Secretaria de Agricultura convoca Produtores para reunião técnica

O local de realização da reunião será o auditório do IFMT das 14:00 às 17:00

Será realizado no próximo dia (02) de Março das 14:00 às 17:00 uma reunião técnica com os Produtores da nossa região no Auditório do IFMT, localizado na rua 28 na Vila Horizonte, para acertar detalhes sobre a Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural. O Edital será lançado no dia 10 e segundo informação do Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ander Santos, 30% dos alimentos que compõem a merenda escolar devem ser adquiridos da agricultura familiar.

Informou ainda que a reunião terá como finalidade de informar os produtores no sentido deles aderirem ao programa e terem uma nova fonte de comercialização, praticar preço justo e um preço tabelado. E em contrapartida, a Secretaria do Município possa adquirir do produtor um produto de qualidade e também para que o dinheiro fique no município na mão dos produtores, fixando o produtor na sua localidade.

AGRICULTURA FAMILIAR – A Agricultura Familiar produz 70% dos alimentos consumidos no Brasil, ocupando um papel decisivo na cadeia produtiva que abastece o mercado brasileiro.

Para o Secretário Ander Santos, este é a grande oportunidade que os produtores da nossa terão para estarem se organizando para que unidos possam ter mais condições de comercializar os seus produtos. “O produtor não deve se preocupar somente com a venda da merenda escolar, mas também com a comercialização no mercado institucional”, finalizou o Secretário.

Fonte: Humberto Ferreira
Assessoria de Imprensa

Prefeito de Tangará da Serra abre Ciclo de palestras para empreendedores

Fábio Junqueira prestigiou abertura da Feira de Empreendimentos

A Feira de Empreendimentos realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Tangará da Serra, que encerra nesta sexta-feira, 26, teve sua abertura oficial feita pelo Prefeito Fábio Martins Junqueira, que destacou a importância da ação para aqueles que desejam se qualificar para o mercado de trabalho.

Denominada 1ª Semana de Vivência e Fortalecimento de Experiências dos Usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a Feira ofereceu palestras nos dois primeiros dias com os temas ‘empregabilidade’ e ‘empreendedorismo’ e nesta sexta-feira sobre inclusão social no mercado de trabalho. Todas as palestras foram realizadas a partir das 20h.

De acordo com a Secretária Lourdes Fernandes as oficinas de geração de renda são destinadas aos beneficiários do Programa Bolsa Família e aos beneficiários da Secretaria de Assistência Social. “As oficinas são de extrema importância para a qualificação profissionais dos beneficiários. Uma grande oportunidade de aprenderem na prática uma opção de trabalho”, destacou.

As oficinas oferecidas foram – desossa de frango, desossa de peixe, confecção de sabão líquido caseiro, maquiagem profissional, artesanato com bordados em pedrarias e produção de ovos de páscoa.

Fonte: Diego Soares
Assessoria de Imprensa

Polícia Militar intensifica operações diárias em Tangará da Serra

Ações policiais estão sendo realizadas diariamente em Tangará

Sendo uma das metas estipuladas pela nova gestão do Comando Regional VII (CRII), as operações policiais diárias estão acontecendo de forma intensificada nos últimos dias em Tangará da Serra. Através das blitz e abordagens, o policiamento preventivo tem como desafio diminuir os índices de criminalidade no município, principalmente os pequenos assaltos, que tem deixado a população assustada.

De acordo com o comandante do CRVII, Tenente Coronel Sodré, a intenção é dar continuidade nesse trabalho de segurança pública para coibir os crimes e irregularidades. “A tendência é continuar em toda a região, até que a gente consiga atingir um nível razoável de segurança pública. É preciso esclarecer que quando se fala em Regional, se comparando com as outras, a nossa está muito bem”, comentou o comandante, destacando que apesar dos números de criminalidade na regional de Tangará estar no nível aceitável, o trabalho preventivo para que o cidadão se sinta de fato seguro deve ser intenso. “Temos que fazer muito ainda para que o cidadão se sinto realmente seguro. Estamos avançando muito e com bastante trabalho vamos persistir na melhora dessa situação da violência, mas também não deixando de debater outros aspectos que influenciam na criminalidade.

Os assaltos assustam e incomodam, mas é interessante a gente discutir alguns pontos. Quem está cometendo esse delito certamento já teve passagem pela polícia, mas por que esse indivíduo está na rua de novo? É preciso ter políticas que punam de maneira adequada e que o próprio sistema prisional tenha capacidade de dar condições necessárias para que o indivíduo seja ressocializado”, finalizou o comandante.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Guias para pagamento do IPTU 2016 serão entregues nos próximos dias

Entrega dos carnês começarão a acontecer a partir do dia 10 de março

A Secretaria Municipal de Fazenda de Tangará da Serra (Sefaz) iniciará nos próximos dias a entrega das guias para pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) deste ano nos domicílios dos contribuintes tangaraenses.

De acordo com a secretária de Fazenda, Valnicéia Picoli, o Município está realizando as últimas checagens para a emissão dos carnês, que começam a chegar nas residências dos contribuintes a partir do dia 10 de março. “Vamos realizar a entrega já no início de março porque o vencimento será no dia 11 de abril, tanto para o pagamento parcelado como para a cota única”, afirmou a secretária, ao destacar que dependendo do valor, o pagamento poderá ser feito em até nove vezes. 

Para este ano, segundo Picoli, o município está concedendo desconto de 10% no imposto para pagamento à vista (cota única) àquele contribuinte que estiver em dia com a regularidade fiscal do município.

Já ao contribuinte com débitos municipais vencidos, o município concederá desconto de 80% dos juros e multa para o pagamento integral da dívida até o dia 31 de março. “A entrega será feita como de costume pelos fiscais do município, pois infelizmente não temos outra forma mais ágil e eficaz de executar esse serviço. As guias serão entregues de porta em porta, com exceção dos terrenos baldio, pois neste caso as guias ficam no setor de tributação na prefeitura para que o proprietário venha retirar”, relatou.

Vale destacar que além da entrega realizada pelos fiscais, as guias também podem ser emitidas pelo próprio cidadão via online, através do site da Prefeitura – www.tangaradaserra.mt.gov.br.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Prefeito homenageia servidora Rose pelos anos de dedicação ao Município

Servidores, Secretário e Prefeito parabenizam Rose por sua atuação

Após 25 anos de dedicação ao Esporte de Tangará da Serra, atuando na Secretaria Municipal de Esportes, inclusive como Secretária em algumas oportunidades, a Servidora Pública Municipal Rosemere Mendes Cordeiro de Medeiros, a Professora Rose, teve sua aposentadoria assinada pelo Prefeito Fábio Martins Junqueira, que lhe prestou homenagens em sua despedida.

“A Rose merece todo o destaque por sua atuação enquanto servidora exemplar do nosso Município. Me orgulho muito de poder assinar o ato de sua aposentadoria. Todos são conhecedores da dedicação, honestidade e credibilidade da Professora Rose. Ela é um divisor de águas no Esporte em Tangará da Serra”, destacou o Prefeito.

Secretário de Esportes, Ademir Anibale enalteceu o papel desempenhado pela Professora Rose e lembrou alguns episódios dela. “Minha filha Amanda era uma das atletas treinadas pela Rose e o seu ombro saia do lugar. Diversas vezes, duas, três horas da manhã acontecia do ombro dela sair do lugar e ligávamos para a Professora Rose que estava tão habituada a ajudar nossa filha que resolvida o problema com prática e tinha a confiança da Amanda”, salientou o Secretário ao enfatizar a credibilidade passada pela Professora a seus alunos.

Ao se despedir, Rose agradeceu ao Prefeito e ao Secretário, referindo-se especialmente aos demais membros da equipe da Secretaria Municipal de Esportes. “Fui concursada como Professora de Educação Física, mas atuei sempre na Secretaria, onde sempre tive clara a minha missão. Agradeço aos colegas, ao Secretário e ao Prefeito por me proporcionar esse momento tão especial”, afirmou a Professora Rose ao despedir-se.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Empresária Aparecida Martins assume presidência da BPW

“Estou há seis anos na BPW e tenho sonhos bastante audaciosos”, disse a presidente

Na noite do último sábado a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Tangará da Serra – BPW Tangará promoveu a cerimônia de posse da nova diretoria da organização não governamental para o biênio 2016/2017. O evento foi realizado no salão de festas da Tânia Buffet, e contou com a presença maciça das associadas.

Na oportunidade, a empresária Aparecida Martins Rodrigues foi empossada como nova presidente da associação, em substituição a também empresária Leani Ruppel.

De acordo com Aparecida Martins, estar a frente da nova diretoria é um desafio grande, mas as expectativas são maiores ainda. “Estou há seis anos na BPW, e tenho sonhos bastante audaciosos. Tenho muita vontade de continuar com os projetos existentes, além de desejar muito criar novos, portanto minha expectativa é que consigamos já nesse ano desenvolver um trabalho bastante expressivo”, enfatizou, salientando que todo o trabalho sonhado para os dois anos terá como meta envolver a cidade em torno de várias ações. “Além da conferência de mulheres de jovens empreendedoras que é um projeto muito legal, nós queremos desenvolver algo sobre o zika, onde buscaremos envolver a população, pois é um trabalho de todos e para todos. Buscaremos também, realizar capacitações, informações para funcionários de empresas, que buscaremos ajudar”, pontuou.

Segundo Aparecida, o objetivo do grupo é o de emponderar a mulher, buscando conscientizar a classe de que deve buscar seu espaço. “ Nosso objetivo é fazer com que a mulher ganhe força. Queremos mostrar nossas capacidades e fazer a diferença em nossa sociedade”, enfatizou a presidente.
Atualmente 30 associadas fazem parte do quadro da Ong tangaraense.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Tangará da Serra sedia encontro de Secretários de Saúde da região

O evento foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores.

Na manhã da última sexta-feira (19) no plenário da Câmara de Vereadores foi realizada uma reunião com os 10 Secretários de Saúde da região, com representantes do Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra. O Objetivo da reunião foi a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde Familiar – NASF em Tangará da Serra, que já foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde do Município e pela Comissão InterGestores Regional – CIR da região Médio-Norte de Mato Grosso.

Para o Secretário Municipal de Saúde de Tangará da Serra, Itamar Bonfim, a implantação do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde Familiar já existe em outros Estados do Brasil e trará mais agilidade para população e mais eficácia no atendimento aos usuários. Com a implantação do NASF teremos vários outros profissionais de nível superior trabalhando para a população, dentre os quais psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais.

Segundo Itamar, a intenção é a instalação inicial de dois NASFs em Tangará, sendo um no Parque Figueira e o outro na Cohab. Com essas duas implantações o município receberá um repasse mensal no valor de R$ 20 mil reais por cada uma, o que totalizará aproximadamente R$ 400 mil reais por ano. Para a aprovação deste projeto, falta apenas a aprovação por parte do Ministério da Saúde.

Fonte: Humberto Ferreira
Assessoria de Imprensa

Secretaria de Educação entrega materiais escolares nas Escolas Indígenas

Alunos, coordenadores e professores comemoraram o recebimento dos materiais.

No último dia 11 de fevereiro de 2016 o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Prof. Adriano Fernandes acompanhado da Profa. Eude Camargo, Chefe do Departamento Pedagógico e do Prof. Nadir Bariviera, coordenador da Educação Indígena, estiveram na Aldeia Zozoiterô entregando o material escolar e material de limpeza para as Escolas Indígenas de Tangará da Serra.

SOBRE A EDUCAÇÃO INDÍGENA - Tangará da Serra possui 13 Escolas Municipais Indígenas e oferta 320 vagas para alunos indígenas. O grande desafio em promover e Educação Escolar Indígena neste município é devido a grande extensão territorial de aproximadamente 700 mil hectares das três Reservas Indígenas que corresponde a mais de 50 % do total do território deste município. Neste contexto a Secretaria Municipal de Educação atende 13 escolas onde a mais próxima está a 80 km de distancia e a mais distante está a 230 km, comentou o coordenador Claudemiro Zanoizokaise, da educação indígena da SEMEC.

Na oportunidade, o Prof. Adriano Fernandes ouviu dos professores e coordenadores das Escolas Indígenas, demandas existentes no sistema e prometeu providenciar a correção das irregulares. “Gostaria de falar da minha alegria de estar convivendo este ano letivo com voceis, e dizer que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura fará todo esforço possível para que 2016 seja um ano muito proveitoso para a Educação Indígena de Tangará da Serra, finalizou o secretário.

Fonte: Humberto Ferreira
Assessoria de Imprensa

Secretaria de Agricultura realiza reunião com Associação de Feirantes

 A intenção é o fortalecimento do produtor rural que participa da Feira.

Na tarde desta quarta-feira (17) foi realizada no auditório da Prefeitura, reunião promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Tangará da Serra, e teve a participação de Feirantes, representantes da Associação das Feiras de Tangará da Serra, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal da Fazenda.

O assunto em pauta foi o Decreto nº 382 de 10 de novembro de 2015 que dispõe sobre a regularização, organização e funcionamento das Feiras do Produtor no município de Tangará da Serra. Nas discussões foram esclarecidas várias dúvidas e feito várias reinvidicações no intuito de fortalecer o produtor rural que participa da feira.

O Secretário Municipal de Agricultura Ander Santos esteve presente na reunião e participou das discussões. “Fico muito satisfeito em ver um grupo de pequenos produtores buscando melhorias para o seu segmento”, finalizou o Secretário.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Escola Jonas Lopes inicia ano letivo em novas instalações

A escola agora começa uma nova fase, que deverá ser tão linda quanto a anterior

O ano letivo começou, agora é oficial. E com o novo ano, vários foram os alunos que começaram seus estudos em ambientes totalmente novos, como foi o caso da escola João Batista, que após alguns longos meses, retornou às suas atividades, levando agora aos seus usuários maior comodidade e segurança.

Outra escola que também inicia seus trabalhos em uma estrutura novinha e totalmente reformulada, é a escola, Jonas Lopes, que funcionou por vários anos na Vila Goiânia, e a partir de agora, está na Vila Goiás em novo local e com um espaço bem maior que o antigo.

De acordo com a diretora da escola Maria Gomes Felix, valeu a pena a espera. “Estamos imensamente felizes, aguardamos por um bom tempo, mas valeu a pena, pois fomos contemplados com um ambiente bastante convidativo e confortável”, disse, ao destacar, que um dos maiores ganhos para toda a comunidade foi a quadra coberta. “Ficamos encantados com tudo que recebemos, mas, o que mais nos deixou felizes foi a quadra, pois onde estávamos, havia apenas o espaço cimentado, sem cobertura, o que dificultava bastante para os professores, inclusive da Educação Física, pois, quando não era sol, era chuva. (…) Agora temos uma quadra coberta e cercada, uma vitória”, enfatizou a diretora.

Segundo Maria, a escola agora começa uma nova fase, que deverá ser tão linda quanto a anterior. “Recebemos esse presente, mas ficamos tristes também por saímos do antigo prédio, pois foram muitos anos ali, mas queremos continuar nossa trajetória de formar cidadãos de bem, que contribuam para o crescimento do país”, finalizou.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Em Tangará Secretarias se unem para combater o Mosquito da Dengue

Na última sexta-feira (13) os Secretários de Educação e Cultura Prof. Adriano Alves Fernandes e o Secretário de Saúde Itamar Martins Bonfim, receberam a imprensa tangaraense para comunicar que a partir desta segunda estaria sendo desencadeada uma Campanha junto as Escolas e Creches municipais para combater o Mosquito Aedes Aegypti.

Segundo o Secretário de Educação e Cultura Prof. Adriano Alves Fernandes, apesar das Escolas Municipais terem sido todas dedetizadas no período das férias, esta ação tem como finalidade dar ainda mais segurança para aos alunos que estudam nas Escolas.

As ações começaram nesta segunda-feira dia 15 no CME Ayrton Sena e irão até o próximo dia 25 de Fevereiro de 2016. Sempre no horário das 15 às 17 horas, horário que os alunos serão dispensados para maior segurança.

De acordo com o Secretário de Saúde Itamar Martins Bonfim, a ideia partiu da Secretaria de Educação. “Eu fui procurado pelo secretário Adriano e prontamente convocamos a vigilância ambiental e resolvemos fazer isso, lógico que as escolas estão dentro do nosso projeto de fazer visitar e nas localidades onde houver necessidade de tratamento nós vamos estar fazendo, e resolvemos direcionar este trabalho para que as escolas sejam atendidas mais rápido possível”, finalizou o Secretário.

Fonte: Humberto Ferreira
Assessoria de Imprensa

Rogério Silva defende mais investimentos nas Unidades Básicas de Saúde

Rogério Silva (PMB) defendeu que o Município de Tangará da Serra deve investir mais recursos nas unidades básicas de saúde. O vereador ajudou a aprovar na Câmara o Projeto de Lei 04/2016, de autoria do Poder Executivo Municipal, que autoriza abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 1 milhão e 120 mil na Lei Orçamentária Anual (LOA). De acordo com a proposta, os recursos serão destinados a custear despesas da Secretaria Municipal de Saúde com a manutenção das unidades básicas de Saúde.

“É preciso investir nas unidades básicas, para que as pessoas sejam atendidas nos bairros. Isso vai tornar o atendimento mais ágil, dar mais qualidade de vida aos moradores e desafogar o hospital municipal”, explica o vereador Rogério Silva ao destacar a importância da iniciativa do Governo do Município que atende proposta de sua autoria apresentada ainda em 2013, quando através da indicação 1556/13 solicitou investimentos na reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família da Vila Goiás.

Na ocasião, o vereador defendeu a importância da USF para os moradores dos bairros Jardim Mané Garrincha, Acapulco, Paris, Aeroporto e até mesmo de comunidades rurais como São José, que não possuem cobertura, serão beneficiados com investimentos na unidade de saúde da Vila Goiás.

Segundo a mensagem do projeto, a prefeitura de Tangará da Serra passou por auditoria que indicou através de relatório, as medidas que deveriam ser adotadas. Com a aprovação na Câmara, o Município poderá cumprir o Termo de Ajuste Sanitário em que se comprometeu a aplicar recursos próprios na Atenção Básica.

Para os investimentos o Executivo propôs redução orçamentária na previsão de pagamento de sentenças judiciais – que foram parcialmente quitadas em 2015 – e na previsão de recursos para repasses ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, uma vez que o contrato que o Tangará mantinha foi rescindido.

Na Câmara o PL 04/2016 recebeu pareceres favoráveis dos vereadores Niltinho do Lanche (Pros), Romer Japonês (PMB) e Fabão (PSDB), da Comissão de Saúde, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos; dos vereadores Romer Japonês, Professor Vagner (PSDB) e Dona Neide (PMDB), da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO); e dos vereadores Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB), Rogério Silva (PMB) e Wellington Bezerra (PMB), da Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final e Eficácia Legislativa.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Prefeito Fábio participa de evento em Santo Afonso

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (12) um evento realizado na Câmara Municipal de Santo Afonso em prol da pavimentação da MT 240 que liga Tangará da Serra a Santo Afonso. Contou com a participação do Prefeito de Tangará da Serra Fábio Martins Junqueira, do Deputado Saturnino Masson, do Presidente da Câmara Ver Sílvio Somavila, do Vereador Rogério Silva, do Ver. Sebastian, Secretário Municipal de Infraestrutura Selton Vieira e demais autoridades.

Todos os presentes foram unanimes em apoiar a reivindicação antiga da população dos dois municípios. Para o Prefeito Fábio, "a pavimentação da MT 240 virá beneficiar esta região, tão rica e carente", comentou o Prefeito.

Humberto Ferreira
Redação

Vereadores tangaraenses apoiam iniciativa de associação em favor da pavimentação da MT 240

Sílvio Sommavilla (PV), Rogério Silva (PMB) e Professor Sebastian (Pros) representaram o Poder Legislativo de Tangará da Serra na reunião da Associação dos Beneficiários da MT 240 – encontro realizado no Plenário Gentil Lima Cavalcante, na Câmara Municipal de Santo Afonso, na sexta-feira, dia 12. Do encontro também participou o prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira (PMDB), o prefeito de Santo Afonso Venceslau Botelho (PR) e a prefeita em exercício de Nova Marilândia, Vilma Maria do Nascimento Fernandes (PR).

“Estamos felizes pelo número de pessoas que aderiu a proposta de pavimentação dessa rodovia. (...) Quem é contra a pavimentação da MT 240? Não há ninguém. O que precisamos é da união de prefeitos, vereadores, deputados. O Estado de Mato Grosso abandonou essa região do Estado de Mato Grosso há muito tempo. Esses 38 quilômetros que precisam de asfalto são muito importantes para Mato Grosso, então temos que aproveitar esse momento e buscarmos a pavimentação”, afirmou o presidente da Câmara tangaraense, vereador Sílvio Sommavilla em discurso, durante o evento.

Na reunião o presidente da Associação, José Afonso Gonçalves, agradeceu o apoio do Poder Legislativo de Tangará da Serra e dos demais municípios da região. Segundo ele, neste momento é preciso que deputados, vereadores, secretários municipais e prefeitos das cidades que serão beneficiadas com a obra de pavimentação da MT 240 demonstrem força política para levar ao Governo do Estado o anseio do povo da região em favor da obra.

O vereador de Diamantino, Edilson Mota Sampaio (Pros) destacou que o projeto regional que está sendo construindo é extremamente necessário. “A força política é necessária. Mato Grosso tem hoje 30 mil quilômetros de rodovias e apenas 7 mil quilômetros estão asfaltadas. Daqui apouco, quem tem mais força, leva. Então temos que ter essa força política, prefeitos, presidentes de câmara, vereadores, deputado Saturnino e deputado Wagner Ramos”, destacou.

CIP-MT240 – O presidente da Câmara de Tangará da Serra, Sílvio Sommavilla, propôs aos vereadores presentes a formação de uma Comissão Intermunicipal Parlamentar pela pavimentação da MT 240. A idéia contou com a adesão dos presentes e a primeira reunião foi feita ainda no início da tarde de sexta-feira, em Santo Afonso.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santo Afonso, vereador Adelvane Coelho da Rocha (PSD), a comissão tem como missão trabalhar cobrando os prefeitos e deputados estaduais para que a Associação tenha apoio suficiente para tirar o projeto de pavimentação da MT 240 do papel.

ASSOCIAÇÃO – A Associação dos Beneficiários da MT 240 foi fundada em 2007, ainda no segundo mandato do então governador Blairo Maggi – quando o Governo do Mato Grosso realizava parcerias com associações para a pavimentação de rodovias. O projeto de asfaltamento não foi adiante na época e a associação ficou parada, sendo reativada em 2015 depois que a cidade de Santo Afonso recebeu a visita do atual governador, Pedro Taques (PSDB).

Na visita, segundo a associação, o governador pediu que produtores e governos municipais viabilizassem o projeto de pavimentação para que o Governo do Estado pudesse, então, colocar os recursos no Orçamento de Mato Grosso para pavimentar os 38 quilômetros que ligam Tangará da Serra e Santo Afonso. A Associação foi, então, reativada em outubro de 2015, tendo realizado já dois encontros, um em Tangará e outro em Santo Afonso.

A IMPORTÂNCIA – Sommavilla destaca a importância da pavimentação da MT 240 para Tangará da Serra. Segundo ele, há um volume enorme de moradores que desejam adquirir produtos e contratar serviços em Tangará da Serra, mas são desmotivados pelas péssimas condições da estrada. “Somos um pólo de serviços, um pólo regional em termos de atendimento educacional, atendimento em Saúde, e para potencializar isso precisamos que as pessoas tenham acesso a Tangará da Serra, e isso só será possível com a MT 240, com a MT 339, com o asfaltamento da estrada do Chapadão do Rio Verde”, afirmou Sommavilla.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Administrador Selton Vieira assume Secretaria de Infraestrutura

Selton é morador de Tangará da Serra desde 1976, tendo se mudado na semana da emancipação política da cidade

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Tangará da Serra (Sinfra) já está funcionando sob o comando de Selton José Vieira, filho de família pioneira no Município e que formou-se em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com especialização em Gestão de Negócios.

Selton é morador de Tangará da Serra desde 1976, tendo se mudado na semana da emancipação política da cidade. “Já fui técnico de refrigeração, mecânico e pintor de automóveis, estagiário do Sebrae, auxiliar administrativo em grande empresa de grãos, gestor de Companhias e Fazendas de soja, pecuária e principalmente de florestas de teca, como também em minha própria empresa de Gestão e Prestação de serviços Agroflorestais”, destacou o gestor.

O novo Secretário já possui vasta experiência em gestão, destacando o rico conhecimento adquirido anteriormente à frente de grandes empreendimentos. “Também pelo fato de ter atuado em grandes grupos com investidores do exterior, desenvolvi razoável fluência na fala e na escrita de Inglês e Espanhol. Junto a tudo isso durante as viagens, treinamentos e congressos aqui e no exterior, me tornei conhecedor não só de grande parte do nosso País, como também fronteiras distantes, sendo oito países, e com certeza trarei inovações na maneira de gestão da Sinfra”, afirmou o novo Secretário.

Selton Vieira é também membro do Rotary Club Tangará da Serra, Coordenador do Núcleo de Investidores do Sicredi, unidade Rio Preto, membro voluntário da Casa da Criança, membro da Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta), membro da Diretoria da CDL e membro do Sindicato Rural.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Eleita segunda secretária, Dona Neide completa Mesa Diretora da Câmara

Confirmando o que já havia sido adiantado anteriormente pelo blog, a vereadora Dona Neide (PMB), após receber 9 votos, foi eleita Segunda Secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tangará da Serra, última composição desta legislatura. A eleição, conforme manda o Regulamento Interno, ocorreu nesta tarde, na segunda sessão ordinária do ano.

Apenas Dona Neide concorreu ao cargo vago.

Houve a necessidade da eleição em função da renúncia do Vereador Fabão (PSDB), eleito Primeiro Secretário. Com a abdicação de Fabão, Bezerra assumiu a Primeira Secretaria ficando a Segunda vaga.

Com a eleição de Dona Neide a Mesa Diretora ficou assim composta:

- Presidente: Sílvio Sommavilla (PV);
- Vice-presidente: Vagner Constantino (PSDB);
- 1º Secretário: Wellington Bezerra (PMB);
- 2º Secretária: Dona Neide (PMB).

Fonte: Alexandre Rolim

Projeto Residência Nota 10 será lançado nesta sexta em Tangará

Equipe da Secretaria de Saúde se reuniu durante o feriado para desenvolver estratégias visando o combate ao mosquito transmissor da Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, de Tangará da Serra, lança nesta sexta-feira, o projeto Residência Nota 10. De acordo com o Secretário, responsável pela Pasta, Itamar Martins Bonfim, o projeto consiste no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

O lançamento oficial do projeto acontecerá na próxima sexta-feira, 12, no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Tangará da Serra às 17h. “Nosso principal objetivo com o projeto é justamente eliminar os criadouros e reduzir o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti a 1% de acordo com o esperado pela Organização Municipal de Saúde, a OMS”, informou o Secretário.

Itamar Bonfim destacou ainda, ao anunciar o lançamento do projeto Residência Nota 10, que durante a ação será apresentado um relatório contendo informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos pela Sala de Combate ao Aedes Aegypti.

“A Sala foi criada pelo Poder Executivo com o respaldo do Prefeito Fábio Junqueira através do Decreto número 459/2016 como forma de desenvolver ações objetivando justamente o combate ao mosquito, fomentando os trabalhos e desenvolvendo estratégias com o foco de eliminar essa problemática que vem chamando a atenção de todo o mundo”, enfatizou o Secretário.

Fonte: Diego Soares
Assessoria de Imprensa

Câmara aprova Plano Municipal de Cultura

Os vereadores tangaraenses aprovaram o Plano Municipal de Cultura de Tangará da Serra (PMC). De acordo com o texto aprovado pelos parlamentares, o plano terá vigência por 10 (dez) anos, a contar da publicação da Lei. O projeto do plano é cumprir o que está previsto no título III, do capítulo I, do artigo 33, inciso III, alínea a, da Lei 4.145, de 28 de novembro de 2013, que dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura de Tangará da Serra.

Com a aprovação, o Plano Municipal de Cultura terá como diretriz assegurar os meios e recursos para o financiamento e desenvolvimento da cultura como direito de todos os cidadãos com plena liberdade de expressão e criação, universalizar o acesso aos bens e serviços culturais e contribuir para a construção da cidadania cultural; além de reconhecer, proteger, valorizar e promover a diversidade das expressões culturais presentes no Município e promover a equidade social e territorial do desenvolvimento cultural.

O projeto define ainda as metas do PMC, que deverão ser cumpridas no prazo de vigência, de modo a concorrer para a consolidação do Sistema Nacional de Cultura. Ainda sobre a e execução, o PMC define que o acompanhamento do cumprimento das metas será objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e pelo Conselho Municipal de Política Cultural. O PL 206/2015 foi aprovado e agora segue à sanção do Poder Executivo Municipal.

PARTICIPAÇÃO POPULAR – O texto aprovado pelos vereadores prevê que o Município promoverá a realização de conferências municipais de cultura até o final da década de vigência do PMC. As conferências serão realizadas a cada dois anos para avaliar e monitorar a execução do Plano Municipal de Cultura.

PARCERIAS – O projeto mantém o regime de colaboração entre o Município, o Estado de Mato Grosso e a União para a consecução das metas do Plano Municipal de Cultura. Além disso, o Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Anuais de Tangará da Serra serão formulados de modo a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias do Plano Municipal de Cultura, a fim de viabilizar sua plena execução.

FUTURO - Até o final do primeiro semestre do nono ano de vigência deste Plano Municipal de Cultura, o Poder Executivo encaminhará à Câmara Municipal de Tangará da Serrao projeto de lei referente ao Plano Municipal de Cultura a vigorar no período subseqüente. O plano incluirá diretrizes, metas e estratégias para o próximo decênio, definidas com ampla participação de representantes da comunidade cultural e da sociedade civil.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

Prefeito de garante terreno para construção de novo prédio para a Ciretran

Executivos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estiveram em Tangará da Serra na semana passada para articular a construção de um novo prédio para a Ciretran. Eles se reuniram com o prefeito Fábio Junqueira (PMDB) e com o presidente da Câmara Municipal Sílvio Sommavilla (PV). 

Acontece que há, segundo informou um desses executivos, um recurso de R$ 2,5 milhões para a obra, porém não há terreno para receber o prédio. Já houve num passado bem recente, pois a Prefeitura de Tangará havia cedido ao Estado, mas como a construção demorou muito o tal terreno retornou ao patrimônio do Município em 2012. 

Da Câmara os executivos do Detran conseguiram a garantia de que haverá empenho para a doação de uma nova área para a construção da Nova Ciretran. Do prefeito eles conseguiram a garantia de que o terreno será doado sim, dentro das possibilidades do Município. “Podemos contribuir com a área, dentre as disponíveis pelo Município”, me garantiu o prefeito.

Espera-se que esse recurso, garantido no orçamento de 2016 do estado, seja realmente utilizado para a construção de uma nova sede para a nossa Ciretran que está escorada, caindo aos pedaços. E que seja logo, pois o terreno pode ser doado e o termo de cessão pode caducar novamente e a obra nem começar.

Fonte: BlogdoRolim

Tangará: Com abairramento concluído, novo mapa da cidade é divulgado

Nesta sexta-feira (5) a Secretaria Municipal de Planejamento divulgou a imprensa tangaraense o ‘novo’ mapa da cidade. Abordando o processo de revisão e aprovação do plano diretor, o responsável pela pasta Hélio Clementino informou que já é possível consultar os bairros da cidade.

“No passado nós iniciamos processo de revisão do plano diretor, a legislação diz que isto deve ocorrer a cada cinco anos e entre todas as questões abordadas nesta revisão, há o abairramento”, disse Clemetino.

O Secretário lembrou que todo o processo seguiu uma metodologia sugerida pelo próprio Governo Federal através do Ministério das Cidades. Após 27 audiências públicas, estudos e aprovação na Câmara Municipal de Vereadores da


“O abairramento é um processo de organização espacial do território municipal, nada mais que isso. Algumas pessoas estão achando que os loteamentos deixaram de existir, não é isso, eles foram agrupados e organizados em bairros”, explicou.

A escolha da nomenclatura dos bairros e seus espaçamentos, conforme Clementino se deu a partir de uma série de critérios padronizados: “O município é dividido em quatro setores, então o primeiro critério foi que nenhum bairro transpôs o seu setor, com exceção evidentemente do Centro. Depois para a nomenclatura, por exemplo, foram priorizados os nomes de pessoas, bairros mais antigos, enfim, critérios técnicos que seguem a metodologia citada anteriormente”, pontuou.

A adoção da nova nomenclatura, para os órgãos públicos, através de decreto publicado pelo Prefeito será em até seis meses. Para os demais será de um ano.

CEP

Um dos reflexos do processo, segundo Hélio, será a mudança no Código de Endereçamento Postal. O Secretário explicou que a mudança ocorre pelos padrões dos Correios e que o processo ainda está em desenvolvimento.

“Nós temos um código que é 78 que se refere ao Mato Grosso, 300 que é Tangará da Serra e 000. Este 000 define um número de logradouro, como a nossa organização espacial não era bem definida, com o abairramento, os Correios conseguem disciplinar os logradouros. Ele pode, por exemplo, definir que o 1 é o Centro e partir dali fazer uma subdivisão”, comentou.

A medida deverá contribuir com o alcance das entregas que ainda não ocorre em algumas localidades da cidade.

E agora?

Hélio explicou que para o cidadão é importante conhecer seu bairro e entender o novo mapeamento da cidade.

Paralelo ao abairramento, com o plano diretor houve também a delimitação da zona de expansão, que não permitirá a adição, por enquanto, a adição de novos bairros.

“Com a zona de expansão urbana, nós buscamos delimitar o crescimento da cidade na questão espacial. Ocorre que hoje é possível construir, com os vazios urbanos que existe, outra Tangará da Serra, ou seja, acreditamos que é possível duplicar a quantidade, por exemplo, de habitantes sem que eles tenham que morar mais longe.“, disse ao explicar que novos empreendimentos como loteamentos e condomínios, por exemplo, estarão automaticamente localizados nos bairros criados.

A delimitação da zona de expansão teria como fundamento o aproveitamento da infraestrutura pública existente: “É melhor para o morador, ter seu local, onde já há essas estrutura de escola, posto de saúde, água, esgoto, iluminação, entre outros”, destacou.

Os novos mapas podem ser acessados diretamente no site da Prefeitura Municipal, através do endereço http://www.tangaradaserra.mt.gov.br/Bairros/

Veja a lista:






























Fonte: Rádio Pioneira

Ministério da Saúde reconhece novas equipes de ESF e Tangará chega a 79% de cobertura populacional

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, celebrou o anúncio feito pelo Ministério da Saúde

Tangará da Serra foi considerada um dos destaques pelo Ministério da Saúde no que diz respeito à cobertura populacional das estratégias de atendimento de saúde em família. De acordo com o Secretário Municipal, Itamar Martins Bonfim, o Departamento de Atenção Básica (DAB) homologou as novas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Município agora passa de 31,67% para 79,18% de cobertura populacional das estratégias.

“Mais uma conquista e ótima notícia para Tangará da Serra. O Departamento de Atenção Básica - DAB do Ministério da Saúde, publicou em sua página referente à competência de dezembro o quantitativo de ACSs e EFSs de cada município. Avançamos de 10 para 20 equipes implantadas, Subindo a cobertura de 31, 67 para 79, 18%”, informou o Secretário.

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, celebrou o anúncio feito pelo Ministério da Saúde. “Muita luta nestes três anos para chegar a estes resultados. Disposição da gestão em alterar a política de saúde em Tangará que nunca investiu na saúde preventiva e largou a Atenção Básica sempre abandonada. O Ministério da Saúde já reconheceu que estamos cobrindo mais de 79% da atenção básica. E quando assumimos eram 27%. Agradeço a Deus e a nossa equipe por todo o trabalho que possibilitou este reconhecimento”, destacou Junqueira.

Fonte: 
Diego Soares
Assessoria de Imprensa

Novos veículos comprados com recursos próprios foram entregues ao Samae

Frota do Samae recebe mais três veículos

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira, entregou as chaves de três novos veículos zero quilômetro ao Diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Wesley Lopes Torres. A entrega aconteceu no Almoxarifado do próprio órgão e reuniu servidores do Município e Secretários Municipais.

Foram entregues pelo Chefe do Poder Executivo uma caminhonete F-350 e duas Pick-Up Strada a autarquia. “Estamos priorizando o fornecimento de equipamentos aos nossos servidores para que a população receba um melhor atendimento. Já adquirimos um caminhão zero quilometro para o Recicla, duas Strada, uma retroescavadeira e agora uma nova F-350 e duas novas Pick-up Strada”, salientou o Diretor.

O Município investiu na aquisição dos novos veículos cerca de R$ 210 mil, provenientes de recursos próprios da autarquia. “São investimentos reais com recursos próprios. Algo que não se via anteriormente e que agora se tornou uma prática comum adotada pelo Município graças a austeridade dessa gestão e a aplicação correta dos recursos públicos”, enfatizou o Prefeito Fábio Junqueira.

Fonte: Diego Soares
Assessoria de Imprensa