Diretoria da OAB/Tangará toma posse com compromisso de apoio irrestrito da Seccional

A nova diretoria da OAB de Tangará da Serra foi empossada na noite desta quinta-feira (28 de janeiro) com a garantia por parte do presidente da OABMT, Leonardo Pio da Silva Campos, de que receberá todo o apoio necessário para os grandes desafios junto ao Judiciário Estadual, às Justiças Federal e Trabalhista e aos outros poderes constituídos. Tomaram posse o presidente da subseção, Kleiton Araújo de Carvalho; o vice-presidente, Franco Ariel Bizarrelo; o secretário-geral, Marcelo Freitas; a secretária-geral adjunta, Fernanda Favetti Campos; o tesoureiro, Nairon Diniz; e a delegada da Caixa de Assistência dos Advogados, Wanessa Franchini.

Novos desafios

Kleiton de Carvalho falou do compromisso de defender as prerrogativas, buscar melhorias para a prestação jurisdicional, fortalecer as comissões temáticas, apontando a recente implantação das comissões da Mulher Advogada, do Direito do Agronegócio, do Advogado Público e de Direito do Trabalho. “Estaremos monitorando eventual morosidade. Justiça rápida e célere não tem como destinatário somente o advogado, o destinatário principal são as partes e a sociedade. O advogado é um dos instrumentos que conduz à solução dos conflitos”, pontuou.
O presidente recém empossado também falou da atuação eficaz realizada ainda esta semana depois de denúncias de captação ilegal de clientes e exercício ilegal da profissão “por parte de forasteiros que aqui têm o hábito de vir para enganar a população com promessas mirabolantes e fantasiosas. Esta é a quarta vez que isto acontece ao longo de alguns anos e a quarta vez que a Subseção age om firmeza e rapidez para que o mal seja cortado pela raiz”.

Apoio irrestrito

O presidente da OABMT, Leonardo Campos, afirmou o compromisso da atuação do Tribunal de Ética e Disciplina nos casos citados pelo presidente Kleiton de Carvalho e falou da reunião com o presidente do Tribunal de Justiça realizada esta semana. “Acabamos de nos reunir com o desembargador Paulo da Cunha e cobramos solução definitiva para o Fórum de Barra do Bugres e a conclusão da obra do Tribunal do Júri de Tangará; assim como em relação a outras Subseções como Nova Mutum e Primavera do Leste”, sublinhou.

Leonardo Campos demonstrou especial confiança no novo conselheiro federal Josemar Carmerino, que terá pela frente importantes bandeiras a levantar junto à OAB nacional como a polêmica junto à Receita Federal que não reconheceu o direito da inclusão da sociedade de advogados unipessoal ao Simples, apesar da aprovação da Lei 13.247/2016. Também conclamou o novo presidente da OAB/Tangará a se unir à Seccional para resgatar a campanha em favor de eleições limpas no pleito municipal que será realizado em 2016. O presidente da OABMT falou da luta em prol dos advogados dativos receberem dignamente seus honorários e da busca por assento em todos os conselhos e órgãos representativos de classe. “Cabe à Ordem exercer o seu mister e o seu dever advindo do artigo 44 do Estatuto da Advocacia, sendo a timoneira do resgate à ordem e à democracia”.

Leonardo Campos entregou à nova diretoria o pen drive com o “Curso de Atualização online do novo CPC” e presidiu a breve solenidade de entrega de carteiras a três novos advogados.

Breve balanço

O ex-presidente da OAB de Tangará da Serra, Josemar Carmerino dos Santos, fez um breve balanço de sua atuação em seis anos à frente da Subseção e da expectativa da nova fase como representante da OABMT no Conselho Federal. Entre as conquistas apontadas pelo advogado estão a ampliação das salas da Ordem nos Fóruns da Comarca e Trabalhista da cidade, assim como em Nova Olímpia, Sapezal e Barra do Bugres, além de novas salas em órgãos como o Cisc, Justiça Federal e a reforma do parlatório. O advogado lembrou dos desagravos realizados, do flagrante de crime de exercício ilegal, das defesas junto ao Conselho Nacional de Justiça por mais acessibilidade às pessoas com deficiência, que geraram orientação aos tribunais, e se comprometeu em continuar a lutar por melhorias.

Mais serviços

O presidente da CAAMT, Ítallo Leite, entregou à nova diretoria da subseção um computador e uma multifuncional como primeira ação em prol da advocacia local, informando ainda que a Caixa está em processo de aquisição de livros para atualizar a biblioteca da OAB/Tangará. A subseção nos últimos anos, com a atuação de seu delegado da Caixa, conseguiu aumentar consideravelmente o número de serviços oferecidos aos advogados da região. Assim, Ítallo Leite se comprometeu a fortalecer esse trabalho sem medir esforços para estar ao lado da advocacia mato-grossense.

“Vamos ampliar e fortalecer nossa rede de convênios, aumentar e aprimorar os serviços prestados no centro de saúde dos advogados, fortaleceremos o nosso plano de saúde, de previdência complementar e seguro de vida, além de ouras medidas para amenizar esse período de crise”, consignou.

Mesa de autoridades

Além dos presidentes da OABMT, da subseção e de conselheiro federal, também compuseram a mesa de autoridades o conselheiro estadual Vinícius Dall’Comune Hunhoff; o presidente da Subseção de Nova Mutum, Cesar Roberto Boni; o presidente da CAAMT, Ítallo Gustavo de Almeida Leite; deputado estadual Saturnino Masson; o presidente da Câmara de Vereadores, Sílvio Somavilla; o diretor do foro da Comarca, juiz Angelo Judai Junior; o comandante do 19º BPM, Major Vanilson da Silva Moraes; o comandante-geral da CIBM, José Carlos Barbosa; o delegado regional da Polícia Civil, Alexandre Franco.

Também estavam presentes na solenidade o representante da Escola Superior de Advocacia e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OABMT, Rodrigo Maiolino Palomares; conselheiros estaduais; diretores da CAAMT; advogados, advogadas e convidados.

Assessoria de Imprensa OABMT