Educação entrega quase cinco mil novos livros para bibliotecas

Novos livros foram entregues aos diretores e coordenadores das escolas públicas municipais

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra entregou nesta quinta-feira, 1 de outubro, 4.696 novos livros que integrarão o acervo da Biblioteca Pública Municipal ‘Viviane Costa dos Santos Ferro’, de 10 bibliotecas escolares e ainda da Biblioteca Itinerante. 

“Considero muito importante a ampliação do acervo das bibliotecas escolares, principalmente, pois é investimento na qualidade da educação”, afirmou o prefeito Fábio Martins Junqueira, na oportunidade em que os novos livros foram entregues aos diretores e coordenadores das escolas públicas municipais. “Muitas vezes nos preocupamos apenas em ampliar prédios e outros, mas o livro continua sendo material mais importante para a formação cultural”, complementou.

De acordo com o coordenador de Cultura, Anselmo Parabá, são cerca de 300 novos títulos diferentes de livros que passarão a integrar o acervo das bibliotecas. “Para a Biblioteca Municipal foram entregues 594 livros, além de outros livros que foram entregues para as escolas municipais, totalizando cerca de quatro mil exemplares, e também a aquisição de livros para a Biblioteca Itinerante, um projeto inédito que iremos começar a circular a partir da próxima semana”, contou o responsável.

Além da Biblioteca Municipal, receberam novos livros as bibliotecas escolares das escolas Joana D’Arc (310), José Nodari (303), Ulisses Guimarães (293), Sílvio Paternez (321), Fábio Diniz Junqueira (304), Antenor Soares (326), Gentila Susin Muraro (306), Dom Bosco (306), Décio Burali (298) e Ayrton Senna (295).

Bela Vista será primeiro bairro a receber o projeto Biblioteca Itinerante

O livro traz sabedoria, conhecimento... Dessa forma, com o objetivo de promover e desenvolver o gosto pela leitura, elevando assim o nível cultural dos cidadões, que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra iniciará na próxima semana o projeto Biblioteca Itinerante.

Coordenada pelo Departamento de Cultura, a Biblioteca Itinerante levará todo o acervo da biblioteca aos bairros, durante um dia inteiro, oportunidade em que os exemplares estarão a disposição da população local para leitura. Além disso, serão realizadas contações de histórias e confecção de carteirinhas para acesso aos demais livros na Biblioteca Municipal. “A Biblioteca Itinerante compreende uma tenda, com cadeiras e mesas, além de uma brinquedoteca, e a ideia é ir aos bairros onde não há nenhum tipo de biblioteca, preferencialmente aqueles que não tem nem escola”, explica o coordenador do Departamento de Cultura, Anselmo Parabá. 

O primeiro bairro que receberá toda a estrutura e equipe da Biblioteca Itinerante será o Bela Vista. “Certamente uma daquelas ruas que receberam o asfalto recentemente receberão também a Biblioteca Itinerante e vamos fazer ali a nossa primeira experiência”, adianta, ao lembrar que o início das atividades serão na próxima semana. “Todos os bairros serão atendidos, mas aqueles que tem suas escolas pretendemos deixá-los por último, mas também serão contemplados”. 

“Temos buscado investir nas bibliotecas, como também em outros projetos como a Biblioteca Itinerante, a fim de oferecer a bairros onde não há escola ou acesso a esse tipo de informação, uma oportunidade de ir a biblioteca”, complementou o prefeito, Fábio Martins Junqueira. “Além disso, propomos a Cultura que assuma espaços do município que hoje estão desativados em bairros, como o prédio do Samae no Jardim Tarumã, para que torne ali uma pequena biblioteca pública, assim como o antigo posto de saúde na Vila Alta. Vamos criar as condições orçamentárias para que o Anselmo possa dar andamento a este projeto, criando uma atividade que venha beneficiar todo um bairro”.

Fonte: Fabíola Tormes - Redação DS