Cartório Eleitoral de Tangará inicia coleta de dados biométricos

A Justiça Eleitoral, por meio da 19ª Zona Eleitoral, iniciou em outubro passado o atendimento ao eleitorado de Tangará da Serra para a coleta de dados biométricos.

O trabalho, em caráter ordinário, visa coletar os dados de impressões digitais, assinatura digitalizada e a foto do eleitor que serão conferidas no momento da votação pelos mesários, para impedir qualquer possibilidade de fraude na votação por eleitores. “Iniciamos esse trabalho dia 8 de outubro e não temos prazo para acabar, pois não se trata de uma revisão eleitoral, onde todos os eleitores são convocados para o cadastro biométrico”, explica o Chefe de Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Luis Gustavo Romko, ao destacar que a coleta está sendo feita de acordo com a demanda. “O atendimento biométrico é ordinário em Tangará da Serra, ou seja, a partir de agora todos aqueles que comparecem ao Cartório Eleitoral para algum atendimento, já terão coletados seus dados biométricos”.

Segundo o responsável, mesmo não tendo uma data limite para a cadastramento biométrico, há uma data limite àquele eleitor que queira fazer, regularizar ou transferir seu título em razão das Eleições de 2016. “A data limite é somente aquela comum a todas as eleições, quando a Justiça Eleitoral deixa de fazer títulos ou transferi-los para evitar fraudes, cinco meses antes da data das eleições”, explica, ao lembrar que, mesmo não sendo obrigatório o cadastramento biométrico, aqueles eleitores que ainda não fizeram seu primeiro título, os que estão com títulos cancelados por não terem votado nas três últimas eleições e os que desejam transferir seus títulos para Tangará da Serra devem procurar o cartório até 4 de maio de 2016.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS