Tangará: Com abairramento concluído, novo mapa da cidade é divulgado

Nesta sexta-feira (5) a Secretaria Municipal de Planejamento divulgou a imprensa tangaraense o ‘novo’ mapa da cidade. Abordando o processo de revisão e aprovação do plano diretor, o responsável pela pasta Hélio Clementino informou que já é possível consultar os bairros da cidade.

“No passado nós iniciamos processo de revisão do plano diretor, a legislação diz que isto deve ocorrer a cada cinco anos e entre todas as questões abordadas nesta revisão, há o abairramento”, disse Clemetino.

O Secretário lembrou que todo o processo seguiu uma metodologia sugerida pelo próprio Governo Federal através do Ministério das Cidades. Após 27 audiências públicas, estudos e aprovação na Câmara Municipal de Vereadores da


“O abairramento é um processo de organização espacial do território municipal, nada mais que isso. Algumas pessoas estão achando que os loteamentos deixaram de existir, não é isso, eles foram agrupados e organizados em bairros”, explicou.

A escolha da nomenclatura dos bairros e seus espaçamentos, conforme Clementino se deu a partir de uma série de critérios padronizados: “O município é dividido em quatro setores, então o primeiro critério foi que nenhum bairro transpôs o seu setor, com exceção evidentemente do Centro. Depois para a nomenclatura, por exemplo, foram priorizados os nomes de pessoas, bairros mais antigos, enfim, critérios técnicos que seguem a metodologia citada anteriormente”, pontuou.

A adoção da nova nomenclatura, para os órgãos públicos, através de decreto publicado pelo Prefeito será em até seis meses. Para os demais será de um ano.

CEP

Um dos reflexos do processo, segundo Hélio, será a mudança no Código de Endereçamento Postal. O Secretário explicou que a mudança ocorre pelos padrões dos Correios e que o processo ainda está em desenvolvimento.

“Nós temos um código que é 78 que se refere ao Mato Grosso, 300 que é Tangará da Serra e 000. Este 000 define um número de logradouro, como a nossa organização espacial não era bem definida, com o abairramento, os Correios conseguem disciplinar os logradouros. Ele pode, por exemplo, definir que o 1 é o Centro e partir dali fazer uma subdivisão”, comentou.

A medida deverá contribuir com o alcance das entregas que ainda não ocorre em algumas localidades da cidade.

E agora?

Hélio explicou que para o cidadão é importante conhecer seu bairro e entender o novo mapeamento da cidade.

Paralelo ao abairramento, com o plano diretor houve também a delimitação da zona de expansão, que não permitirá a adição, por enquanto, a adição de novos bairros.

“Com a zona de expansão urbana, nós buscamos delimitar o crescimento da cidade na questão espacial. Ocorre que hoje é possível construir, com os vazios urbanos que existe, outra Tangará da Serra, ou seja, acreditamos que é possível duplicar a quantidade, por exemplo, de habitantes sem que eles tenham que morar mais longe.“, disse ao explicar que novos empreendimentos como loteamentos e condomínios, por exemplo, estarão automaticamente localizados nos bairros criados.

A delimitação da zona de expansão teria como fundamento o aproveitamento da infraestrutura pública existente: “É melhor para o morador, ter seu local, onde já há essas estrutura de escola, posto de saúde, água, esgoto, iluminação, entre outros”, destacou.

Os novos mapas podem ser acessados diretamente no site da Prefeitura Municipal, através do endereço http://www.tangaradaserra.mt.gov.br/Bairros/

Veja a lista:






























Fonte: Rádio Pioneira