Criada a Sala Municipal de Coordenação e Controle da Dengue

Ádila e Lucas responderam as perguntas da imprensa

Visando a mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegyti, para o enfrentamento da Dengue, do Virus Chinkungunya e do Zika Virus, foi criada a Sala Municipal de Coordenação e Controle, que funcionará no Paço Municipal na Secretaria Municipal de Saúde, conforme previsto no § 6º do art. 5º do Decreto Federal nº 7.257, de 4 de agosto de 2015.

Na tarde desta segunda-feira 28/12, Lucas Leal de Andrade, coordenador de Vigilância Ambiental de Tangará da Serra e Ádila Matana da Comissão de Defesa Civil do Município receberam membros da imprensa tangaraense para uma coletiva e esclareceram dúvidas existentes, que foram respondidas aos presentes.

A sala Municipal de Coordenação será composta de representantes e suplentes de Secretarias Municipais, SAMAE, Comitê Intersetorial de Combate a Dengue, Conselho Municipal de Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Rotary Club e Lions Internacional. As Secretarias Municipais indicarão dois representantes titulares e um suplente, enquanto os demais órgãos indicarão um representante titular e um suplente. Poderão ser convidados para integrar a Sala Municipal de Coordenação e Controle representantes de outros órgãos federais, estaduais, distritais e municipais e de organizações da sociedade civil. A coordenação ficará por conta da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra.

Para atingir o objetivo que se trata, a Sala Municipal de Coordenação e Controle, no âmbito do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia deverá: definir diretrizes para intensificar a mobilização e o combate ao mosquito Aedes aegypti em todo território municipal, além de consolidar e divulgar informações sobre as ações e os resultados obtidos; coordenar as ações dos órgãos municipais de disponibilização de recursos humanos, insumos, equipamentos e apoio técnico e logístico, em articulação com órgãos distritais, municipais e entes privados envolvidos; monitorar os procedimentos adotados para intensificar as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, e propor os órgãos competentes estudos e medidas para alcançar os objetivos definidos. A participação na Sala Municipal de Coordenação e Controle será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerado.

O Decreto nº 442 que instituiu a sala Municipal de Coordenação e Controle entrou em vigor na data da sua publicação, dia 23 de Dezembro de 2015.

Humberto Ferreira
Assessoria de Imprensa PMTS