A pedido de Romer Japonês, JBS/Anhambi se reúne com avicultores

Romer Japonês (PR) reuniu diretores da JBS Anhambi e da Associação dos Avicultores de Tangará da Serra (Avitan) na tarde de quarta-feira, dia 22. O presidente da Câmara Municipal agendou a reunião ainda no primeiro encontro que teve com o presidente da unidade da JBS Anhambi, no início do mês. Segundo Romer, o objetivo da reunião é a abertura do diálogo entre a empresa e os avicultores e o esclarecimento de dúvidas.

“Nós estivemos com o presidente da JBS Anhambi na reunião que foi realizada com o prefeito e com alguns vereadores, quando solicitei que se reunisse com os avicultores. E prontamente ele deixou marcado para hoje (quarta, dia 22), quando veio acompanhado do diretor de fomento, ouviu reivindicações nossas por um preço médio por frango, por maior número alojado por aviário. E a resposta que tivemos é que a empresa irá analisar isso, mas que há perspectivas de melhoras”, afirma o vereador Romer Japonês.

Segundo a associação, atualmente a empresa tem fixado o limite máximo de 12,5 aves por metro quadrado de aviário, quando os avicultores defendem que esse número pode ser ampliado. Além disso, atualmente os avicultores recebem entre R$ 0,50 e R$ 0,60 por frango e reivindicam aumento. 

Após o encontro, Rodrigo Souza disse que é intenção da JBS manter a relação de proximidade que a Anhambi construiu ao longo dos anos com os integrados. Rodrigo confirmou que a JBS irá manter a marca Anhambi e, quanto as reivindicações dos avicultores, afirmou que uma nova reunião deve ser realizada nos próximos meses.

“Com a associação foi a primeira reunião que tivemos e foi positiva. Eles tinham muitas dúvidas e abrimos uma janela para, no detalhe, sanar essas dúvidas e mostrar a empresa e os seus objetivos a médio e longo prazo quanto a questões estratégicas de alocação de integrados, de remuneração e quais os padrões da JBS: como ela dirige sua orientação quanto aos integrados. (...) Falamos para eles os objetivos da empresa na região, que a gente trabalha sim para melhorar condições de ambiência e em muitos casos aumentar o volume de aves fornecidas, num esforço conjunto para a sociedade crescer, a empresa crescer, a cidade crescer e as pessoas crescerem”, disse Rodrigo Souza.

PRÓXIMA REUNIÃO – Segundo Romer Japonês, no encontro ficou definido que em dois meses uma nova reunião será realizada. “O Rodrigo nos deixou tranqüilos e eu, enquanto avicultor e preocupado com os avicultores, fiz questão que eles, através da associação, ouvissem do próprio presidente da unidade da JBS Anhambi, aqui em Tangará da Serra, as informações, os esclarecimentos e a mensagem de que a empresa veio para somar”, concluiu Romer Japonês.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa