Prefeito prestigia lançamento do Livro dos Agentes Comunitários de Saúde

O lançamento aconteceu no auditório da OAB.

Aconteceu nesta quinta-feira (10) o lançamento do Livro dos ACSs – Agentes Comunitários de Saúde de Tangará da Serra, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e da UNEMAT. O evento aconteceu no auditório da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil-MT – 10ª Subseção de Tangará da Serra.

A publicação surgiu a partir do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde da Família – O Processo de Trabalho do Agente Comunitário de Saúde. Este material didático está estruturado em 3 sessões que abrangerão as temáticas que foram elencadas como prioritárias para a atuação dos ACS na realidade em que estão inseridos, assim possibilitará atender as necessidades locais de seu cotidiano de trabalho. Espera-se que os profissionais de saúde adquiram conhecimentos sobre diferentes assuntos da prática em ESF, como ética na atenção básica, processos de saúde nas fases do ciclo vital, situações de vulnerabilidade, informações e registros, territorialização e organização do processo de trabalho.

Busca-se em especial que os ACSs compreendam a relevância de seu papel integrativo entre os serviços de saúde e a comunidade, possibilitando que seu trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), contemple as diversas atividades, como visitar os domicílios com competência, realizar o mapeamento e territorialização, manutenção e produção de dados fidedignos, possua conhecimento para encaminhar os usuários aos serviços de saúde, analise as informações obtidas e atue nos grupos e atividades educativas. Desejamos uma excelente troca de conhecimentos e uma construção do SUS de qualidade para população Tangaraense.

A apresentação da publicação foi feita pela Enfª Graziela Regina Machado de Souza Ribeiro, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e da Profª. Ana Cláudia Pereira Terças, da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, a um público formado por Agentes Comunitários de Saúde, alunos e professores da UNEMAT, parceiros, representante do Poder Legislativo e do público em geral.

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira se dirigindo aos presentes, falou de seu orgulho em ter no seu governo um lançamento de um livro, que irá ajudar sobremaneira aos Agentes Comunitários de Saúde. “Cumprimento a toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa no Secretário Itamar Martins Bonfim que se empenhou na composição e publicação da obra”, finalizou o Prefeito.

Fonte: Humberto Ferreira - Assessoria de Imprensa