Junqueira pede ao Estado a reforma da Casa de Rondon

Secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Estado se reúne com o prefeito para ouvir demandas de Tangará da Serra

Aproveitando a vinda da Orquestra Sinfônica de Mato Grosso para Tangará da Serra, na tarde deste domingo, 25, foi realizada a portas fechadas, uma reunião entre o prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB) e o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, Leandro Carvalho, que também é o Maestro da Orquestra. De acordo com o prefeito, o objetivo da reunião foi apresentar ao secretário a demanda de Tangará. “Nesta conversa o secretário alegou que está fazendo uma série de levantamentos de projetos da secretaria e que a mesma ainda não deslanchou como ele espera, em virtude de que houve uma alteração na estrutura juntando a secretaria de Cultura com Esporte e Lazer. Então ele ainda está organizando a secretaria e depois ele pretende estabelecer uma relação mais próxima com os municípios”, disse Junqueira, destacando que o secretário quer retomar os conselhos de Cultura e Esporte que atualmente estão parados.

Na oportunidade, o prefeito pediu ao secretário apoio para a reforma da Casa de Rondon, tombada como patrimônio histórico do Estado, localizada em Tangará, no Assentamento Antônio Conselheiro.“Eu aproveitei a visita para fazer um pedido de parceria para nós restaurarmos a Casa de Rondon. Pedi que o Estado nos desse uma autorização para que façamos essa reforma com recursos próprios, caso não tenha possibilidade de nos ajudar”, disse Junqueira, explicando que a reforma do casarão não requer muitos recursos, pois o material usado é rústico, portanto mais econômico. “A partir da reforma, queremos fazer a proposta de transformar a Casa de Rondon em um museu, onde ficará exposta parte da história de Rondon”, comentou o prefeito, informando que o secretário prometeu enviar dois arquitetos para avaliar essa possibilidade.

Outro pedido feito por Fábio ao secretário, foi a inclusão de Tangará da Serra no circuito de apresentações artísticas do Estado. “Assim como tivemos a apresentação da Orquestra Sinfônica, pedimos que outros projetos artísticos também se apresentem em nossa cidade, como por exemplo a exposição do Centenário de Marechal Rondon, que está em exposição da secretaria de Educação do Estado”, comentou Fábio.

Kelli Krause - Redação DS