Secretaria de Estado da Saúde implantará Ouvidoria do SUS em Tangará

Segundo as técnicas, a ideia será levada a outros municípios

Na última terça-feira (18/10) o Secretário de Saúde do município Itamar Martins Bonfim recebeu em seu gabinete as técnicas Adriana Despanchps e Joanice Jardim Andrades, da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso para dar início a implantação da Ouvidoria do SUS em Tangará da Serra. Na ocasião conheceram e parabenizaram a Gestão Municipal pelo sistema de informação implantado na maioria das UBS e Farmácia Central. Segundo as técnicas do SUS, a ideia será levada a outros municípios, comentaram.

A implantação da Ouvidoria já encontra-se em andamento, determinado pelo Prefeito Municipal de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira.

A Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde do Conselho Estadual de Saúde (OG/SUS/CES-MT) é um canal de amplo acesso aos usuários, que tem a participação efetiva dos cidadãos e estabelece relacionamento democrático entre a gestão de Saúde Pública e usuários do sistema.

Atualmente a OG/SUS/CES-MT está presente em vários municípios mato-grossenses e tem como objetivo atender as manifestações, reivindicações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios sobre o desempenho da estrutura organizacional e funcionamento do SUS.

O papel fundamental da Ouvidoria dentro do SUS é nortear as avaliações da gestão pública, as opiniões geradas pelos usuários dos serviços públicos de saúde, na busca de humanizar e garantir soluções referentes às ações e serviços oferecidos à população. 

Humberto Ferreira
Assessor de Imprensa