Cerca de 300 pessoas participam da Conferência da Pessoa Idosa

Evento lotou auditório da OAB

Discutir sobre o protagonismo, emponderamento e as consequências nas transformações sociais como estratégia na garantia dos direitos da população na melhor idade. Foi com esse objetivo que a a secretaria de Assistência Social de Tangará da Serra realizou durante toda esta quinta-feira, dia 20 de maio, a I Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre idosos e autoridades públicas locais.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Lourdes Fernandes, na ocasião foi criado o Conselho do Idoso. “Diante disso, foram escolhidos quatro delegados que irão representar o município no Estado”, relatou a secretária, destacando que durante o evento, foram debatidos três principais eixos.

“O primeiro tratou sobre gestão com o professor Raimundo, o segundo sobre financiamento para os idosos com a secretária da Fazenda, Valnicéia Picolli e o terceiro eixo sobre participação do idoso em políticas públicas, ministrada por membros do Ministério Público. Estamos felizes com o resultado, pois todo evento relacionado ao idoso, eles vem e participam ativamente ”, afirmou.

Para a dona Severina da Silva, de 65 anos, é de extrema importância a participação da população da melhor idade em evento como esse. “Participo assiduamente de temas que envolvam o idoso, porque como todas as outras pessoas, temos direitos que devem ser respeitados. Estamos muito felizes com a atenção que a atual gestão tem dado aos idosos”, relatou dona Severina.

Conforme o DS já divulgou em edições anteriores, atualmente, Tangará da Serra possui três Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que atendem aproximadamente 400 idosos do município com intuito que promover a inclusão social e a convivência.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS