Cultura de Tangará da Serra será destaque nacional em Brasília

Iolanda Garcia e Anselmo Parabá representarão Tangará durante encontro

A Cultura de Tangará da Serra será apresentada em nível nacional, durante encontro promovido pela Associação Brasileira de Municípios, que acontecerá no dia 02 de julho. O evento, que será realizado em Brasília, contará com representantes de todo o Brasil, onde Tangará da Serra será representada pela secretária de Educação e Cultura, Iolanda Garcia, e pelo chefe do Departamento de Cultura, Anselmo Parabá.

De acordo com Iolanda, na oportunidade será formada uma mesa denominada “Painel de Boas Práticas Culturais”, onde será apresentada a gestão cultural de cada cidade. “Isso mostra que a gestão está fazendo um trabalho diferenciado e consolidado. Agora não está apenas no campo das ideias, está fluindo para a comunidade, e nós estaremos apresentando isso para representantes até de outros setores do país. Tangará da Serra será referência nesse encontro, compondo a mesa e trocando ideias com outros gestores”, informou a secretária, ao destacar os trabalhos que estão sendo realizados na Cultura do município, entre eles as oficinas culturais, que estão consolidadas em Tangará da Serra. “Além disso, temos dois momentos muito importantes, sendo que um deles é a consolidação do Sistema Municipal de Cultura, que tem toda uma legislação que foi feita nos últimos tempos. Também estamos na fase final do Plano Municipal de Cultura, terminando o documento. Paralelo a isso, temos as atividades de oficinas no Centro Cultural e escolas, onde temos mais de mil pessoas frequentando diferentes oficinas”, finalizou a secretária.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Prefeito esclarece falta de reajuste no salário dos servidores

O Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins Junqueira diz que mesmo sabendo que o Jurídico da Câmara Municipal de Vereadores age politicamente, permitindo uma emenda inconstitucional no projeto que concedia o aumento salarial aos servidores do Município, que poderia ter sido resolvida através do princípio da razoabilidade e da economia processual, votando o próprio processo original, prefere interpretar que o Executivo deve enviar novo projeto ainda que igual ao anterior atrasando ainda mais a votação e com isso fez com que os servidores ficassem dois meses sem receber o aumento enviado pelo Prefeito aos vereadores.

Porém, o Prefeito para não permitir que os servidores sejam ainda mais prejudicados, atendendo o pedido de sete vereadores que o apoiam, enviará novamente o mesmo projeto à câmara.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Obras realizadas na Creche Futuro Brilhante estão 90% concluídas

A obra está agora em sua fase final, restando apenas a pintura para ser finalizada.

Os alunos, pais e professores da Creche Futuro Brilhante encontram-se em ritmo de alegria e ansiedade, pois nos próximos dias estarão de volta a sua sede, uma vez que estão alojados no espaço denominado antigo Formando um Cidadão, por conta de que o prédio da creche passa desde o mês de setembro por uma grandiosa reforma como explica o Engenheiro civil, Ricardo Nabor Vespúcio. “

Fizemos uma reforma total na creche, porque quando fomos nos aprofundando percebemos que necessitaria de algo bastante completo, e foi isso que fizemos. E posso dizer que se as outras creches tivessem sido construídas com esse cuidado e com esses métodos empregados todas estariam muito bem ”, esclareceu Ricardo, salientando que as obras já estão com praticamente 90% de sua totalidade concluídas. “ Foram vários meses de trabalho intenso em que várias melhorias foram efetuadas e esperamos entregá-la na primeira quinzena de agosto no mais tardar”.

A obra está agora em sua fase final, restando apenas a pintura para ser finalizada.

De acordo com Ricardo Vespúcio, foram construídas 5 novas salas,4 novos banheiros, um refeitório, além da reforma das salas e dos banheiros que já haviam, incluindo troca de forro e telhado, além da colocação de ar condicionado. Na reestruturação do prédio foram gastos 480 mil com a estrutura física da creche, sendo que jardinagem e paisagismo não foram contemplados nesta fase. Segundo a Diretora da creche, Maria Isabel de Lima Santos os preparativos para o retorno já estão sendo ultimados. “Estamos bastante contentes por termos sido contemplados com a reforma e aguardando ansiosos o momento do retorno e mais felizes ainda por saber que com a ampliação mais crianças passarão a serem beneficiadas com os trabalhos ofertados pela creche”.

Histórico de denominação do Centro Municipal de Educação

O Centro Municipal de Educação Futuro Brilhante foi fundado com este nome, por sugestão e votação da Câmara Municipal de Vereadores do município de Tangará da Serra – MT. O nome “FUTURO BRILHANTE” é sugestivo por significar a jornada de conhecimentos que o educando ao longo de seu processo educativo, irá percorrer de forma cada vez mais confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações, onde o conhecimento contextualizado criativamente construído mediante uma ação verdadeira possibilitará sua formação integral, preparando-o para um futuro de realizações. Atende alunos que residem tanto nas proximidades quanto nos bairros circunvizinhos e até mesmo em chácaras, proporcionando período integral e parcial aos educandos do Maternal I, II e III e Pré – Escola, funcionando no período matutino e vespertino, bem como oferece alimentação, recreação, atividades pedagógicas e realização de projetos.

O Centro Municipal de Ensino “Futuro Brilhante” está localizado à Rua 43, esquina com a Estrada 05, nº 880-S, no Jardim Santa Marta, no município de Tangará da Serra- MT.

Foi criado através da Lei nº 1.706/2000, de 12 de Dezembro de 2000, iniciou seus trabalhos em março de 2002, havendo a inauguração oficial apenas em 06/03/2002 e teve a autorização de funcionamento mediante a Portaria nº 078/SEMEC/2003, de 12 de Dezembro de 2003. Fundada na gestão do Prefeito Jaime Muraro. A instituição é resultado de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a PROSOL, com o objetivo de atender crianças na faixa etária de 01 a 05 anos, sendo estas pertencentes à comunidade local e bairros circunvizinhos.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Univida promove caminhada no bosque municipal

No sábado (27) a UNIVIDA Tangará da Serra realizou mais uma edição da caminhada no bosque municipal. O trabalho vem sendo realizado conforme a coordenação para auxiliar na melhoria da qualidade de vida, principalmente de pessoas da terceira idade.

Vanusa Soares relatou à reportagem da Pioneira que o trabalho está se tornando parte dos compromissos dos participantes: “É a qualidade de vida, temos um número grande de participantes que contribuem com esse evento, no sábado da semana passada não pudemos vir em virtude do frio, mas isso não desanimou estes participantes que estão nessa semana realizando mais uma caminhada”, comentou.

Antes da caminhada, conforme lembrou Vanusa, são realizados exercícios de alongamento e preparação com acompanhamento de profissionais da área. Além disso, os participantes são servidos de um café da manhã com frutas e alimentos saudáveis recomendados por nutricionistas.

“É importante que se tenha esse acompanhamento profissional para que todos aproveitem o exercício da melhor forma possível”, pontuou Vanusa.

O convívio social é outro aspecto importante, conforme Vanusa para que os participantes tenham um dia de lazer e diversão, associado ao bem estar e a qualidade de vida.

A caminhada, conforme a organizadora, é livre para a participação de todos:

“Essa caminhada é pra toda a população, todos são bem vindos e queremos que se sintam convidados. Não só a terceira idade, não é exclusivamente para associados da Univida, mas sim para toda a população, queremos que todos possam ter uma vida mais saudável e melhor”, finalizou.

A caminhada acontece a cada 15 dias, e a próxima está marcada para o dia 11 de Julho, novamente no Bosque Municipal.

Fonte: Roberto Weber com Gilvan Melo - Redação RP

Sommavilla realizará audiência pública para discutir a “Regionalização da Saúde”

Sílvio Sommavilla (PV) apresentou requerimento e foi aprovado para a realização no próximo dia 02 de julho, dia do Hospital, mais uma audiência pública desta vez para discutir a “Regionalização da Saúde”. O evento, explica o vereador, tem como objetivo comemorar o Dia do Hospital com os profissionais que atuam nesta área e discutir saúde pública com apresentação de números e conteúdos que envolvem o tema.

“A audiência é uma forma de homenagear os profissionais que trabalham na área da Saúde. E é uma boa data para que nós lembremos da importância que essas pessoas têm para a sociedade e para discutirmos assuntos pertinentes como políticas públicas, infraestrutura, estratégias de atuação e prevenção”, afirma o vereador Sílvio Sommavilla.

A audiência será realizada na quinta-feira, dia 02, a partir das 14h no Plenário “Vereador Daniel Lopes da Silva”, na Câmara Municipal de Tangará da Serra, com transmissão ao vivo pela TV a Cabo, canal 02, e pelo site do Legislativo Municipal (www.camaratga.mt.gov.br) no link “TV Câmara”.

PALESTRANTES – Durante o evento a doutora Nereide Martinelli irá proferir palestra com o tema “Regionalização da Saúde, enfatizando a importância de Região”. O secretário municipal de Saúde apresentará “A Saúde em Números” e o doutor Lidionei Siqueira palestrará sobre “A atual Situação de Tangará da Serra”. O último palestrante do evento será o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rômulo Cesar Ribeiro, que irá relatar aos participantes a atuação do conselho. Todos estão convidados.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

Jardim Paraíso receberá nova sede para Unidade de Saúde

A nova unidade funcionará onde era a antiga USF Santa Isabel

Os moradores do bairro Jardim Paraíso, a partir da próxima semana, passarão a serem atendidos em uma Unidade da Saúde da Família (USF) com sede própria. Isso porque, depois que a Unidade de Saúde Santa Isabel mudou-se para sede recém-construída no próprio bairro, o local onde funcionava agora passará a atender os pacientes da USF Jardim Paraíso. De acordo com a Coordenadora de Atenção Básica de Tangará da Terra, Denise Lima de Oliveira, os moradores do Jardim Paraíso estavam sendo atendidos na Unidade do Centro juntamente com outras unidades. “Na unidade do centro são muitos bairros atendidos, uma população de aproximadamente 11 mil pessoas são atendidas alí. Agora a população do Paraíso terá mais comodidade em uma unidade própria, e muito mais próxima”, disse a coordenadora destacando que o prédio já está sendo preparado para receber a população. “Durante esta semana nós estamos levando a mobília e realizamos a limpeza do pátio”, comentou Denise.

Segundo a Coordenadora, um mapeamento realizado pela Secretaria Municipal de saúde apontou que o jardim Paraíso possui aproximadamente 3,8 mil pessoas, sendo assim, a nova unidade atenderá somente a população do bairro. “A estratégia de Saúde da Família diz que cada unidade deve atender de 3 mil a 4 mil pessoas, então o bairro está atingindo as 4 mil pessoas e por isso, a prioridade é atender essa população”, comentou Denise, informando que a inauguração está prevista com um café da manhã para a próxima quarta-feira, 01 de julho.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS

Igreja Presbiteriana do Jardim Santiago comemora seu 8º ano

A celebração tem como objetivo, agradecer a Deus pelas muitas bênçãos

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”, esse sem dúvida é o desejo de todo o povo de Deus. Mas com efeito maior , da Igreja Presbiteriana do Jardim Santiago,que comemorará no próximo final de semana o 8º aniversário de sua organização.

A igreja tem a frente de sua liderança o Pastor Carlos Puck, que chegou a Tangará da Serra no início do ano, e estará juntamente com seus membros comemorando mais esse aniversário. “Esse é o primeiro ano nosso na igreja, mas já temos visto o agir de Deus, pois a igreja tem crescido, tem sido procurada como ponto de apoio e Deus tem agido no meio do povo”. 

A celebração tem como objetivo agradecer a Deus pelas muitas bênçãos recebidas ao longo destes oito anos, em que a mesma passou por várias etapas, onde a mão e o poder de Deus sempre estiveram presentes. “Nossa igreja cresceu muito nesses oito anos, a edificação da mesma é prova de que Deus tem nos abençoado ricamente, e por isso estamos felizes, e queremos agradecê-lo por tanto cuidado e amor”, comenta o Reverendo, lembrando na oportunidade, que as comemorações iniciar-se-ão no sábado, 27, com culto às 19:30h, seguindo no domingo pela manhã com culto às 9h, e também a noite às 19:30h, onde a palavra do Senhor será levada a toda a igreja pelo Reverendo Marcos Rodrigues I. Dos Anjos.

Sendo assim, o Reverendo Marcos Puck, juntamente com toda a igreja do Jardim Santiago, convidam toda a população para participarem desse momento singular não só para a igreja e os os membros, como também para toda a cidade, pois a igreja Presbiteriana é uma das que intercedem incessantemente para que o Senhor continue a nos abençoar.

Presbiterianismo em Tangará da Serra

O Presbiterianismo em Tangará da Serra apareceu por volta da década de 1930, quando há registro de passagem de missionários por esta terra próspera, de acordo com registro na ata de organização da Igreja Presbiteriana de Tangará da Serra, primeira igreja organizada nesta cidade em 1974.

Em fevereiro de 1999, foi organizada a Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém, e no ano de 2007, foi organizada a Igreja Presbiteriana do Jardim Santiago. O ponto de pregação começou nesta região, como uma tentativa de reunir alguns irmãos que moravam próximo.

Deus abençoou o trabalho com a ajuda do evangelista, Cacílio Torres de Azevedo, que veio a tornar-se pastor e faleceu mais tarde. Depois houveram vários outros evangelistas, sendo assumida pelo Reverendo Marcos que a convite passou a cuidar da igreja.

Após três anos ela foi organizada em igreja e foi ricamente abençoada, pois contou com a construção do seu templo ainda no pastorado do Reverendo Emiliano da Cunha.

Muitos se achegaram a Igreja e hoje a mesma é um farol de propagação do Evangelho do Senhor Jesus Cristo e edificação dos crentes na palavra do Senhor. E neste ano, recebe o Reverendo Carlos Puck, que com grata satisfação convida a comunidade para juntamente com toda a Igreja exaltar o nome do Senhor Jesus. (Por Marcos dos Anjos).

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Projeto de Ação Itinerante inicia amanhã em Tangará

Secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes

Está confirmado para a próxima sexta-feira, 26, a partir das 8h se estendendo durante todo o dia no Distrito de Progresso o lançamento do Projeto “SAS” Perto de Você. O Projeto é executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com a Sala da Mulher e visa levar ao conhecimento das famílias os programas sociais disponíveis no município e como ter acesso a cada um deles.

O Projeto conta também com a participação da Secretaria de Saúde e demais secretarias bem como outras instituições que se farão presentes. “Durante todo o dia uma equipe de profissionais conversará com os moradores a fim de saber de suas necessidades para encaminhá-los aos departamentos específicos”, explicou a Secretária Maria de Lourdes Fernandes.

Com a proposta itinerante S.A.S Perto de Você a Prefeitura vai orientar e encaminhar pedidos para a emissão de documentos e promover a inclusão de famílias, crianças, adolescentes e idosos nos mais variados programas desenvolvidos em parceria com o Governo Federal como Habitação, BPC - Beneficio de Prestação Continuada, Bolsa Família, Pronatec, como também prestar os atendimentos que são realizados pelos Cras, Creas e Conselho Tutelar.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Atuação de Bernadino é enaltecida pelo presidente da Câmara

Romer Japonês (PR) enalteceu a atuação do secretário municipal de turismo, José Bernadino. Os elogios foram feitos na Sessão Ordinária realizada ontem. O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tangará da Serra lembrou a realização das festividades em comemoração aos 39 anos de emancipação político-administrativa da cidade, a realização do Arraiá da Serra e os projetos que estão programados para este ano.

“Tenho visitado as secretarias municipais e aquilo que merece elogio, temos reconhecido. É o caso da Secretaria Municipal de Turismo, que tem tido a brilhante atuação do secretário José Bernadino, realizando os grandes eventos que a população espera do Município de Tangará da Serra”, afirmou o presidente do Legislativo, vereador Romer Japonês.

Ao elogiar a atuação do secretário Bernadino, o presidente da Câmara reafirmou a necessidade de valorização do turismo. Disse que não é possível acreditar que uma cidade é capaz de se firmar como polo, sem que se preocupe com o setor, com a atração da população regional e os grandes eventos. “A estratégia do Município de Tangará da Serra hoje é acertada neste sentido e temos que reconhecer que está dando certo”, defendeu.

Segundo Romer Japonês, durante a visita o secretário Bernadino informou que o Município prepara-se para realizar ainda este ano o Impacto Gospel – evento previsto para o mês de agosto, reunindo cantores religiosos – e a iluminação natalina, em dezembro. Ambos os eventos pretendem consolidar Tangará da Serra como polo de turismo de eventos e atrair pessoas dos municípios da região.

“O turismo deve ser exatamente isso que o secretário Bernardino está conseguindo fazer com que seja: realizador de eventos que movimentem a cidade, que atraiam pessoas de toda a região, que movimentem o comércio e a prestação de serviços, gerando emprego e renda para a população”, defende Romer.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

Escola Sílvio Paternez comemora vitória no concurso ‘Viva São João’

Grupo conquistou o primeiro lugar na categoria Infanto Juvenil

Os alunos e profissionais da Escola Municipal Sílvio Paternez estão comemorando o bom desempenho obtido no concurso de quadrilhas ‘Viva São João’, realizado no último final de semana durante as festividades do Arraiá da Serra.

Misturando a tradicional quadrilha matuta, cenários típicos e a bela dança da fita, o grupo caipira da instituição se deu bem, e conquistou o primeiro lugar da competição na categoria Infanto Juvenil.

De acordo com a professora Joeli Siqueira, esse foi o resultado de muita dedicação e empenho não somente dos alunos, como também dos profissionais envolvidos no projeto. “Tivemos aí o privilégio de levar o primeiro lugar com um trabalho honesto e dedicado de um mês, realizado dentro das normas. Contamos com o coreógrafo Adriel que vem trabalhando comigo ao longo do tempo no projeto ‘Arte em Movimento’ e também com Aroldo Ferreira, que foi nosso puxador”, comemorou Joeli.

Para o diretor da instituição, Sérgio José, esse também foi resultado da dedicação de toda a equipe, proporcionando orgulho aos alunos, pais e direção da escola.

“O grupo está de parabéns porque se empenhou muito em suas atividades festivas e também comemorativas. Em primeiro lugar devemos agradecer aos alunos que colaboraram para que isso acontecesse juntamente com a Joeli, que desenvolveu as atividades durante várias semanas”, afirmou.
Vale destacar que além da apresentação dos alunos durante o Viva São João, uma participação especial unindo duas instituições de Tangará da Serra também foi atração especial no Arraiá da Serra.

“Tivemos a dança do Siriri e Cururu que foi apresentada como participação especial. Foi a união do coral do Sílvio Paternez e das dançarinas do Ayrton Senna. Nos convidaram e fomos fazer a apresentação especial”, finalizou Joeli Siqueira.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Ronaldo Quintão defende geração de empregos através de fomento ao comércio e indústria local

Ronaldo Quintão (PMDB) defendeu esta semana que o Poder Executivo Municipal promova medidas de fomento ao comércio e a indústria local. O vereador explica que o objetivo é que o Município estimule o consumo daquilo que é produzido em Tangará da Serra, como forma de gerar renda para as empresas locais. Segundo ele, isso pode ser feito através da exposição do que é produzido na cidade em feiras, eventos e nos meios de comunicação.

“A sugestão ao Executivo Municipal é que, através da secretaria competente, fomente o comércio e a indústria local, dando condições para que os produtos produzidos em nossa cidade possam chegar ao conhecimento de todos os cidadãos tangaraenses”, conta o vereador Ronaldo Quintão.

Na avaliação do parlamentar, na medida em que as ações apresentem resultado a cidade perceberá impacto positivo na geração de empregos para a população.

“Com o incentivo ao consumo do que é produzido por nossas empresas, certamente, o poder público estará contribuindo para o aumento da renda da indústria, do comércio, valorizando a mão-de-obra da nossa gente, melhorando as vendas e garantindo os empregos que estas empresas geram aqui”, conclui o vereador Quintão.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

Tangará sedia as Olimpíadas Especiais das Apaes

Tangará da Serra disputou no ano passado as Olimpíadas e conquistou o segundo lugar no futsal masculino

Acontece em Tangará da Serra do dia 02 a 04 de julho a 4ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes “Etapa Estadual”, evento este realizado pela Apae de Tangará da Serra, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes do município e Prefeitura Municipal. O evento contará com a participação das cidades: Alta Floresta, Barra do Bugres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Canaã, Nova Guarita, Nova Mutum, Nova Maringá, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tapurah, Terra Nova, além de Tangará da Serra. O evento terá início no dia 02 de julho às 15h na quadra da Apae com capoeira, tênis de mesa e judô, já as 17h acontecerá o desfile das delegações na avenida Brasil, e as 19h30 acontecerá a abertura oficial da 4ª Olimpíadas das Apaes e apresentações culturais, já as 20h30 será realizado o início das competições com a disputa do futsal na quadra Douglas Poyane, localizado na Vila Olímpica Rei Pelé. No dia 03 serão realizadas as disputas do atletismo, que acontecerão as 15h no Estádio Municipal Mané Garrincha, já às 14h acontece a disputa da Natação na Escola 29 de Novembro, e às 16h30 terá continuidade as disputas do futsal no ginásio Douglas Poyane na Vila Olímpica. Já às 20h será realizada a noite dançante com todos os envolvidos no evento. No dia 04 acontece o café da manhã,e logo após será realizado o passeio turístico e na sequência acontece o retorno das delegações às suas cidades.

Nos dias 27, 28 e 29 de Novembro do ano passado Tangará da Serra sediou as Olimpíadas das Apaes, evento este que contou com a participação de seis cidades, dentre elas: Tangará da Serra, Diamantino, Barra do Bugres, Cuiabá, Pontes e Lacerda e Sapezal. Tangará da Serra fez uma boa participação, conquistando diversos resultados positivos e ainda a vaga para a fase estadual em diversas provas do atletismo e também no futsal masculino.

Fonte: Luciano Góis - Redação DS

Obra em torno do Bosque Municipal estão 50% concluídas

Trabalho foi iniciado no início desse ano e deverão se encerrar em agosto

Iniciadas no dia 26 de janeiro, as obras de recuperação e readequação em torno do Bosque Municipal Parque Natural Ilto Ferreira Coutinho seguem em ritmo acelerado e estão aproximadamente 50% concluídas, processo que proporcionará aos frequentadores um espaço mais moderno e ainda mais agradável.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Arílson Hoffman, as obras têm três frentes de trabalho, sendo que uma delas deverá ser concluída nos próximos dias. “Tem a parte interna do Bosque que está em fase final e se encerrará daqui a mais ou menos 15 dias. Também tem a parte externa que são as calçadas, sendo que já foi feito o trabalho na Rua 02 e atualmente está na Rua Martinez Benevides chegando próximo da Rua 08, e fica faltando adequar a Rua 19 e 8-A, que estão localizadas na lateral do Bosque. Vamos aguardar primeiro que a pavimentação seja concluída”, explicou o secretário, ao destacar que a previsão é finalizar as obras ao redor do bosque até o mês de agosto desse ano.

Festa Junina da ATEC foi sucesso mais uma vez

Mesmo acontecendo no dia em que haviam outras festas na cidade tudo correu dentro do esperado

Ocorreu no último sábado, 19, nas dependências da Escola Atec ( Associação Tangaraense de Ensino e Cultura), a tradicionalíssima Festa Junina, com a finalidade de angariar fundos para possíveis melhoramentos na instituição, mas tendo como ponto principal, a confraternização entre as famílias da escola.

Como em anos anteriores todos os preparativos foram realizados e ultimados, visando proporcionar uma noite agradável embalada por muitos “comes e bebes”, e muita alegria. Esse ano a escola inovou em muitos aspectos, tais como: leilão de bolos, bingo de uma TV, além de proporcionar aos pais um berçário infantil, para que os mesmos pudessem se divertir , sem preocuparem-se com seus pequenos que ficaram sendo cuidados com todo zelo pelas monitoras da escola.

Outro diferencial foi a presença de dois pôneis que fizeram a alegria da garotada, que se encantaram com os pequenos animais. 

Segundo a coordenadora da Educação Infantil e Fundamental I, Adriana Garcia, mesmo pelo fato da festa acontecer no dia em que haviam outras festas na cidade tudo correu dentro do esperado. “A festa superou nossas expectativas, foi uma das primeiras realizada pela nossa gestão, e estamos imensamente satisfeitos e agradecidos a todos os pais e visitantes que atenderam nosso chamado e vieram passar conosco momentos de alegria e descontração”.

Para Adriana todo o sucesso da festa se deve aos pais, que realmente tem cada dia mais se envolvido com a escola, mostrando que estão abraçando e participando da vida escolar dos filhos e do ambiente onde eles estão inseridos. “Tivemos um sucesso de público muito bom, as famílias se engajaram mesmo. Na quadrilha dos pais, até mesmo quem não teve como ensaiar no dia, participou no momento, vindo vestido a caráter e fazendo toda a diferença do evento”. 

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS

Arraiá da Serra foi realizado com sucesso mais uma vez em Tangará

Mais uma edição do tradicional Arraiá da Serra foi realizada em Tangará da Serra e mais uma vez o evento foi um sucesso absoluto de público. Mesmo com o forte frio que tomou conta da cidade nas três noites do evento, a população prestigiou as apresentações do Concurso Viva São João e o show da banda Flor de Liz que animou o público presente durante as três noites da festa.

O Secretário Municipal de Turismo, José Bernadino, avalisou positivamente o evento. “Foi uma grande festa. Tudo aconteceu dentro do planejado, menos o frio, mas mesmo assim o tangaraense demonstrou que prestigia os eventos de sua cidade e compareceu em peso. Quero agradecer o Prefeito Fábio Junqueira que nos permitiu realizar essa grande festa”, destacou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Tangará receberá mais dois médicos do programa Mais Médicos em julho

Os médicos irão atender nas Unidades de Saúde da família

A secretaria de Saúde de Tangará da Serra será contemplada no próximo mês com mais dois médicos para atender nas Unidades de Saúde da Família. De acordo com o prefeito do município, Fábio Martins Junqueira (PMDB), a notícia veio do Ministério da Saúde depois da avaliação do programa Mais Médicos, feita pelo órgão neste mês. “A avaliação em relação a eficácia do programa aplicado em Tangará foi muito positiva aos olhos do Ministério da Saúde, e isso fez com que recebêssemos estes dois médicos que irão somar a nossa equipe a partir de julho, isso mostra que a implantação do programa foi muito boa para o município”, comentou Junqueira, ao destacar que os novos médicos são estrangeiros e que chegam ao Brasil, precisamente em Cuiabá, no dia 29 de junho, onde participarão de uma capacitação feita pela secretaria de Saúde do Estado juntamente com a Universidade Federal de mato Grosso. “Assim que eles chegarem, passarão pela fase de acolhimento, isso faz parte do processo de adaptação, mas logo após essa fase, eles virão para Tangará da Serra”, disse.

Segundo Junqueira, a Saúde pública de Tangará contava com nove médicos provenientes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que deixaram de atuar no município, pois o programa é oferecido pelo Governo Federal e tem prazo de um ano. “Então estes novos médicos chegarão em uma boa hora para suprir a demanda”, comentou o prefeito, informando que, atualmente, 21 médicos do programa Mais Médicos, que tem a duração de três anos, atuam nas Unidades de Saúde da família, proporcionando um atendimento individualizado para a população de cada área de cobertura.

Junqueira faz avaliação positiva de médicos estrangeiros

Quando se comenta sobre médicos estrangeiros, as opiniões se divergem dentre a população. Mas segundo o prefeito Fábio Junqueira, a avaliação feira pela secretaria de Saúde de Tangará da Serra em parceria com a Ouvidoria municipal tem sido positiva. “Preocupados com a qualidade do atendimento médico, fizemos um trabalho de pesquisa por meio da secretária de Saúde com os pacientes atendidos por médicos estrangeiros, para saber qual é a aceitação da população em relação a esses médicos, e ao meu ver foi muito positiva”, comentou Junqueira, informando que dentre os 21 médicos que fazem parte do programa Mais Médicos, apenas quatro são brasileiros, enquanto os demais vieram de diversos países, incluindo Cuba e México. “Vejo o que o atendimento destes médicos supre a necessidade da população que busca atendimento na Unidade de Saúde, tendo em vista que os trabalhos desenvolvidos pela Atenção Básica envolve muito mais do que um atendimento curativo, está ligado principalmente ao atendimento preventivo, o que tem sido eficaz”, finalizou o prefeito.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS

Zedeca quer colocação de meio-fio nas ruas que receberem asfalto

“Assim que fizer o asfalto, viabilize também a colocação do meio fio”, disse o vereador

Melquezedeque Ferreira Soares (PMDB) pediu esta semana ao prefeito Fábio Junqueira (PMDB) que viabilize recursos para que a Secretaria Municipal de Infraestrutura possa colocar meio-feio nas ruas já pavimentadas e nas que receberão asfalto este ano. O vereador lembrou que há poucos dias o Legislativo aprovou recursos para mais de 100 mil metros quadrados de asfalto em cinco bairros da cidade, e pediu atenção do Município para conservação da camada asfáltica.

“O que estamos propondo ao poder público que, assim que fizer o asfalto, viabilize também a colocação do meio fio, visando a proteção da pavimentação. A Prefeitura realizar esta ação em todas as ruas que já receberam as melhorias com o asfalto e nestas que serão asfaltadas este ano, para que o serviço seja completo”, afirmou o vereador Zedeca.

O vereador explica a importância da colocação ao lembrar que o meio-fio impede que a pista seja atingida pela erosão. Além disso, ajuda a escorrer as águas das chuvas para fora do asfalto, fazendo com que não se formem buracos. O vereador cita como exemplo o Jardim Nossa Senhora Aparecida, onde os moradores temem que o próximo período chuvoso venha a danificar o asfalto.

“É uma obra considerada de vital importância para conservação da pavimentação, especialmente no período chuvoso, mas esteticamente também, então fazemos a sugestão e esperamos ser atendidos”, diz Zedeca.

REQUERIMENTO – O vereador também encaminhou requerimento à Secretaria Municipal de Infraestrutura solicitando a previsão de pavimentação a ser realizada nas ruas 7, 9 e 11 do Jardim Nossa Senhora Aparecida. De acordo com Zedeca, as informações têm sido cobradas pelos moradores.

Fonte: Marcos Figueró - Assessoria Câmara Municipal

Saturnino quer taxas de renovação da CNH iguais para idosos

Na atual tabela de taxas do Detran/MT para renovação de CNH, o idoso paga o mesmo valor dos demais condutores, com diferença de que os idosos renovam a habilitação de 3 em 3 anos e os outros condutores de 5 em 5 anos

O deputado Saturnino Masson (PSDB) fez uma indicação ao governo do Estado para adequação e ajustamento da taxa de renovação da CNH- Carteira Nacional de Habilitação - para Idosos. Na atual tabela de taxas do Detran/MT para renovação de CNH, o idoso paga o mesmo valor dos demais condutores, com a diferença de que os idosos renovam a habilitação de 3 em 3 anos e os outros condutores de 5 em e anos. 

A proposta da indicação ao governo do Estado é que seja elaborada uma tabela de taxas de renovação de CNH, do DETRAN MT, baseado na Política Nacional do Idoso, lei nº 8.842, de janeiro de 1994, que é promover e defender os direitos da pessoa idosa, bem como zelar pela aplicação das normas sobre o idoso determinando ações para evitar a abusos e lesões a seus direitos. 

De acordo com Saturnino Masson a cobrança sobre a renovação das CNHs dos idosos, se não é injusta, é imoral." O idoso paga o mesmo valor, para o mesmo serviço, porém, com validade diferente. Como explicar isso? Nossos idosos estão sofrendo injustiça todas as vezes que renovam suas CNHs. O nosso entendimento é que o DETRAN MT está atuando com “um peso e duas medidas”, declarou o parlamentar. 

Se for analisar que um idoso, faz a renovação de sua CNH por 3 vezes, ou seja, em 9 anos ele estará pagando o valor de R$ 638,80. Enquanto o condutor comum fará 2 renovações, com a validade para 10 anos e o valor de R$ 423,20. 

"Fica então comprovado que o idoso paga mais por menos tempo. O valor da taxa deverá ser proporcional ao tempo de validade para a renovação da CNH dos idosos", justificou Saturnino. 

Fonte: ROSANGELA MILLES/Assessoria de Gabinete

Professores realizam reunião com vereadores para cobrar projeto de recomposição salarial

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (18) no Plenário Daniel Lopes da Silva da Câmara Municipal de Vereadores de Tangará da Serra, uma reunião com profissionais da educação do município de Tangará.

Os professores, mobilizados por conta própria destacaram que a reunião teria como principal objetivo cobrar das lideranças do legislativo as razões pelas quais a reposição inflacionária ainda não teria ocorrido em 2015, considerando principalmente que a data base da categoria é o mês de maio.

A professora Jucineide Zafonatto relatou à reportagem da Pioneira, após a reunião que os professores da rede municipal estão preocupados com a situação: “Está gerando um desconforto nas escolas, os professores estão questionando porque isso não ocorreu. Nós procuramos o Prefeito e ele nos atendeu, passou a versão dele da questão e nós pedimos então para os vereadores também nos atenderem e explicarem o porquê de não ter sido aprovado ou vetado ainda”, disse.

A reunião começou por volta das 14 horas no plenário e encerrou aproximadamente às 19 horas. Durante o debate, segundo a professora, os representantes responderam aos questionamentos realizados pela categoria: “Diante do que nós vimos hoje, há algumas falhas, mas percebemos que são de ambas as partes, incluindo legislativo, executivo e de nós profissionais também. Digo isso, porque, conforme comentamos na reunião, nós precisamos estar presentes e atuantes nas seções”, comentou Jucineide.

A professora lembrou ainda que a reposição é apenas para compensar os resultados inflacionários que todos tem visto pelo país a fora: “Nós chamamos de efeito cascata, quando sobe a energia, tem o aumento nos alimentos, no combustível. Então, não estamos mais suportando esses aumentos enquanto a nossa reposição está parada. Por isso viemos, para pedir aos vereadores que nos explicassem a situação e para que nós possamos saber como este assunto está e será tratado”, destacou ao lembrar que o mesmo pedido foi feito ao executivo para que a categoria não sofra com um demora ainda maior.

Como representante do legislativo, através da presidência da comissão de educação e esportes, o Vereador Professor Vagner Constantino informou à reportagem que o protocolo de entrega do projeto aconteceu no dia 27, com a substituição de outro no dia 30 do mês de maio, com previsão de tramitar normalmente, mas teria sido acelerado pelos vereadores.

“Ela foi antecipada, no dia 12 [de Junho], nós já votamos. Na ocasião os vereadores entenderam que o projeto tinha falhas, como por exemplo, não incluir nesta recomposição todos os servidores. Em seguida o executivo argumentou a parte dele, mas não foi entendido pela comissão de eficácia legislativa nem pelo parecer jurídico”, explicou.

O Vereador relatou em seguida que houve a proposição de uma emenda ao projeto com o objetivo, segundo Vagner, de atender aos quesitos de legalidade ao projeto: “O Prefeito então decidiu por vetar essa emenda, utilizou-se do tempo legal previsto para o protocolo e o entregou na semana passada”, disse.

Conforme Constantino, os servidores da educação são parte das categorias que já procuraram à Câmara para se manifestar em relação à demora de aprovação do projeto: “Era para ter acontecido no mês de maio e corre o risco de não sair no mês de junho. Então, esta foi e é a cobrança destes servidores”, completou.

Vagner relatou que a Câmara de Vereadores está ciente da importância do projeto e os reflexos causados pela demora, conforme foi demonstrado no momento em que todos os representantes, individualmente relataram a opinião sobre o que está ocorrendo.

Questionado sobre quais trâmites a Câmara irá realizar após a cobrança da categoria, o Vereador explicou que os trabalhos vão seguir normalmente conforme preconiza a legislação: “Vamos votar o veto. Este é o momento em que cada um dos vereadores tem sua própria concepção e a liberdade de expressá-la através de seu voto, sendo para a manutenção ou derrubada do veto”, afirmou.

No caso de manutenção, ou seja, a concordância por parte dos vereadores de que a emenda proposta não é de interesse do povo, o projeto será em seguida sancionado e o executivo deverá então seguir com o projeto.

“A gente não tem ainda como prever o que vai acontecer exatamente, mas a primeira a ação é a deliberação no plenário sobre este veto”, completou Vagner ao lembrar que a discussão com a categoria foi para que se evitasse a necessidade de imbróglio judicial em torno do caso, acarretando possível demora, ainda maior, para a aplicação da reposição salarial.

O assunto deverá ser retomado para discussão na próxima sessão do legislativo, que ocorre todas as terças-feiras, às 14 horas.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais informou que acompanha o caso. O Sindicato dos Professores e Trabalhadores da Educação informou que convocará uma assembléia geral para que os profissionais se manifestem e deliberem sobre o assunto.

Fonte: Roberto Weber com Gilvan Melo - Redação RP

Mais de 500 pessoas realizaram triagem para a Carreta do Câncer

Triagem aconteceu na sede do Lions durante dois dias, 120 pessoas foram selecionadas para a consulta

O Lions Clube Tangará da Serra finalizou ontem, 18, o serviço de triagem para pré-selecionar as pessoas que serão atendidas pela Carreta do Câncer do Hospital de Barretos, que estará no município no dia 30 desse mês. De acordo com a coordenadora da campanha, Lucimari Batista, 510 pessoas passaram pela pré-seleção. “São vários requisitos a seguir durante triagem. Fizemos o procedimento e selecionamos 120 pessoas que serão consultadas no dia 30”, explicou a coordenadora da campanha, ao destacar que o atendimento foi destinado para casos específicos. “A triagem de próstata foi específica para os homens de 50 a 69 anos. A de colo de útero, para todas as mulheres que tenham iniciado a vida sexual. Já o de pele, para todos”, relatou Lucimari.

Em suas passagens anteriores por Tangará da Serra, a Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Barretos-SP já realizou mais de 700 exames no município. Atualmente 52 tangaraenses são atendidos pelo unidade hospitalar.

HISTÓRICO CARRETA - A ideia é ir atrás da população carente, quando iniciou-se a busca ativa com a realização de exames de prevenção de câncer de Colo Uterino para as mulheres carentes de Barretos. Posteriormente este trabalho foi estendido para toda a população urbana e rural daquela cidade observando-se que o método de Busca Ativa resultou em 80% dos cânceres em estadiamento inicial. O serviço se estendeu ainda mais com a crianção das unidades móvel, que hoje atende vários estados.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS

Vinte projetos são apresentados na Feira do Conhecimento no IPES

Evento aconteceu durante toda a tarde de ontem

Imagine um projeto de pesquisa que mostre a relação entre as ações sonoras com as moléculas de água existentes no corpo humano, influenciando de acordo com a intensidade do som. A primeira vista pode parecer bastante complexo, mas esse foi apenas um dos vinte trabalhos apresentados na tarde desta quinta-feira, 18 de junho, pelos alunos do Instituto Presbiteriano de Educação Simonton (Ipes), durante mais uma edição da já consolidada Feira do Conhecimento. O evento, que nesse ano contou com o tema principal “Luz e Água”, foi apreciado por grande número de escolas de Tangará da Serra. De acordo com o diretor da instituição, Reverendo Marcos dos Anjos, o objetivo principal foi abordar juntamente com os alunos e professores acerca da conscientização da preservação da água e energia.

“Nossos trabalhos esse ano na Feira de Conhecimento versam sobre essa preocupação de economizar a energia e economizar água também para que possamos ter mais tempo de vida nesse planeta e ao mesmo tempo, procurarmos novas fórmulas de trabalhos”, comentou o diretor, ao destacar que para as apresentações, os alunos e coordenadores do projetos se prepararam desde o início do ano letivo. 

“Isso com certeza proporciona troca de informações entre nossos alunos e colegas de outras instituições que vieram até o Ipes conferir de perto a Feira do Conhecimento. Esse projeto é anual, então a gente começa incentivando professores, escolhendo o tema e dividindo eles entre as turmas para que sejam trabalhados. Os alunos pesquisam e quando vai afunilando o tempo, os mesmos começam a preparar as maquetes que vão representar os trabalhos deles”, afirmou o diretor.

“São atividades que eles desenvolvem nas pesquisas coordenadas pelos professores, que são muito bons para a vida de quem tem oportunidade de participar. É uma verdadeira festa educacional”, concluiu Marcos dos Anjos.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Bueiro é concluído e trânsito sentido Linha 12 já está liberado

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Tangará da Serra concluiu as obras de construção do bueiro triplo celular na região conhecida como “Curva da 12”, na Avenida Nilo Torres, após o Residencial Dona Júlia, via de acesso à MT 480.

A obra de construção do bueiro iniciou na semana passada e em função disso o trecho teve de ser interditado. Um acesso foi aberto apenas para condutores de motocicletas e bicicletas. Veículos como carros, camionetes e caminhões tiveram de mudar a rota e passar pelo Jardim Califórnia.

A obra de construção do bueiro triplo celular atende a uma necessidade antiga daquele trecho. “É mais uma importante obra da nossa gestão. Estamos dando atenção especial para a substituição de pontes e acessos como esse por bueiros triplos celulares”, destacou o Prefeito Fábio Martins Junqueira que esteve no local durante toda a execução da obra.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Saturnino Masson propõe lei que viabiliza parceria entre a iniciativa privada e o Estado na doação de bens e serviços

A falta de recursos financeiros do Estado obriga a Administração buscar soluções urgentes e criativas que possam evoluir a sociedade civil organizada em regime de cooperação.

O deputado Saturnino Masson (PSDB) apresentou em plenário um projeto de Lei que autoriza as Secretarias Estaduais a receberem bens e serviços em doação e estabelecer parcerias com a iniciativa privada, objetivando assim viabilizar projetos relacionados com os vários setores de suas respectivas áreas de atuação, obedecidos os parâmetros legais. 

De acordo com o projeto, todos aqueles que pretenderem realizar doação de bens móveis e serviços, com ou sem encargo para a Administração, poderão fazê-lo diretamente nas Secretarias Estaduais, às quais competirá a análise jurídica da proposta. 

O doador poderá indicar a destinação específica do bem doado, desde que atendido o interesse público e o Poder Público poderá autorizar a inserção do nome do doador no objeto doado ou em material de divulgação do evento ou projeto, obedecidas as restrições legais aplicáveis ao caso concreto, em especial no que diz respeito ao uso de bens públicos e à proteção da paisagem urbana. 

Os interessados em desenvolver parcerias com o Poder Público poderão encaminhar suas propostas às Secretarias Estaduais, para análise, devendo os ajustes delas decorrentes atender à legislação em vigor e à forma cabível, que poderá ser patrocínio, co-patrocínio, convênio, colaboração ou apoio. As propostas de parcerias aceitas serão registradas e os interessados convocados para a definição do plano de trabalho, conclusão do projeto e quotas de patrocínio a serem assumidas pela iniciativa privada. 

Os projetos oficiais serão objeto de chamamento pelas Secretarias Estaduais, visando despertar o interesse de parcerias para eventos específicos, no âmbito de suas competências. As parcerias serão formalizadas por termo, em consonância com os princípios básicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade e probidade administrativa. 

As Secretarias Estaduais deverão manter registros atualizados dos projetos oficiais e das propostas de parceria apresentadas, acessíveis ao público em geral. São vedadas as parcerias com pessoas físicas ou jurídicas em débito com a Fazenda Estadual, exceto as celebrações de convênios, acordos ou ajustes que não envolvam, a qualquer título, o desembolso de recursos financeiros. 

Saturnino disse que atualmente há necessidade de atuação ágil e permanente do Poder Público na solução de inúmeros problemas encontrados pela atual Administração. "A falta de recursos financeiros do Estado obriga a Administração a buscar soluções urgentes e criativas que possam evoluir a sociedade civil organizada em regime de cooperação. 

Sendo assim, é fundamental ao Poder Público o desenvolvimento de parcerias entre setor privado e governo na prestação de serviços do interesse do cidadão, visando o pleno desenvolvimento do Estado. Haja vista que a população vem demonstrando interesse em colaborar com projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Estado, seja através de doações, seja através da prestação de serviços eventuais" justifica Saturnino.

Fonte: ROSANGELA MILLES/Assessoria de Gabinete

Niltinho defende reestruturação do Viveiro Municipal

Nilton Dalla Pria (Pros) defende esta semana, na Câmara, que o Poder Executivo Municipal faça estudos quanto a possibilidade de reestruturação do Viveiro Municipal de Tangará da Serra. O vereador também sugere a ampliação da produção de mudas. Segundo o parlamentar, o viveiro tem contribuindo para consolidar a imagem de Tangará da Serra como uma cidade arborizada e esse trabalho, já reconhecido pela população, merece ser ampliado.

“O viveiro Municipal é fornecedor de mudas frutíferas, nativas e ornamentais, para a população, principalmente aos agricultores. A ampliação atenderá aos munícipes, que terão acesso a mais espécies de árvores, bem como manterá o atendimento aos espaços públicos, deixando nossa cidade ainda mais bonita”, explica o vereador Niltinho do Lanche.

Na opinião do vereador, investir no viveiro e na ampliação da distribuição das mudas resultará numa melhor arborização de toda a cidade. Associada a esta ação, afirma Niltinho, é preciso que a Prefeitura promova a conscientização da população acerca da preservação ambiental, estimulando as pessoas a plantarem mudas de árvores nativas e frutíferas pela cidade.

“Eu entendo que a ampliação é necessária, para que o poder público possa aumentar as ações de arborização de avenidas, praças, parques e áreas de preservação da cidade, e também para poder destinar mais mudas de árvores para a população que deseja contribuir com a arborização da nossa Tangará da Serra, ajudando a melhorar o clima e melhorando a qualidade de vida dos tangaraenses”, conclui o vereador Niltinho.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

Copa Mato-grossense de Karatê é realizado em Tangará

O evento contou com a presença de diversas autoridades

Foi realizado no final de semana em Tangará da Serra a 28ª Copa Mato-Grossense de Karate Goju Ryu, evento este que teve inicio no sábado, 13, encerramento no domingo e contou com a participação de 150 karatecas de várias cidades mato-grossenses e Rondonienses. O evento foi realizado no ginásio Douglas Poyane, localizado na Vila Olímpica Rei Pelé. 

De acordo com Antônio Felipe, o evento tinha por objetivo comemorar o 29º aniversário da Associação Olímpica de Karatê. “Queremos agradecer a todos os participantes e ainda nosso prefeito, professor Fábio Martins Junqueira, a primeira dama senhora Maria Helena, o secretário municipal de esportes Ademir Aniballe, a doutora Maria das Graças Souto, secretária de Administração que não só apoiaram como também compareceram para prestigiar nosso evento que mais uma vez se encerra com grande sucesso”, falou Antônio Felipe agradecendo ainda a presença do Samu que prontamente sempre comparece aos eventos dando total suporte em caso de incidentes que venham a ocorrer durante o campeonato. Recentemente a Olímpica de Karatê esteve disputando o 15º Open de Karatê no qual conquistou diversos resultados positivos para Tangará da Serra.

Fonte:Luciano Góis - Redação DS

Imobiliária doa mais de R$2 mi para município

“As ações do Executivo tem agradado também a classe empresarial”, disse Cabral

Investir em bairros menos favorecidos com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores é o intuito da Imobiliária Habitabem que doou ao longo de 20 anos mais de R$ 2 milhões para o município de Tangará da Serra. De acordo com o diretor da empresa, Antônio Carlos Cabral Amaral, a maioria das doações foram para o bairro Alto da Boa Vista. “Nós sempre buscamos parcerias com o município, e agora com o prefeito Fábio Martins Junqueira está sendo possível. O bairro Alto da Boa Vista ficou abandonado durante anos e agora está sendo revitalizado”, comentou Cabral, destacando que nestes anos já foram doados lotes para a construção de posto de saúde, para posto policial, para abrigos de ponto de ônibus, além de 25 lotes para o município, 10 lotes para o Estado de Mato Grosso para a construção de farmácias de Manipulação e também, três lotes para a Funasa. “Toda a documentação destas doações estão a disposição em nossa empresa para qualquer tipo de esclarecimentos”, disse Cabral.

O diretor comentou ainda sobre os avanços que vem ocorrendo no bairro Alto da Boa Vista com a implantação de uma ciclovia que está sendo feita pelo município e o asfaltamento de várias ruas. “Com certeza as ações do Executivo tem agradado também a classe empresarial. É uma alegria vermos que o bairro está recebendo a atenção do Executivo municipal que sempre mereceram, isso valoriza o bairro, que foi desprezado por tanto tempo”, concluiu Cabral.

Fonte: Kelli Krause - Redação DS

Obras da Escola João Batista estão quase 90% concluídas

Etapa de acabamento já está em execução

Em obra desde março do ano passado, a construção da nova Escola Estadual Professor João Batista está quase 90% concluída. Até agora, toda a parte estrutural já foi levantada, iniciando a fase de acabamento. De acordo com o Assessor Pedagógico de Tangará da Serra, Claudiomar Pedro da Silva, a construção está em andamento de acordo com o cronograma. “A gente teve que rever esse cronograma, pois a data de entrega seria agora no meio do ano, mas desde 2014 já foi reorganizada essa agenda e no momento está tudo ocorrendo dentro do limite da construtora”, comentou Claudiomar, ao destacar que a previsão de entrega da obra é para o final do mês de setembro.

Ainda segundo o assessor pedagógico, estão previstos para serem realizados no segundo semestre desse ano alguns aditivos que compõe a obra, como drenagem do novo prédio e reforma da antiga estrutura, onde funcionarão laboratórios de matemática e informática.

“A Escola João Batista será um prédio moderno, padrão e gigantesco. Para a gente ter noção, temos uma estrutura de dois pisos diferenciados, uma grande quadra poliesportiva nova e refeitório amplo”, afirmou.

A previsão para o início das aulas no novo prédio é para o começo de 2016, quando serão abertas matrículas para ensino fundamental e ensino médio. “Será uma escola realmente bem cara, mas que Tangará merece e que será recebida em bons olhos para a comunidade, principalmente aos alunos devido a ser uma instituição histórica e pioneira em nosso município”, finalizou o assessor.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS

Prefeitura de Tangará da Serra adquiri ônibus para Secretaria de Esportes

Demonstrando responsabilidade e compromisso social, a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra adquiriu um ônibus para uso da Secretaria Municipal de Esportes. Foi adquirido por R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais), sendo R$ 300.000,00 de recursos próprios do município e R$ 150.000,00 de recursos do Governo do Estado, com o apoio do Deputado Estadual Wagner Ramos, do Secretário Adjunto Vereador Bezerra e dos secretários Bezerra e Ademir Anibale. Sem deixar de destacar o empenho da Secretaria Municipal de Fazenda, Valnicéia Picolli pelo empenho e controle com a verba pública.

Segundo o Prefeito Tangará, prof. Fábio Martins Junqueira, "merece destaque a gratidão ao Ex-Governador Silval Barbosa pela cumprimento do aludido convênio. Mais uma Meta de nosso Plano de Governo cumprida. Mantendo o foco no Plano de Governo vamos cumprindo Metas e Tangara vai ficando Melhor", finalizou o Prefeito.

Fonte: Humberto Ferreira - Da Redação

Buffets

ASSIM ASSADO BUFFET

Rua José F. Gudrin, 1465-S - Vila Alta
Fone: (65) 3326-6436
Cel: 9642-0327 / 9987-1012
E-mail: [email protected]
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

BÉRGAMO BUFFET
Rua 15 nº 52-S - Centro
Fone: (65) 3326-4519
Cel: (65) 9961-5503
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

PURO SABOR
BUFFET DONA CIDA SOLANO
Rua Francisco Ferreira Ramos, 471-E - Centro
Fone: (65) 3326-2953
Cel: (65) 9638-8744
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

TÂNIA BUFFET
Av. Tancredo Neves Km 05 - Centro
Fone: (65) 3326-2433
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

Despachantes

Despachante Brasil

Rua Antonio Hortolani, 186-N - Centro
Fone: (65) 3326-1092 / 
Cel: (65) 9979-2443
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

Despachante Lider
Rua Antonio Hortolani, 29-N - Centro
Fone: (65) 3326-2729
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

Despachante São Paulo
Rua Antonio Hortolani, 196-W - Centro
Fone: (65) 3326-2607
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

Despachante Xavante
Av. Brasil, 729-S - Centro
Fone: (65) 3326-1491
Cep: 78300-000
Tangará da Serra - MT
+ Informações

Professor Sebastian volta a cobrar restauração de praças

Professor Sebastian (Pros) voltou a solicitar do Poder Executivo Municipal a apresentação de um calendário de limpeza, restauração e manutenção das praças públicas de Tangará da Serra. A cobrança, que já havia sido feita em 2013, agora volta a ser apresentada na Câmara. O vereador diz entender que a indicação é necessária diante dos pedidos feitos pela população.

“Sabedores da situação de algumas praças, os moradores nos procuraram a fim de que melhorias e restaurações sejam realizadas. Sabendo da situação precária em que se encontram as praças localizadas no centro da cidade, como também nos demais bairros, solicitamos com máxima urgência, a apresentação de uma programação para que se coloque em prática a limpeza, restauração e manutenção das praças”, afirma o vereador Professor Sebastian.

O vereador explica que há informações de que algumas praças estão na relação de prioridades do Poder Executivo e devem receber obras de restauração. “Porém, é imprescindível a apresentação deste calendário para que seja possível um acompanhamento das melhorias que serão realizadas”, defende Professor Sebastian.

REGULARIZAÇÃO – O vereador Professor Sebastian também pediu ao Poder Executivo Municipal que verifique a possibilidade de regularização dos profissionais que fazem serviço de poda e jardinagem no município. Segundo o parlamentar, atualmente há dúvidas existentes entre os profissionais responsáveis por poda e jardinagem, sobre o local correto para que possam descartar resíduos dos serviços que prestam.

“Indicamos que um local apropriado seja designado para que estes profissionais possam descartar os resíduos, ou que uma autorização seja oferecida para que possam realizar seu trabalho com lugar de destino próprio para o descarte dos resíduos, ressaltando que muitas vezes nos deparamos com tais, jogados em terrenos baldios e áreas de reserva ambiental tal fato ocorrente da inexistência do local apropriado”, explica o vereador.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

Bezerra quer mais ações da PM para conter abusos no trânsito

Wellington Bezerra (PR) fez duro discurso na tribuna da Câmara Municipal esta semana. O vereador culpou a imprudência, a combinação de bebidas alcoólicas e direção, e a falta de habilitação para acidentes no trânsito. Bezerra também pediu mais ações da Polícia Militar para evitar que os abusos continuem a se repetir.

“Solicito do comando da Polícia, a realização de mais blitz, principalmente aos domingos à noite, na Avenida Brasil, especialmente no horário das 20h30 em diante. No último domingo essa avenida parecia um autódromo e a Polícia precisa ver isso. (...) É preciso policiamento ostensivo, principalmente aos finais de semana. Pessoas saem com suas famílias e correm riscos por conta de motoristas e motociclistas em velocidade de mais de 80 quilômetros por hora. Sei das boas intenções no novo comandante e ele entenderá que esse pedido é em nome dos tangaraense de bem”, afirmou o vereador Bezerra.

O vereador lembrou que os acidentes sobrecarregam as unidades de saúde pública e poderiam ser evitados se houvesse mais responsabilidade por parte de motoristas, motociclistas e pedestres. “Pode existir semáforo, lombadas eletrônicas, placas de sinalização... Se a pessoa não tiver consciência, o problema do trânsito não se resolve”, afirmou Bezerra.

Bezerra lembra que acidentes no trânsito têm sido registrados tanto na cidade, quanto na zona rural. Em todos os casos, afirma, as pessoas insistem em culpar o poder público e agem como se não tivessem responsabilidade alguma. “Criticam o sistema, dizem que está errado isso, isso e aquilo, que a culpa é da placa, do semáforo, do governador, do vereador, do prefeito, presidente, mas nunca é do cidadão”, alerta o vereador ao pedir atenção dos pais a seus filhos e educação para o trânsito.

“É preciso ter consciência, ou não teremos paz no trânsito. Não podemos mais transferir responsabilidades. Não podemos mais aceitar a acidentes causados pela falta de atenção, pelo consumo de álcool, por motociclistas que não respeitam carros, carros que não respeitam pedestres, e pedestres não respeitam outros”, alertou o vereador Bezerra.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa

Tangará recebe feras do Motocross Freestyle Nacional

O Módulo Esportivo, em Tangará da Serra, será o palco de uma apresentação de tirar o fôlego dos espectadores: o Jorge Negretti Motocross Show, um dos maiores espetáculos sobre duas rodas do país. A atração com as motos voadoras, que é um oferecimento da concessionária Yamaha Pilotando Gostoso, acontece neste sàbado, às 19h, com entrada gratuita.

A atração, que leva o nome do piloto dez vezes campeão brasileiro de motocross e um dos criadores do Motocross Freestyle (FMX), Jorge Negretti, reúne grandes nomes do FMX brasileiro, modalidade em que os pilotos saltam sobre uma carreta, chegando com suas motos a quase 10 metros de altura. Durante os saltos, realizam as mais ousadas manobras. "Preparamos uma apresentação especial. Tenho certeza de que o público irá se empolgar com as nossas motos voadoras e com os desafios que propomos aos nossos espectadores”, comenta Jorge Negretti.

Os pilotos utilizam motos Yamaha YZ 250cc, fabricadas no Japão. Elas pesam apenas 95 kg, tem freios e suspensões reforçadas especialmente para os saltos e aterrissagens. Para garantir a segurança dos pilotos, as motocicletas passam por manutenções periódicas na rede de concessionárias Yamaha."Nosso trabalho é realizado com bastante confiança no equipamento, que é fabricado no Japão e tem todo o suporte da rede de concessionárias Yamaha", explica Negretti.

No show, os pilotos utilizam uma rampa especialmente preparada para o lançamento dos saltos. Esse equipamento, projetado pelo próprio Negretti, é feito em estrutura metálica, o que garante resistência para suportar o impacto dos saltos e ainda a leveza e praticidade necessárias para a logística de transporte em todo o país. A rampa tem ainda regulagem de altura e inclinação para os diferentes tipos de piso, o que permite que os espetáculos sejam realizados nos mais diferentes locais. De dia e à noite.

As apresentações Jorge Negretti Motocross Show acontecem em áreas isoladas, o que garante a segurança do público e dos próprios pilotos. Elas contam ainda com sistemas de som e iluminação, que fazem do espetáculo uma experiência inesquecível.

Conheça os pilotos

Na apresentação deste sábado, dois dos mais importantes pilotos do país apresentam as principais manobras do motocross freestyle: Gilmar Flores, o "Joaninha" e Jonilson Kiko.

Joaninha é um piloto arrojado e ao mesmo tempo bastante constante. É um atleta bastante habilidoso com a motocicleta, sendo o primeiro brasileiro a efetuar o Back Flip, o famoso mortal para trás. Joaninha é capaz de fazer mais de oito variações desta manobra. Já venceu por diversas vezes os campeonatos nacionais da modalidade e é uma das principais referências brasileiras neste esporte.

Kiko integra a nova geração do Motocross Freestyle Brasileiro. Natural de Boa Vista (RR), já disputou os principais campeonatos de Motocross Freestyle. Desde 2014 é uma das atrações do Jorge Negretti Motocross Show. Assim como Joaninha, é um dos poucos brasileiros que fazem o Back Flip.

Yamaha Show

Durante um dia inteiro a concessionária Pilotando Gostoso oferece programação completa para os amantes de motos: check up completo em motocicletas, distribuição de brindes, além de test drive em todas as motocicletas da linha Yamaha.

Fonte: Rádio Pioneira com Assessoria

Olimpíadas Estaduais das APAEs acontecerá em Tangará



O município de Tangará da Serra será sede das Olimpíadas Estaduais das APAEs e receberá torno de 300 atletas excepcionais do estado de Mato Grosso. O evento acontecerá na Vila Olímpica de 02 a 4 de julho. Eder Dominick, presidente da APAE Tangará, afirmou que a expectativa para o encontro é muito grande.

“A expectativa é umas das melhores possíveis tendo em vista que vamos levar o nome de Tangará da Serra a todo o estado de Mato Grosso em uma ação bonita que é o esporte. Através do esporte a gente faz uma integração entre todos os cidadãos, dentro da quadra nós somos todos iguais e temos as mesmas possibilidades”, disse.

Segundo o presidente, a abertura oficial do evento acontecerá no dia 02 de julho às 19h com o acendimento da Tocha Olímpica que percorre todo o estado. De acordo com ele, os atletas disputarão modalidades de atletismo, lançamento de peso, natação, capoeira dentre outras.

“A nossa APAE vai disputar o futsal. Convido toda a população para estar na onde será acesa a Tocha Olímpica E como estamos em um ano de véspera de olímpiadas, isso é uma coisa muito importante para o município e muito mais para a APAE porque sediamos a fase regional do nosso polo e conseguimos fazer uma boa competição aqui”, salientou.

De acordo com Eder, a organização está preparando um passeio ecológico pelo município e uma ‘balada’ para os atletas que participarão das competições. “A APAE espera receber bem essas pessoas, que tudo aconteça dentro das normalidades e que vençam as melhores cidades, porque daqui sairá o representante de Mato Grosso para a fase nacional. Estamos organizando uma balada e faremos um passeio ecológico pelo município, mostrando as belezas de Tangará da Serra. É bastante gratificante”, ressaltou.

Fonte: Aline Schwaab com Heverton Luiz - Redação RP