Falta da atualização de triagem pode cortar bolsa família em Tangará

Pesagem e acompanhamento de dados sobre a Saúde devem ser atualizados pelos beneficiários

Centenas de famílias em Tangará da Serra que são beneficiárias do Programa Bolsa Família correm o risco de terem o pagamento do benefício suspenso. Isso porque, para terem direito a receber os recursos, as famílias devem manter atualizados os dados referentes às condicionalidades de saúde.

De acordo com a nutricionista da Atenção Básica do Município, Márcia Oliveira de Souza, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação, crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos.

“As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê”, explicou a nutricionista, ao destacar que além de atualizarem dados referentes a Saúde, as famílias beneficiárias também assumem compromissos na área da Educação, possibilitando que o poder público construa diagnósticos sociais sobre indivíduos, famílias e territórios.

“Se não cumprirem esses compromissos, podem ter o benefício cortado ou até mesmo cancelado. Esse acompanhamento acontece duas vezes por ano, sendo que a primeira vigência vai de janeiro até junho e a segunda vai de agosto a dezembro. Então, a gente convida e lembra todas as pessoas que não fizeram a pesagem durante essa vigência, para que procurem as unidades de saúde mais próxima de sua residência nas sextas feiras, das 7h às 10 e das 13 às 16h, para realizar o cumprimento”, alertou a nutricionista.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS