queremos saber o que deu mais resultado para dar continuidade e o que ainda não foi feito, porque o nosso número de fiscais é muito pequeno para o contingente populacional e territorial de Tangará da Serra. Precisamos pautar neste situação”.

Já na contabilidade a secretária afirmou que o trabalhos estão voltados para o fechamento de 2016. “E graças a Deus vamos ter um superavit financeiro em praticamente todas as dotações, até mesmo nos recursos próprios que sempre foi um problema. É uma organização primordial para sabermos onde sobrou financeiro”, complementa. “A Fazenda é uma secretaria sistêmica, que dá suporte para todas as demais secretarias. Então também ajudamos a organizar as ações das outras secretarias, tanto na questão de gasto como na questão de disponibilidade financeira para poder contratar serviços e aquisição de materiais e produtos, e de uma forma geral contribuir para que os secretários consigam gerir melhor sua secretaria”.

VISITAS – Paralelamente a esses trabalhos, a pasta está organizando algumas viagens a municípios mato-grossenses para conhecer o trabalho específico realizado por elas para aumentar a arrecadação própria. Essas cidades foram escolhidas com base num estudo feito por um economista da Secretaria de Planejamento. “Conseguimos ver com esse estudo onde existe uma arrecadação maior, num quantitativo que salta aos olhos. Então vamos visitar esses municípios neste início de ano para ver o que eles fizeram de diferente, o que aconteceu para que aquele tipo de arrecadação tivesse uma melhoria tão alta. E sendo ações que a gente possa copiar, com certeza iremos implantar aqui para que também melhore a nossa arrecadação e assim possamos também prestar melhores serviços a população”.

Por Fabíola Tormes - Redação DS