Luiz Henrique propõe monitoramento eletrônico em escolas públicas

A medida busca garantir a integridade física dos alunos

Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB) voltou a propor ao Poder Executivo Municipal a instalação de câmeras para o monitoramento eletrônico no interior das escolas da rede pública municipal de ensino em Tangará da Serra. O argumento do vereador é que com o aumento da criminalidade é preciso que o poder público tome medidas para melhorar a segurança.

“Principalmente nas escolas, para coibir a violência e quaisquer práticas ilícitas que venham acontecer”, afirma o vereador Luiz Henrique ao explicar que a medida busca garantir a integridade física dos alunos, dos professores e dos servidores, por meio de câmeras de segurança, nas dependências e cercanias de todas as unidades de ensino municipal.

Luiz Henrique defende que as imagens captadas pelas câmeras podem vir a auxiliar o trabalho da polícia. Com isso, explica, muitos problemas que hoje ocorrem no interior das escolas – como casos de violência ou vandalismo – serão coibidos, tranquilizando os pais que deixam seus filhos nas escolas.

Segundo Luiz Henrique, a presença de câmeras de vigilância de grande visibilidade em locais estratégicos em prédios e áreas públicas impede o roubo, vandalismo e age como um elemento dissuasor para criminosos que possam vir a ter interesse em agir nas escolas.

Além disso, as câmeras têm sido utilizadas com sucesso, em muitas cidades, para evitar crimes sexuais e também para prevenir o bullying. Outro resultado positivo apontado pelos gestores que já implantaram câmeras em escolas públicas é a possibilidade que surge de que sejam tomadas medidas rápidas para evacuar as crianças, professores e funcionários em caso de emergências relacionadas ao fogo ou outras situações potencialmente perigosas.

PRIORIDADE – Luiz Henrique lembra que já há prédios públicos em Tangará que contam com câmeras eletrônicas. Segundo ele, isso demonstra que os gestores perceberam que a instalação traz resultados. “Se é de conhecimento que as câmeras são importantes, que ajudam a melhorar a segurança, então por qual motivo ainda não foram instaladas nas escolas municipais, onde estão nossas crianças, que são prioridade? É isso que precisa ser dito”, afirma o vereador.

Marcos Figueiró / Assessoria de Imprensa