Mesmo com mutirões Tangará da Serra atinge risco médio em LIRAa

Todos os bairros apresentaram risco médio

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental e demais setores, divulgou o resultado do Levantamento Rápido de Índice de Infestação de Mosquitos (LIRAa), realizado durante a semana passada em todo o município, onde o risco médio ficou evidenciado.

Segundo informações da supervisora, Maria Aparecida da Silva, o resultado foi bastante significativo, pois através dele as ações poderão ser realizadas com maior certeza. “O resultado serve para nortear os trabalhos de combate e proliferação do mosquito. Através dele (estudo), poderemos saber onde devemos atacar com maior ênfase”, disse, informando que o resultado ficou dentro do esperado. “Estamos otimistas com o resultado, ficou dentro do aceitável, pois quando fizemos o levantamento em novembro obtivemos a porcentagem de 4.2%, que foi classificado como risco e alto risco, e agora a classificação está em risco médio, com porcentagem 2.1%”, explicou.

De acordo com Aparecida o índice foi bom por estar bastante próximo do exigido pelo Ministério da Saúde. “O resultado obtido não é o satisfatório, mas é bem próximo do que exige o Ministério da Saúde, que é 1%, por isso temos a certeza de que estamos no caminho certo. Estamos baixando os índices”, pontuou.

Durante a pesquisa os agentes realizaram trabalhos por amostragem, onde foram evidenciados os mais diversos tipos de criadouros, como: caixas d’água, pneus, plantas troncos de árvores, mas o lixo ainda é o principal local onde o mosquito se aloja. “Com a divulgação do resultado ficou evidente que a população ainda não está consciente dos riscos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, pois mesmo com os mutirões realizados já no setor W, o bairro figura com risco médio também”, finalizou Maria.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS