Água de poços artesianos deverá minimizar problemas de abastecimento na cidade

A informação foi repassada na manhã desta sexta-feira (14) pelo Prefeito Fábio Martins Junqueira. Ele esteve ao vivo nos estúdios da Rádio Pioneira onde em entrevista ao programa O Povo no Rádio abordou a questão da dificuldade no abastecimento de água em Tangará da Serra. 

A perfuração de novos poços artesianos, bem como a ativação de alguns que estão fechados serão medidas emergenciais a serem adotadas pela municipalidade para amenizar a dificuldade enfrentada hoje. “Com toda certeza a perfuração de poços artesianos será adotada. Nós vamos buscar perfurar novos poços artesianos. Já tomamos a decisão também de que, para se abrir novos loteamentos, estes deverão ter poços artesianos. Eles vão ter que encontrar solução para o abastecimento de água. Os novos loteamentos já podem incluir em seus custos a implantação de poços artesianos”, destacou o Prefeito.

Junqueira afirmou que já há bairros sendo abastecidos com água de poços artesianos e explicou como pretende conseguir os recursos para perfurar outros. “Foi colocado um poço artesiano que estava fechado, que havia sido lacrado pela Polícia Federal há alguns anos por ter sido perfurado em área privada. Resolvemos este problema com uma medida chamada “Servidão Administrativa” e uma “Servidão de Aqueduto” para ligar esta água à rede. Este poço foi usado para resolver o problema da água do Valência I e II e do Barcelona. Temos mais alguns poços pertencentes ao município, mas todos com pequena vazão. A perfuração é onerosa, porque os poços têm que ser muito fundos, mas vamos fazer este investimento sim. Vamos atender os órgãos municipais com poços e vamos ao mesmo tempo buscar recursos para que o SAMAE possa incrementar sua produção”.

Ele lembrou que há uma ação de cobrança do SAMAE pelos inúmeros anos em que a Prefeitura não pagou a água que usa em órgãos públicos. A ação tramita até hoje na Justiça e o Prefeito pretende conseguir uma conciliação para que os recursos sejam utilizados como investimento no aumento da produção de água. “Vamos tentar conseguir que o município faça o repasse ao SAMAE condicionando o investimento na perfuração de poços para incrementar a produção”.

Outra medida a ser adotada de imediato será a disponibilização da água de um poço artesiano do município que estava fechado para que os cidadãos possam buscá-la. “Temos o SAMAE com medidas paliativas, com caminhão pipa locado para atender as emergências e vou pedir para ativar um outro poço, que tem produção pequena, mas que seja mantido ligado para que as pessoas possam buscar água nele também. Tem municípios que já utilizam este sistema”, disse Junqueira.

Além da represa que está sendo construída na Estação de Tratamento de Água e que deverá ampliar a capacidade de armazenamento de água para 1 bilhão de litros, o município também investirá na ampliação da capacidade de reservação de água tratada, segundo o Prefeito.

Fonte: Marlenne Maria - da Redação RP