Escola João Batista desenvolve projeto para incentivar a leitura

“Hoje há uma certa disputa entre as turmas, uma não quer perder para a outra”, diz professora

Com o objetivo de desenvolver uma educação comprometida com um ensino de qualidade, a Escola Estadual Professor João Batista têm desenvolvido com os alunos o projeto de leitura “Da Emoção de Ler a Descoberta do Prazer”, como explica a coordenadora, Elaine Jocelyn dos Santos. “Desenvolvemos o projeto com objetivo de criar nos alunos o hábito da leitura, para que eles possam ler não somente os livros, mas também o mundo que os rodeia, pois através da leitura abrimos nossas mentes e sentidos pra uma compreensão mais acentuada do meio em que estamos inseridos”, disse Elaine. “Temos percebido que o projeto não é nosso, pois toda a ser se envolveram,especialmente os pais, que são nossos aliados valorosos em casa. Eles têm sido fundamentais nesse processo, porque passam a maior parte do tempo com as crianças, e quando se envolveram o projeto saiu do papel e ganhou vida”, emocionou-se a coordenadora.

O projeto começou em séries específicas, mas por ser de grande valor logo tomou corpo, e agora está implantado do 1º ao 5º ano, o que melhorou demais a compreensão dos alunos, como explica a professora, Siurlanda de Jesus Brito Lojol, uma das idealizadoras do projeto. “ Esse ano tivemos a oportunidade de juntar todas as turmas, o que acabou incentivando as crianças a ler, pois hoje há uma certa disputa entre as turmas, uma não quer perder para a outra e isso acaba acelerando o hábito e fazendo com que ele se torne cotidiano e eficaz, pois no começo haviam os que faziam corpo mole, mas hoje vejo a superação, seja na fala, ou na escrita, e vemos que estamos no caminho certo”, afirmou a professora.

O projeto teve o encerramento do primeiro semestre nesta quinta-feira, nas dependências da escola, e contou com a presença de vários pais que se mostravam orgulhosos pelos frutos que os filhos vem colhendo, e que nunca lhes será tirado.

Na oportunidade os alunos que se destacaram como aqueles que leram mais livros, receberam certificados e brindes, o que fez com que se estabelece um clima de suspense e alegria .

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS