Plano Nacional de Educação será discutido a partir de segunda-feira em Tangará



Na próxima segunda-feira (6) terão inicio em Tangará da Serra as conferências que ajudaram a constituir o Plano Nacional de Educação. O coordenador de normatização e legislação educacional do município Rodney Garcia reforçou na última quinta-feira (2) o convite para que os interessados possam participar.

Segundo Rodney o PNE – Plano Nacional de Educação possui 20 eixos temáticos e em Tangará as conferências serão organizadas em treze eixos, começando já na semana seguinte, e todo o material produzido será responsável pela educação no futuro.

“Começaremos na segunda-feira pelo Ensino Fundamental de nove anos, onde estaremos discutindo o ciclo de alfabetização na idade certa, os anos finais do ensino fundamental, observaremos também os indicadores de qualidade, a projeção e os estudos sobre o número de matrículas realizadas e também discutiremos as estratégias para consolidar os direitos de educação para os próximos dez anos”, explicou Rodney.

O evento acontecerá as 19 horas, da próxima segunda (6), no prédio da assessoria pedagógica, aos fundos do colégio estadual 29 de Novembro e será livre para participação de toda a sociedade tangaraense: “Pais, alunos, professores, funcionários, qualquer cidadão vinculado tem direito de participar do evento”, afirmou.

Questionado sobre os temas e a importância da participação, o coordenador prontamente respondeu: “O crucial é que a sociedade pode dizer a educação que ela deseja, será um evento para apresentar os números, as estratégias e toda idéia que vier será analisada com base em três aspectos, a viabilidade pedagógica, financeira e como essa proposição contribuirá para a consolidação do ensino”, disse.

O evento deverá também, conforme Rodney, contribuir para a qualificação das idéias, que poderão auxiliar no ensino futuro. A participação da sociedade, segundo ele, faz com que o evento produza mais e alcance seu sucesso:

“Posteriormente os documentos dali gerados serão encaminhados ao conselho municipal de educação que dará seu parecer e depois para a câmara municipal para que se torne a política educacional do município de Tangará da Serra”, pontuou.

“O governo municipal está fazendo todos os esforços para que a sociedade como um todo participe e contribua”, finalizou ao lembrar que é preciso cobrar a melhoria que achar interessante, de forma coerente, conhecendo a realidade municipal e nacional, para que as boas idéias possam refletir no ensino dentro da cidade.

Para conhecer mais sobre o Plano Nacional de Educação é possível acessar diretamente o Site do Ministério da Educação através do link http://pne.mec.gov.br

Fonte: Roberto Weber com Heverton Luiz - Redação RP