Rodovia MT-358 poderá levar o nome "Olacyr Francisco de Moraes"

 Localizada entre os municípios de Barra do Bugres e Comodoro,  a MT é uma das principais rodovias de escoamento da produção de grãos do Estado.

De acordo com o projeto de Lei, de autoria do deputado Saturnino Masson (PSDB), o trecho da rodovia MT-358, compreendido entre os municípios de Barra do Bugres e Comodoro, com 350 km de extensão, poderá levar o nome de "Olacyr Francisco de Moraes". O empresário  morreu aos 84 anos no dia 16 de junho de 2015, em São Paulo. Ele lutava contra um câncer de pâncreas descoberto no início de 2014.

Embora tenha ficado famoso pelo título de “O Rei da Soja”, Olacyr de Moraes já estava há anos afastado do agronegócio. Durante sua carreira de empreendedor, chegou a ter mais de 40 empresas nos setores agrícolas, de construção civil e exploração de minérios.

Em 1979, Olacyr construiu a empresa Usinas Itamarati S/A, proprietária de 100.000 há de terras no estado de Mato Grosso, cultivando principalmente cana-de-açúcar em terras próprias e de terceiros.

Anos depois, a Usinas Itamarati produziu sozinha acima de sete milhões de toneladas de cana que resultaram em mais de 6,3 milhões de sacos de açúcar, 211 milhões de litros de álcool anidro e 128 , milhões de litros de álcool hidratado, tornando-se assim a primeira empresa no mundo em quantidade de cana esmagada por safra.

Saturnino afirma que Olacyr de Moraes fez investimentos em vários setores da economia mato-grossense. "O empresário contribuiu e muito não só com a economia do Estado, mas também com o Brasil. Foi um dos maiores incentivadores da construção da Ferronorte, umas das obras mais importantes e corredor de escoamento de grãos produzidos na região Norte e Centro-Oeste do Brasil, para o porto de Santos em São Paulo", declarou o parlamentar.

Fonte: ROSANGELA MILLES/Assessoria de Gabinete