Programação da Semana do Idoso inicia hoje em Tangará

Programação inicia com palestra no Cefapro

No decorrer dessa semana, é comemorado em Tangará da Serra a Semana do Idoso, instituída pela Lei Municipal 3.978/13. Para celebrar a semana, será iniciada a partir de hoje, dia 28 de setembro, uma programação especial destinada às pessoas da melhor idade, com objetivo de promover interação e troca de informações.

De acordo com o coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Valéria Martinazzo, a programação será aberta com uma palestra ministrada pelo promotor Milton Nascimento, logo mais a partir das 14h, no auditório do Centro De Formação e Atualização Dos Profissionais Da Educação (Cefapro), onde será debatida a violência contra o idoso.

“Essa palestra é aberta ao público e quanto mais pessoas estiverem participando, mais é importante para a gente, então desde já convidamos a população para participar”, convidou Valéria, destacando a importância da participação dos familiares e amigos em questões pertinentes ao idoso.

A programação segue amanhã, 29, com palestra para o grupo de idosos do 2º setor do Centro de Referência a Assistência Social (Cras), na Vila Esmeralda, a partir das 18h30. No dia 30 de setembro e 1º de outubro, moradores do Jardim Araputanga e Jardim Rio Preto, respectivamente, receberão as palestras no mesmo horário. A programação se encerra no próximo dia 02 de outubro, com almoço e baile no Lions Clube. “Inclusive, convidamos idosos de outros municípios para virem participar desse encerramento, com a finalidade de proporcionar interação entre eles”.

Creas atende mais de 50 idosos em Tangará

Atualmente o Centro de Referência Especializado de Assistência (Creas) de Tangará da Serra atende 53 idosos no município, entre eles vítimas de violência física, psicológica, negligência e abandono.

Segundo a coordenadora do Creas, Valéria Martinazzo, o número de atendimento aos idosos aumentou se comparado ao ano passado. “Somente nos seis primeiros meses de 2015, recebemos 31 novos casos. É muito mais que o número de atendimento a crianças, que a gente faz também”, afirmou a coordenadora.

Segundo ela, a violência e abandono aos idosos acontecem mais por parte dos próprios filhos. “A gente tenta entender o lado dos filhos que as vezes os idosos abandonaram a família, mas temos que entender que hoje existe um estatuto e a família tem a obrigação de zelar pelo idoso. O que temos observado também é que o maior número de atendimento aos idoso são os homens”, concluiu Martinazzo.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS