Próxima sexta-feira (24) será o último dia para pesagem da 1ª Vigência

O alerta é dado pela nutricionista da Atenção Básica, Márcia Oliveira.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra adverte que os beneficiários do Programa Bolsa Família que ainda não realizaram o acompanhamento na saúde na 1ª vigência de 2016 deverão comparecer na Unidade de Saúde a qual pertencem para realizar a pesagem até o dia 24/06/2016. A maioria das USFs realizam a pesagem às sextas-feiras, exceto as USFs do Jardim Paraíso e a da Vila Araputanga, que realizam às quintas-feiras. O alerta é dado pela Nutricionista da Atenção Básica Márcia Oliveira de Souza, especialista em Nutrição Humana e Saúde – MSc. Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Beneficiários de acompanhamento obrigatório são: crianças de 0 a 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos. Para as mulheres de 14 a 44 anos será realizada a pesagem e verificado o cartão da gestante para comprovar que estão com o pré-natal em dia (apenas para as gestantes). Já as crianças deverão realizar a pesagem e verificar se estão com a vacinação em dia.

Documentos necessários:

- Mulheres: cartão do Bolsa Família, documento de identidade e cartão da gestante;

- Crianças de 0 a 7 anos: certidão de nascimento e cartão de vacina.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda onde o Governo Federal concede mensalmente benefícios em dinheiro às famílias pobres e extremamente pobres, a fim de garantir o alívio imediato da pobreza. Porém, para continuar recebendo o benefício financeiro, as famílias devem cumprir compromissos (condicionalidades) nas áreas da Saúde (acompanhamento do peso e altura, calendário vacinal, pré-natal), Educação (frequência escolar) e Assistência Social (atualização do Cadastro Único).

Na saúde o acompanhamento acontece 2 vezes ao ano: na 1ª Vigência (de fevereiro a junho) e na 2ª Vigência (agosto a dezembro). Em Tangará, até o momento 60% das famílias ainda não compareceram para esta pesagem, o que pode ocasionar o cancelamento do benefício.

Fonte: Assessoria de Imprensa