ATEC recebe inter cambista dos Estados Unidos

Robert Campbell de Chicago, Estados Unidos e Mirley Salamoni

Aprender uma nova cultura e falar uma nova língua, esse é o objetivo de Robert Campbell Bourquignon, de 17 anos, aluno da segunda série do Ensino Médio da Associação Tangaraense de Ensino e Cultura (Atec), inter cambista vindo de Chicago, nos Estados Unidos.

O projeto é desenvolvido pelo Rotary Club, onde os jovens se cadastram e tem uma oportunidade para estudarem no exterior, onde podem passar de algumas semanas a um ano inteiro como estudantes internacionais recebidos pelos Rotary Clubs locais.

Robert está em Tangará da Serra desde o mês de setembro e diz estar bastante feliz e já adaptado ao meio em que está inserido. “Os meus colegas são muito legais e bastante acolhedores, estou bastante contente”, disse, lembrando que os brasileiros são muito diferentes das pessoas com quem já havia convivido.

Por estar a pouco tempo em Tangará da Serra e ser sua primeira vez no Brasil, ainda fala o português com dificuldade, mas demonstra uma vontade imensa de aprender e diz que possuía várias expectativas. “ Uma outra razão de eu querer vir para o Brasil, foi para ganhar uma nova perspectiva de vida e ver como as pessoas vivem aqui”, esclareceu o aluno.

De acordo a Coordenadora do Ensino Fundamental II e Médio, Mirley Soares Salamoni, a vinda de alunos de outros países é muito enriquecedora. “Nos sentimos imensamente honrados, pois o aprendizado não ocorre apenas para o inter cambista, mas para todos que convivem com ele. É uma troca de conhecimentos e desperta a curiosidade em todo o ambiente escolar”, comentou a coordenadora, lembrando que a família que o acolhe tem todas as obrigações de uma família natural, devendo realizar seu acompanhamento não apenas escolar, além de arcar com todas as suas despesas enquanto estiver sob seus cuidados.
Robert é muito alegre, agradável e muito interessado, e quando perguntado sobre o que mais gosta aqui respondeu que a comida tem sido seu ponto fraco.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS